Scorpions: Coming Home To São Paulo (Monsters of Rock - 19/04/2025)
Resenha - Scorpions (Monsters of Rock, Allianz Parque, São Paulo, 19/04/2025)
Por Kalil Francisco Restivo Simão
Postado em 22 de abril de 2025
Cabia aos alemães do Scorpions o encerramento da edição comemorativa dos 30 anos do Monsters of Rock - em sua oitava edição no país. Como headliner, a banda foi aclamada ao longo de toda a divulgação do evento e pelos conjuntos que o precederam; o ex-baterista James Kottak - falecido em janeiro de 2024 - por sua vez, foi relembrado na sessão de homenagem aos rockstars falecidos nos últimos anos com a mensagem de que "Os monstros do rock nunca morrem".
Pontualmente às 21:25, um vídeo comemorativo dos 60 anos de carreira da banda evidenciava o início do show, exaltando os mais de 5.000 concertos realizados e os mais de 80 países visitados ao longo de toda a carreira.

Assim, as músicas escolhidas para o início do show foram "Coming Home" e "Gas In The Tank", que abre o último álbum lançado pela banda: "Rock Believer".
Na sequência, diretamente do álbum "Animal Magnetism", vieram "Make It Real" - com a esperada da projeção da bandeira brasileira no telão" - e "The Zoo", relembrando a 42nd Street de Las Vegas.
Após a brilhante execução do solo desta última por Matthias Jabs, a saída de Klaus Meine do palco já indicava a próxima música a ser tocada: "Coast To Coast", seguida pelo medley dos anos 70 e por "Bad Boys Running Wild".
Já as próximas músicas foram cantadas em uníssono pelas quase 50 mil pessoas presentes no Allianz Parque em pleno sábado de Páscoa: "Send Me An Angel" e "Wind Of Change", esta anunciada por Klaus Meine como um hino de paz.
Novidade no setlist recente, "Loving You Sunday Morning" precedeu "I'm Leaving You". Logo após, a cozinha da banda, com Pawel Maciwoda e Mikkey Dee, mostrou sua força, com o baterista relembrando os tempos de Motörhead em seu virtuoso solo.
Com a volta dos demais integrantes da banda ao palco, a comemoração aos 60 anos não poderia estar completa sem as tradicionais "Tease Me Please Me" e "Big City Nights", costumeiramente presentes no setlist. E, falando em setlist habitual, o clássico talvez mais conhecido dos alemães, "Still Loving You", surpreendentemente ausente do show em Brasília foi novamente incluída no setlist, com a saída da banda do palco após sua perfeita execução.
Uma música algo de suspense em conjunto ao surgimento de um grande escorpião inflável por de trás e por cima da bateria, contudo, indicavam que o show ainda não terminaria por ali.
Assim, o elétrico Rudolf Schenker com sua guitarra exalando fumaça evidenciavam o início de "Blackout". A finalização do apoteótico e 52º show do Scorpions no Brasil não poderia ser diferente: "Rock You Like a Hurricane" agitou o Allianz Parque no encerramento do Monsters of Rock 2025.
Se no ano de 2023 a banda também se apresentou no festival precedendo o Kiss, não pairam dúvidas de que na comemoração de 30 anos, sua escolha como headliner se mostrou extremamente acertada. Isso, pois, apesar de problemas de saúde algo inerentes à idade ao longo dos últimos meses (fraturas de Mattias e quadro de sepse de Mikkey Dee), o público presente no Allianz Parque pôde ter o privilégio e a certeza de que os 60 anos de carreira são repletos de clássicos e de que ainda há muita lenha para estes "Monstros do Rock" queimarem.
SETLIST:
1. Coming Home
2. Gas In The Tank
3. Make It Real
4. The Zoo
5. Coast To Coast
6. 70's Medley (Top Of The Bill/ Steamrock Fever/ Speedy's Coming/ Catch Your Train)
7. Bad Boys Running Wild
8. Send Me An Angel
9. Wind Of Change
10. Loving You Sunday Morning
11. I'm Leaving You
12. Solo de baixo/bateria
13. Tease Me Please Me
14. Big City Nights
15. Still Loving You
16. Blackout
17. Rock You Like a Hurricane
Monsters Of Rock Brasil 2025
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Monsters of Rock terá Scorpions, Judas, Europe, Savatage, Opeth, Queensryche, Stratovarius
Jon Oliva explica por que não se apresentará com Savatage no Brasil
Show do Opeth no Monsters of Rock pode ter participação especial
Da farra à despedida, as lembranças de Richie Faulkner sobre o Monsters of Rock 2015
Heróis do rock recebem linda homenagem póstuma no Monsters of Rock
Richie Faulkner e Mikkey Dee surpreenderam fãs com show surpresa no Manifesto Bar
São Paulo ou Buenos Aires? Stratovarius desafiou fãs brasileiros no Monsters of Rock
Fã invade palco e ignora a banda enquanto Savatage joga futebol no Monsters of Rock
Em São Paulo, Incubus atraiu a nostalgia do público em um show lotado
Da velha geração do Heavy Metal, o Judas Priest é a melhor atualmente
Savatage e Opeth - uma obra prima do heavy metal foi construída nesta segunda-feira
Veja o momento em que Rob Halford entrou de moto no palco do Monsters of Rock
Judas Priest mostrou grande resiliência para serem as estrelas da edição de 30 anos do Monsters
Europe - o bom e velho hard rock no palco do Monsters of Rock
Savatage - o show que todo mundo queria mas já tinha perdido as esperanças
Queensryche - faltaram sucessos da banda na apresentação do Monsters
Opeth - de "patinho feio" do Monsters até muito sucesso
Stratovarius - uma apresentação consistente para um público pequeno na abertura do festival
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Klaus Meine explica porque a "música do assobio" do Scorpions continua importante até hoje
O guitarrista que poucos dão atenção, mas James Hetfield chamou de "o melhor" na guitarra base
7 bandas que voltaram atrás menos de 5 anos depois da despedida
Megadeth: fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeo
A música nostálgica dos anos 2000 que passou 1 bilhão no Spotify e salvou banda do fracasso
A música que gerou desentendimento entre membros dos Titãs, mas se tornou um grande hit
Metal Progressivo: os dez melhores álbuns do estilo


