Os anos 90 foram marcados por movimentos interessantes dentro do rock. Entre eles, temos o britpop. Sim, o pop chama atenção no nome, mas isso não muda o fato de que as bandas exploravam um som roqueiro, razoavelmente agitado, e com uma boa dose de "style" em suas letras. O The Charlatans não fez tanto sucesso quanto seus conterrâneos Oasis e Blur, mas deixou sua marca neste importante movimento britânico. E sua obra-prima certamente é o "Tellin' Stories", de 1997.
Nota: 9 








O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

E falando em "grooves", esta pode ser considerada a marca registrada do The Charlatans. Faixas como as roqueiras "How Can You Leave Us" e "How High", a instrumental "Area 51", a vibrante "One To Another", e até as semi-acústicas "Tellin' Stories" e "Only Teethin'", trazem os elementos necessários para levar o ouvinte a dançar.
As letras podem desagradar os apreciadores de temáticas mais envolventes, mas com certeza contagiarão qualquer pessoa que aprecie um jeito mais "estiloso" de se fazer música. O vocal de Tim Burgess, igualmente "estiloso", também consegue se mostrar bastante competente na tarefa de prender a atenção do ouvinte.
E o ponto mais alto de "Tellin' Stories" reside na excelente e cativante "North Country Boy", um pop/rock cadenciado que traz todo o espírito do britpop, e que levará o ouvinte a querer aprender a cantá-la o quanto antes! Até uma pessoa pouco familiarizada com o som do The Charlatans, poderia apostar que essa é uma das 3 melhores músicas de toda a discografia da banda (que acaba de atingir a marca de 10 álbuns de estúdio).
Este trabalho também conta com boas baladas: a acústica "You're A Big Girl Now", e a "semi-agitada" "Get On It". E atenção especial à faixa "Rob's Theme", um instrumental que passa meio despercebido, mas que não deixa de ser uma boa homenagem ao tecladista recém-falecido (na época) Rob Collins.
Infelizmente, o momento áureo do britpop já passou. Mas, obras marcantes como "Tellin' Stories", assim como certos álbuns posteriores do próprio The Charlatans, continuam mostrando que esse estilo possui os elementos para influenciar toda uma nova geração do rock, o que pode resultar em um ótimo "britpop revival" no futuro. Alguém aposta contra?
Músicas:
1. With No Shoes
2. North Country Boy
3. Tellin' Stories
4. One To Another
5. You're A Big Girl Now
6. How Can You Leave Us
7. Area 51
8. How High
9. Only Teethin'
10. Get On It
11. Rob's Theme
Esta é uma matéria antiga do site Whiplash.Net. Quer saber por que destacamos matérias antigas?
Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Charlatans
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.
Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.