Lápide: faixas que transpiram puro e autêntico Thrash Metal
Resenha - Over the Grave - Lápide
Por Giorgio Moraes
Postado em 17 de abril de 2009
Formada no distante ano de 1996 em Porto Alegre, a Lápide apresenta seu mais novo 'filhote': "Over The Grave" - 5º trabalho da banda, levando em conta um demo-tape lançado em 1997 - traz 10 faixas que transpiram o mais puro e autêntico Thrash Metal.
De entrada, fui recebido por "Cleaning The Congress" - a nervosa faixa de abertura que entra como um soco bem no meio da cara, com sua letra sobre o descontentamento com a classe política. Daí já se nota que a intenção da Lápide não é apenas lançar um CD, mas construir uma muralha sonora usando cada música de "Over The grave" como tijolo. Eduardo Martinez (guitarras), Gustavo Strapazon (baixo), Rogério Pires (guitarra e voz) e Hércules Priester (bateria) são verdadeiros engenheiros nessa árdua empreitada.
Para ajudá-los na obra, foram recrutados Vítor Rodrigues (Torture Squad), que empresta seu vocal rasgado e possuído para "Bleeding Soul"; Marcello Pompeu (Korzus), que põe mais cimento nessa construção com a sinistra "Alone In The Crowd"; e Nando Fernandes (Hangar), que aparece para mostrar - junto com Marcello Pompeu - que Heavy e Thrash formam um casal mais que perfeito em "Insane Society". Outro destaque absoluto fica para "Human Hunt", um petardo que remete à sonoridade que o Pantera ajudou a forjar ainda nos anos 90.
No campo da temática das letras, a Lápide consegue se manter muito acima da média até mesmo quando trata de assuntos considerados batidos (política, hipocrisia, conflitos pessoais, etc). Dou um destaque especial à relevante "The Final Dictator", faixa que encerra o CD com uma frase que, pra mim, representa bem o atual momento do planeta: "It's time for a social conscience".
Outro ponto positivo fica a cargo da produção de "Over The Grave". O trabalho feito no Mr. Som, em São Paulo, emprestou ao CD uma sonoridade pesada e nem um pouco óbvia em relação aos timbres.
O Ministério da Sáude Musical adverte: ouça sem misericórdia dos vizinhos.
Para conhecer mais:
http://www.lapide.com.br
http://www.myspace.com/lapidethrash
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps