Max Cavalera e o curioso motivo pelo qual ele usa apenas quatro cordas na guitarra
Por Bruce William
Postado em 17 de janeiro de 2023
Durante conversa com a Brutal Planet Magazine, Max Cavalera falou sobre sua paixão pelos riffs, a ponto dele ser considerado um dos grandes riffmasters da era moderna do Metal. A transcrição é do Blabbermouth.
Cavalera Conspiracy - Mais Novidades
"Riffs sempre me intrigaram. Riffs são incríveis, são mágicos, há algo neles. Sua personalidade flui através do riff - raiva, desespero, alegria, tudo vêm através deles. E eu adoro riffs por causa disso. Por isso acabei... bem, não foi exatamente por isso que retirei duas cordas (da guitarra), isso foi há muito tempo, no Brasil. Mas aconteceu de estar sem elas, por acaso eu só tinha quatro cordas pra tocar, o que me obrigou a ser ainda mais criativo. Já que não tenho as outras duas, tenho que me virar com essas quatro. Então acabei me tornando um guitarrista rítmico. Até hoje, a maioria das minhas guitarras só tem quatro cordas".
Max falou sobre o assunto na sua autobiografia, "My Bloody Roots": "Comecei a usar apenas quatro cordas na guitarra logo após 'Bestial Devastion'. A minha corda quebrou durante um ensaio e tínhamos um roadie, Sílvio, que depois se tornou cantor de uma banda chamada Mutilator. Ele disse: 'Não temos muito dinheiro sobrando, então só dá pra comprar um conjunto novo de cordas ou mais bebida'. Respondi: 'Foda-se a corda, nunca uso mesmo. Vamos encher a cara'. E ele disse: 'Por que não tira a corda de mi grave também e deixa só quatro?' Respondi: 'E por que não?' Acabei me acostumando e aquilo virou a minha marca registrada. Nunca aprendi a tocar guitarra solo e até hoje é algo que não sei fazer. Poderia até aprender se me esforçasse e quisesse fazer um solo simples e lento, mas sempre quis tocar apenas guitarra rítmica. Queria levar a criação de riffs a um novo patamar".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Dave Mustaine explica conversa direta que marcou decisão pelo último álbum do Megadeth
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep


O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Pior parte de deixar o Sepultura foi o afastamento de Iggor, diz Max Cavalera
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


