O clássico imortal do Sepultura que homenageia o Sabbath e tem riff que é um "mantra"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de abril de 2024
Lançado em 1996, "Roots" é o álbum mais popular da banda brasileira Sepultura. Último registro do grupo gravado pelo guitarrista, vocalista e membro fundador Max Cavalera, "Roots" é encabeçado pela genial "Roots Bloody Roots", música agressiva e icônica, que se tornou uma das marcas registradas do Sepultura.
"Roots Bloody Roots" mostra todo o poderio sonoro do Sepultura e apresenta uma interessante mistura de Heavy Metal com ritmos brasileiros. Segundo Max Cavalera, a canção também tem ideias oriundas do outro lado do Planeta Terra.
"O riff de ‘Roots’ é, na verdade, um mantra. A ideia vem dos mantras orientais que se repetem. Então, precisávamos de um riff muito simples. Eu não estava procurando algo complicado, na verdade estava procurando o riff mais simples que pudesse ser feito", declarou Max Cavalera, durante entrevista concedida ao site Songfacts em 2014.
"‘Roots’ está repleta de ideias realmente minimalistas que eram muito simples e poderosas. Às vezes, as músicas mais difíceis de compor são as mais fáceis. As músicas mais simples são mais difíceis de compor do que as complicadas. Por isso, ‘Roots’ demorou um pouco para ficar no caminho certo, mas quando encontrei o riff do mantra, que é a introdução inicial de ‘Roots’, tudo se encaixou", acrescentou Max, que também buscou inspiração em uma das bandas mais importantes da história do Heavy Metal.
"E o refrão, ‘Roots Bloody Roots’, foi obviamente influenciado pelo Black Sabbath, ‘Sabbath, Bloody Sabbath’ [quinto disco do Black Sabbath, lançado em dezembro de 1973]. Foi daí que tirei o refrão. Então, é totalmente uma homenagem ao Black Sabbath, chamar a música de "Roots Bloody Roots". E simplesmente funciona."
Apesar do sucesso que o Sepultura alcançou com "Roots", Max Cavalera deixou o grupo em dezembro de 1996, durante a turnê de divulgação do disco. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps