A curiosa razão pela qual Tony Iommi deixou o Blues e começou a tocar Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de abril de 2024
O lendário guitarrista inglês Tony Iommi é o membro fundador do Black Sabbath, grupo considerado (com razão e propriedade, é bom que se diga) o criador do Heavy Metal, estilo que até hoje faz a alegria de milhões de pessoas. Iommi, que também é conhecido por ser o maior criador de riffs de todos os tempos, gravou músicas que se tornaram clássicos imortais, como "Paranoid", "Iron Man", "Children Of The Grave", "Snowblind", "Heaven And Hell" e muitas outras.
Black Sabbath - Mais Novidades
Não é exagero nenhum afirmar que se não fosse por Tony Iommi e pelo Black Sabbath, o Heavy Metal talvez fosse diferente. O guitarrista e os seus parceiros de banda pavimentaram a estrada para todas as bandas que trilharam o caminho da música pesada nos anos posteriores.
No entanto, antes de se tornar um dos baluartes do Heavy Metal, Tony Iommi tocava Blues. E segundo o icônico guitarrista, ele passou a executar um ritmo mais pesado por conta de uma razão inusitada, como mostra uma entrevista concedida por Iommi à revista Classic Rock no longínquo 1992.
"Bem, para ser honesto, ficamos tão cansados de ver as pessoas conversando enquanto tocávamos que dissemos: ‘Que se dane, vamos aumentar o volume para que elas não consigam tagarelar’ [risos]. A banda foi ficando cada vez mais barulhenta", relatou Iommi, que também contou como as pessoas reagiram quando o Sabbath começou a deixar seu som mais pesado e obscuro.
"Depois que escrevemos ‘Wicked World’ e ‘Black Sabbath’, pensamos: 'Bem, vamos ter que experimentá-las [ao vivo]'. Quando fizemos isso, todos no clube ficaram paralisados. Todas as pessoas do Blues diziam: ‘O que é isso?’. As reações foram muito fortes, tanto a favor quanto contra. Mas acho que a maioria das pessoas gostou do que estávamos fazendo porque nunca tinham ouvido nada parecido", concluiu o guitarrista.
No final das contas, Iommi fez a escolha certa, uma vez que o Sabbath se tornou uma lenda e construiu uma das discografias mais respeitadas da história do Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps