Resenha - Evil Lives - True Metal Tribute to Black Sabbath

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Evil Lives - True Metal Tribute to Black Sabbath


  | Comentários:

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Me lembro que no ano de 1994 saiu o primeiro e ótimo tributo ao Black Sabbath e também o que seria o início de uma onda de tributos para tudo quanto é banda que invadiria as prateleiras das lojas do mundo todo. Obviamente uma grande parcela destes lançamentos era de qualidade bastante duvidosa, servindo para a autopromoção de bandas ou puro caça-níqueis mesmo. E esta mania já vem durando mais de uma década...

Agora este “Evil Lives” consegue ser relevante em meio aos registros do gênero, pois a idéia aqui são bandas de True Metal tocar músicas do Black Sabbath. O primeiro ponto positivo é que as músicas que compõem este tributo são de todas as fases da banda, ótimas canções que não são clássicos absolutos também estão aqui, sejam com Dio, Ian Gillan, Tony Martin ou ainda Glenn Hughes.

O álbum possui bandas que simplesmente tocam um cover e também conjuntos que tiveram as manhas de deixar transparecer as características de sua banda original nas músicas do Sabbath. E, na opinião deste que vos escreve, estes são os grupos que se enquadram melhor no termo “tributo”, pois mostram a influência do Black Sabbath em sua música.

Dentre as que se destacam e que optaram por seguir uma versão mais fiel às originais temos o Iced Earth ainda com Matthew Barlow na canção Black Sabbath. Jag Panzer também impressiona numa versão ao pé da risca, com destaque ao cantor Harry Conklin com seu desempenho cheio de energia. Vince Neil/George Lynch (ué?! Não seriam somente bandas de metal?) se enfiaram neste tributo com “Paranoid”, que ficou bem simples, um mero cover.

Um destaque para uma banda desconhecida é o conjunto Icarus Witch, que tem um vocalista-clone de Bruce Dickinson, tocando uma boa “Falling Off The Edge Of The World”. Steel Prophet detonou “Neon Knights”, idêntica e tão empolgante quanto a original e uma das melhores deste tributo.

As bandas que deixam a marca de seu conjunto na versão em que tocam são o Primal Fear, com um instrumental que fez bonito em “Die Young”; a voz de Ralf Scheepers é muito forte, conseguindo se impor neste disco. Racer X não fica atrás, os trabalhos das guitarras estão estupendos na faixa “Children Of The Grave”. Agent Steel transforma “Hole In the Sky” em quase thrash, sendo a faixa que ficou mais diferente da original.

E como nem tudo são maravilhas, o Order Of Nine conseguiu avacalhar “Disturbing The Priest”, cantada originalmente por Ian Gillan e uma das canções mais tétricas do Sabbath. Os gritos avassaladores de Gillan foram substituídos por uns resmungos irritantes, o que prejudicou muito o bom instrumental do resto da banda. October 31 também não foi feliz em "Danger Zone". Também, para se sair bem numa música cantada por Glenn Hughes em Seventh Star...

Outro detalhe que honra ainda mais o termo Tributo é o fato de o encarte conter uma pequena biografia e também um box com todos os músicos que passaram pelo Black Sabbath, além de informações e fotos das bandas que aqui participam.

Evil Lives não é o primeiro e nem será o último tributo aos pais do Heavy Metal, mas é um bom disco que pode ser conferido sem receios.

EVIL LIVES – A True Metal Tribute to Black Sabbath
(2004 - MV8 Music)

01. Black Sabbath - Iced Earth
02. Die Young - Primal Fear
03. Children Of The Sea - Jag Panzer
04. Children Of The Grave - Racer X
05. Paranoid - Lynch/Neil
06. Falling Off The Edge Of The World - Icarus Witch
07. Sabbath Bloody Sabbath - Forever Say Die!
08. Disturbing The Priest - Order Of Nine
09. Neon Knights - Steel Prophet
10. Hole In The Sky - Agent Steel
11. N.I.B. - Dofka
12. Glory Ride - Twisted Tower Dire
13. Danger Zone - October 31

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Black Sabbath"

Black Sabbath: a homenagem do Soulfly em Nativity In Black II
Black Sabbath: Bill Ward disse que perdeu Ozzy como amigo
Black Sabbath: "Adoraria tocar com eles", diz Vinny Appice
Black Sabbath: Ozzy achava que Iommi não sobreviveria
Black Sabbath: vídeo mostra banda recebendo Platina no Canadá
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Black Sabbath: recebendo platinas por vendas de "13" e de DVD
Black Sabbath: Iommi fala sobre tocar com Bill Ward novamente
E Se...: Sua banda favorita mudasse de gênero musical?
Black Sabbath: Ozzy volta a comentar sobre o sucessor de "13"
Geezer Butler: detalhando a criação do single "God Is Dead?"
Black Sabbath: As 10 melhores músicas segundo o Loudwire
Dio: qual foi sua melhor banda? Os rockstars respondem
Phil Anselmo: comentando cover que o Pantera fez do Black Sabbath
Black Sabbath: Ozzy está animado por poder tocar em Londres

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas