O único ponto negativo da Fender Stratocaster, segundo Yngwie Malmsteen
Por André Garcia
Postado em 02 de maio de 2024
Há guitarristas que se tornaram tão relacionados a determinados modelos de guitarra que um é praticamente sinônimo do. Dependendo da cor do instrumento, só de olhar você vê o guitarrista.
Quando o assunto é Gibson, a SG é a cara de Tony Iommi e Angus Young; e a Les Paul é a cara de Slash e Jimmy Page. No lado da Fender, o modelo mais tradicional é a Stratocaster — eternizada por lendas como Eric Clapton, Jimi Hendrix, Dave Murray e Ritchie Blackmore.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
Outro guitarrista que é sinônimo desse modelo é o maior discípulo de Blackmore da suécia: Yngwie Malmsteen. Conforme publicado pela Guitar World, entretanto, em recente entrevista para a Guitarrist ele confessou a única coisa que ele sempre detestou nas Fender Stratocaster: seus captadores.
"Quando eu tinha sete ou oito anos de idade, comprei uma strat, só que não era uma Fender, era uma réplica. Mas era uma cópia exata, sabe? E a primeira coisa que notei foi que eu odiava os captadores, então fui a uma loja de música e me venderam um captador chamado 'fat strat', que ainda era só uma bobina simples, mas já soava muito melhor."
"Essa foi a única coisa que vi [nas Stratocaster da Fender] que não gosto: os captadores. Acho sles horríveis, mas isso é só a minha opinião. [...] Fora isso, cara, p*ta que pariu, [a Fender Stratocaster] é incrível."
Em outra entrevista recente, essa para a própria Guitar World, Malmsteen tornou a mostrar seu lado nerd de guitarra ao cravar qual foi a era de ouro da Fender:
"Leo Fender vendeu a empresa [Fender] para a CBS em 1965, mas ela permaneceu na mesma fábrica por mais uma década. Então qualquer strat fabricada até 1975 é realmente muito boa. Ela começou a decair só por volta do final dos anos 70. O pessoal acha que as Fenders dos anos 70 são ruins, mas isso não é verdade."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps