Como Quincy Jones salvou um grande hit pop dos anos 80 de ter sido uma canção de Heavy Metal
Por Bruce William
Postado em 13 de novembro de 2024
"Beat It", de Michael Jackson, quase foi uma música de Heavy Metal antes de Quincy Jones direcioná-la para outro caminho. A afirmação foi feita por Steve Lukather, do Toto, durante conversa com The Guardian. Steve fez parte da gravação junto com seu colega de banda, Jeff Porcaro, e sua fala foi resgatada pelo Ultimate Guitar.

A ideia de Michael ao escrever "Beat It" era que a canção funcionasse para todo mundo, mas especialmente para as crianças, pelo seu lado roqueiro. Então o produtor Quincy Jones, que era quem justamente havia sugerido para Michael que ele escrevesse uma canção com um lado mais Rock, teve a ideia de chamar Eddie Van Halen para fazer o solo de guitarra.
Eddie revelou que, a princípio, não acreditou que era realmente o produtor Quincy Jones quem estava ao telefone tentando convencê-lo a participar da gravação: "O engraçado é que eu acabei rearranjando a música. O trecho em que eles queriam que eu solasse (...) não tinha acordes por trás, então eu tive que rearranjar a música. Quando Michael chegou eu falei 'Ah, espero que não se importe, mas eu mudei sua música'. Aí ele ouviu e disse: 'Não, eu adorei o jeito que você toca'."
E Lukather contou que aquilo mudou toda a dinâmica com a qual vinham trabalhando até então: "Fizemos tudo ao contrário: o vocal principal de Michael e o solo de guitarra de Eddie Van Halen foram gravados com alguns pequenos overdubs, mas sem uma guia de ritmo", conta Steve. "Jeff fez a guia e depois uma parte de bateria, e eu toquei várias partes bem intensas de guitarra, porque sabia que o solo do Eddie já estava lá - fiz um riff bem rock and roll, com quatro camadas."
Aquilo tornou a canção muito mais pesada, fez com que ela tivesse praticamente uma sonoridade Heavy Metal, explica Lukather. Mas graças a Quincy Jones o resultado final acabou saindo do jeito que conhecemos: "Quincy nem estava lá; ele estava no Westlake [Recording Studios] fazendo overdubs em 'Billie Jean' enquanto estávamos ajustando 'Beat It', então ele nos ligava e dizia: 'Está muito Metal, precisa acalmar. Eu preciso colocá-la nas rádios Pop! Use o amplificador pequeno, não exagerem na distorção'."
E deu certo, tanto que "Beat It" atingiu o primeiro lugar nas paradas norte-americanas, tendo se tornado uma das canções mais famosas dos anos oitenta. Steve finaliza enaltecendo a genialidade do produtor, falecido recentemente aos 91 anos de idade: "Quincy é o único cara que consegue fazer um álbum solo sem tocar ou compor nada. De alguma forma, não importa o que ele fizesse, havia um som de Quincy Jones, mesmo que ele não tocasse, cantasse ou escrevesse. Ele era um diretor."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Após ausência em registros prévios, Aquiles Priester surge em foto com membros do Angra
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
YouTube ameaça deletar canal do Exodus por clipe violento e banda cria site próprio
O dia que Phil Campbell viu Lemmy Kilmister chapadão cuidando do jardim na madrugada
Ginger Wildheart é diagnosticado com tipo "raro e agressivo" de câncer
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
Joe Satriani não se considerava ideal para tocar com Alex Van Halen e David Lee Roth
Steve Vai toca no novo "Jump" do Van Halen - versão virou hino da Coca-Cola pra Copa 2026
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Sammy Hagar manda indireta ao falar de aposentadoria: "Quando soar como eles, será o fim"
A música do Paramore que Wolfgang Van Halen gostaria de ter escrito
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
A genial resposta de David Lee Roth a jornalista brasileiro que o botou contra parede
Hard Rock: As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1


