Whiplash.NetMenuBuscaReload

3 Inches Of Blood: para amantes do bom e velho NWOBHM

Resenha - Here Waits Thy Doom - 3 Inches Of Blood

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
"Here Waits Thy Doom" marca uma nova fase para o 3 Inches Of Blood. Formado em 1999 no Canadá, seus três primeiros álbuns conquistaram admiradores pela habilidade em elaborar Heavy Metal clássico que mesclava vozes rudes com outras limpas. O resultado era interessantíssimo, mas o fundador Jamie Hooper, responsável pelas linhas agressivas, estava com as cordas vocais tão danificadas que teve que deixar de cantar por recomendação médica e tomar a difícil decisão de não mais fazer parte da banda.

E o 3 Inches Of Blood resolveu não colocar outra pessoa no posto ocupado por Hooper, o que naturalmente gerou consideráveis efeitos nas novas composições. Eventualmente amparado pelos rosnados do guitarrista Hagberg, o foco agora está todo nas linhas vocais limpas do esforçado Pipes, que segura as pontas muito bem, ainda que em várias ocasiões mostre limitações ao exagerar em alguns falsetes – um exemplo pode ser verificado em "Preacher's Daughter", cuja falta de moderação vocal quase compromete a qualidade desta bela faixa.

Mas o ponto forte por aqui fica por conta do trabalho das guitarras. A entrosada dupla Hagberg e Shane cedeu de vez às influências que o Judas Priest e Iron Maiden sempre exerceu sobre sua sonoridade. Tudo transborda a arranjos oitentistas, tendo como resultado geral um "Here Waits Thy Doom" que está longe de possuir aquela agressividade dos trabalhos anteriores, mas com ótimas melodias para o gênero.

A gravação ficou aos cuidados de Jack Endino (Soundgarden, Nirvana), mas nem mesmo sua experiência conseguiu impor a potência adequada ao repertório. De qualquer forma, "Battles And Brotherhood", "Rock In Hell" e "Silent Killer" é a trinca inicial com ótimos riffs, ótimos solos e ótimas melodias, a ponto de serem consideradas hinos. Outra excelente faixa é "Call Of The Hammer", meio Thrash Metal, onde o guitarrista Hagberg mostra destreza com a agressividade de sua voz.

Independente de o 3 Inches Of Blood adotar uma nova abordagem tão diferente da combinação de elementos que o consagrou, "Here Waits Thy Doom" é muito recomendado a qualquer amante do sempre bom e velho NWOBHM, tão bem representado atualmente pelo Hammerfall e Sabaton. Mas, certamente, muitos dos ferrenhos fãs sentirão falta dos gritos que não mais existem. Enfim, C'est La Vie...

Contato:
http://www.3inchesofblood.com
http://www.myspace.com/3iob

Formação:
Cam Pipes - voz
Justin Hagberg - guitarra, vozes ásperas e teclados
Shane Clark - guitarra
Ash Pearson - bateria

3 Inches Of Blood: Here Waits Thy Doom
(2009 / Century Media Records - importado)

01. Battles And Brotherhood
02. Rock In Hell
03. Silent Killer
04. Fierce Defender
05. Preacher's Daughter
06. Call Of The Hammer
07. Snake Fighter
08. At The Foot Of The Great Glacier
09. All Of The Witches
10. 12:34
11. Execution Tank

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs

Todas as matérias sobre "3 Inches Of Blood"

Serial Killers
As 10 melhores músicas sobre assassinos da vida real

Preconceito
O Heavy Metal nos limites da simples filosofia

Metallica
Falha geral no sistema de som durante show no RIR

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online