Metallica: a semelhança estrutural dos discos da banda

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Metallica: a semelhança estrutural dos discos da banda


  | Comentários:

É bem provável que todo bom fã de METALLICA já tenha notado que a estrutura e posicionamento das músicas nos primeiros lançamentos da banda é muito semelhante, mas alguém já parou pra analisar se isso interferia na naturalidade da composição de um disco? Suponho que não, mas é no mínimo interessante.

O que quero dizer com semelhança estrutural? Vou dar um exemplo bem simples: Nos discos "Ride the Lightning", "Master of Puppets", "...And Justice for All", "Black Album" e "Death Magnetic" a principal balada do disco estava sempre posicionada na faixa 4, são elas "Fade to Black", "Welcome Home (Sanitarium)", "One", "The Unforgiven" (Além de "Nothing Else Matters") e "The Day That Never Comes", nesta ordem.

Outro exemplo notável são as faixas títulos dos discos "Ride the Lightning", "Master of Puppets", "...And Justice for All", posicionadas na faixa 2 e iniciadas por uma melodia leve que desencadeia em riffs mortais.

A faixa mais bombástica sempre inicia os discos, até por questão de lógica. É o caso de "Hit the Lights" (do "Kill 'em All"), "Fight Fire With Fire" (do "Ride the Lightning"), "Battery" (do "Master of Puppets) e "Blackened" (do "...And Justice for All").

As músicas mais obscuras em geral ocorrem pouco antes do final do disco, caso de "Trapped Under Ice" e "Escape" (do "Ride the Lightning"), "Disposable Heroes" e "Leper Messiah" (do "Master of Puppets), "The Shortest Straw" e "The Frayed Ends of Sanity" (do "...And Justice for All"), "Phantom Lord" (do "Kill 'em All") e "Through the Never" (do "Black Album").

Concordem ou não, era isso. Em tempos de download gratuito, baixam-se músicas aleatórias das bandas e poucos ainda se interessam pelos detalhes de um disco. Para aqueles que curtem viajar em todo o conceito de um álbum ou a estrutura de uma banda, espero que tenham gostado, mesmo que já tivessem notado as características citadas.

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Metallica"

Metallica: confira "One" e "Orion" na Argentina
Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Falsificação: polícia inglesa apreende camisetas falsas
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Metallica: Vídeo oficial de "One" e "Orion" em Buenos Aires
Metallica: as mil expressões faciais de Lars Ulrich
Metallica: "Sempre seremos criativos", diz Kirk
Metallica: monstro de Jump In The Fire em edição limitada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame
Morbid Angel e Metallica: bandas em novo quadro do Arte Extrema

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Luis Fernando Ribeiro

Estudante de Programação de Computadores e Analista de sistemas. Fui apresentado ao Heavy Metal aos 14 anos, quando através do intermédio de um amigo, gravei algumas fitas do Metallica, Destruction e Blind Guardian.

Mais matérias de Luis Fernando Ribeiro no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas