WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Dies Irae - Where Angels Fall

Por Maurício Gomes Angelo | Em 12/09/05
Enviar por emailEnviar correção

O nome não mente, o título não mente, a capa não mente. O som do Where Angels Fall é este mesmo que estás pensando: vocais femininos carregados de lamentações, corais de fundo, bateria em estado hipnótico, tom arrastado, riffs aqui e acolá – servindo como intermezzos estruturais – peso em menor ou maior escala, e, claro, influências clássicas. Funciona? Sim. É original? Não. É bom? È.

Nota: 7

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
A faixa título, de cara, já demonstra o delicioso doom-gothic destes noruegueses, e quando “Hollow” se inicia, percebemos que na verdade eles têm, sim, um diferencial: os sintetizadores. Usados com destreza e habilidade, o resultado de tais intervenções é altamente satisfatório (e ele sempre é quando utilizados com consciência), resultando num ótimo complemento por trazer sobreposições de tons agradáveis e contributivos.

A vocalista, Eirin Bendigsten, não apenas possui uma bela voz, como sabe ser perfeitamente comedida, sendo certeira na interpretação emotiva e lírica, se afastando da pieguice e de malabarismos vocálicos egocêntricos.

“Lose Yourself In Me” vai à tradição de bandas como Virgin Black e The Gathering, de teor melancólico, progressivo e com riffs cadenciados. “Requiem”, apesar de mais rebuscada, já demonstra sinais de cansaço. Como é comum em bandas do gênero, a fórmula se torna familiar, a estruturação das músicas também e os maneirismos do conjunto idem. A cozinha é competente (falta dar destaque ao baixo), mas as guitarras de André Bendigstsen deveriam ser mais criativas.

Por ser um EP, “Dies Irae” passa agradavelmente, todavia, a pergunta é inevitável: como todos estes elementos se comportariam num álbum cheio?
Os 21 minutos de música aqui presentes, salvo as objeções, conseguem despertar a curiosidade.

Formação:
Eirin Bendigsten (Vocal)
André Bendigstsen (Guitarras e programação)
Krisitan Andersen (Baixo)
Tom Remi Flygel (Sintetizadores e programação)
Ole Kristian Lovberg (Bateria)

Site Oficial: www.whereangelsfall.com

Material cedido por:

Hellion Records
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280/282/308 – Centro
São Paulo – SP – CEP: 01041-900 – Brasil
Tel: (11) 5083-2727 – 5083-9797 – 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Internet: www.hellionrecords.com
Email: hellion@hellionrecords.com

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Where Angels Fall

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Maurício Gomes Angelo

Maurício G. Angelo odeia definições. Acha que não entende nada de música, mas o suficiente. Pseudo-jornalista, pseudo-crítico e pseudo-escritor. Não gosta de explicar ironia. Escreve no Whiplash! desde 2003. Colaborou para uma série de veículos, como a revista Roadie Crew e os sites Rock Press, Duplipensar e Simplicíssimo. Ouve tudo aquilo que lhe interesse: do blues ao metal extremo, passando pelo pop, progressivo, clássico, jazz, eletrônico e MPB. Peca pelo tesão, nunca pela inércia. Alfabetizado, chato, detalhista e exigente: está continuamente tentando aprender a ler, e tem orgulho disso. Passou bons momentos ao lado de Rubem Braga, George Orwell, Pink Floyd e tantos outros. É apaixonado por palavras, pelo som e pelo silêncio. Erra muito. Muda mais ainda. E se permite ser hiperbólico, às vezes.

Mais matérias de Maurício Gomes Angelo no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.