The Aristocrats - um show para adoradores da música
Resenha - The Aristocrats (Carioca Club, São Paulo, 22/08/2025)
Por Diego Camara
Postado em 28 de agosto de 2025
Se passaram nove anos desde a primeira (e única) passagem do Aristocrats por solo brasileiro. Com uma pandemia que impediu uma grande tour, que passaria no Brasil, a banda se viu sem escolhas para realizar shows pela América Latina até agora, com a longa turnê do disco "Duck", lançado ano passado com uma mistura mágica do rock progressivo e do jazz. Confira abaixo os principais detalhes desta surra de som, com as imagens de Fernando Yokota.
A banda foi subir ao palco as exatas 21h ao som de "Swan's Splashdown", de Perrey & Kingsley, que foi encaixada com a performance de "Hey, Where's My Drink Package?", a primeira música do novo disco "Duck". A performance encantadora não demorou um instante para ganhar todo o público, que ouviu em silêncio a performance esplendida da banda, com especial destaque para o excelente trabalho das guitarras de Guthrie Govan.

Antes do início do show, a banda pediu para que o público não utilizasse seus celulares para gravar a performance, pedindo que eles aproveitassem a noite sem interrupções ou tarefas, o que foi prontamente atendido pela grande maioria do público. Poucos, aqui e ali, gravaram trechos da performance, e a falta das telas luminosas que apontam para o público melhorou a visão do palco, além de reduzir a poluição visual.

A qualidade do palco também ajudou muito a construir o clima do espetáculo, e a produção correspondeu e respondeu aos anseios da banda, ajudando a entregar um som limpo, de todos os instrumentos. A surra sonora continuou com a sequência de faixas iniciais de "Duck", seguindo com "Aristoclub", com outra performance incrível de Govan no solo e um trabalho minucioso de bateria de Minnemann.

"Spanish Eddie" foi um dos grandes destaques da noite, com uma música potente e o uso belíssimo dos instrumentais folclóricos em sua composição. Os elementos de jazz casaram de maneira muito bonita com a música, deixando público de queixo caído, aplaudindo muito a performance da banda. Logo em seguida, os fãs ficariam ainda mais insanos com a performance energética de Marco Minnemann no seu solo de bateria – um dos poucos que não pode ser usado como tempo de ir no banheiro.

Outro destaque do show foi em "Flatlands", música que já se consolida como um dos grandes clássicos do rock instrumental. O uso forte da ambientação e a capacidade da banda de levar todos para um campo verde e um céu azulado é feito para poucos. O baixo e a guitarra aqui se encaixam de maneira mágica, e a repetição leva a paz do início da música até outro nível na sua segunda fase, com um solo incrível de Guthrie Govan.

Se parecia que a banda não poderia surpreender mais, todos foram enganados. "This is Not Scrotum" é uma performance de fazer cair o queixo. O uso dos elementos musicais do leste europeu são de tirar o queixo, e Govan novamente arrasa aqui ao utilizar de sua guitarra para todo tipo de complexidade e excentricidade musical presente no trabalho original.

No final, o show virou uma grande festa, com "Get it Like That" quase como uma grande jam para o público, em uma performance que já virou comum nos shows da banda, misturando a música do Aristocrats a grandes sucessos do rock progressivo, com especial destaque para a performance de "Pigs (Three Different Ones)" do Pink Floyd.

A performance espetacular só poderia ser possível com uma produção requintada, que a Sellout trouxe para o palco do Carioca Club. Somente o cuidado de uma produtora responsável pode levar a excelência de um show do nível do Aristocrats, onde a qualidade do equipamento de palco é essencial para transmitir o som limpo de todos os instrumentos.

Setlist
Swan's Splashdown (Perrey & Kingsley cover)
Hey, Where’s My Drink Package?
Aristoclub
Sgt. Rockhopper
Sittin’ With a Duck on a Bay
Spanish Eddie
Drum Solo
The Ballad of Bonnie and Clyde
Flatlands
Here Come the Builders
This Is Not Scrotum
Get It Like That
Desert Tornado











Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
Neto de Ozzy Osbourne morde seu primeiro morcego
"Entrei na turnê de despedida do Judas e ainda estou aqui 15 anos depois", diz Richie Faulkner
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"


The Aristocrats - um show para adoradores da música
O cara que contribuiu para evolução da bateria no rock e prog, segundo Marco Minnemann


