Nightwish e Delain: uma apresentação mágica em São Paulo
Resenha - Nightwish e Delain (Tom Brasil, São Paulo, 28/09/2018)
Por Diego Camara
Postado em 01 de outubro de 2018
Três anos depois da sua última apresentação, também para um Tom Brasil lotado, o Nightwish voltou aos palcos latino americanos para mais uma série de shows. Em São Paulo o primeiro, sold out, se esperava o típico caso da casa hiperlotada, apertada e insuportável. Não foi desta vez: pudemos ver um ótimo clima, uma grande recepção e uma apresentação mágica, que marcou os mais de 20 anos de carreira da banda. Confira abaixo os principais detalhes do show, com as imagens exclusivas de Fernando Yokota.
Com o show de abertura marcado para às 20h15m, o público chegou cedo e ocupou as filas em volta da casa desde o início do dia. Apesar da grande quantidade de pessoas, a entrada foi bastante tranquila, e bem antes do início do show do Delain, os fãs já estavam dentro da casa. Claro que muitas pessoas foram chegar no horário, já que era uma sexta-feira, e o público cresceu bastante ainda após o horário marcado para o show da abertura.
DELAIN
A apresentação foi ocorrer com 30 minutos de atraso. O público tinha lotado a casa, e os fãs receberam aos aplausos o Delain de Martjin Westerholt e Charlotte Wessels. Os holandeses, que crescem no gênero a cada disco lançado, foram muito bem recebidos pelos fãs do Nightwish. Já acostumada a shows pequenos no Brasil – onde já tocaram outras duas vezes – a banda não é estreante por estas bandas.

O show foi bastante curto, com apenas 9 músicas. É difícil saber se o atraso do início do show prejudicou o setlist da banda, mas fica na mente que poderíamos ter visto um show mais longo dos holandeses. A apresentação no geral foi boa, mas difícil não ver que o som da banda tenha sido prejudicado em detrimento as configurações do palco. O som das guitarras foi no geral sofrível e extremamente baixo na maioria das músicas, o que pareceu frustrar um pouco o guitarrista Timo Somers.

Wessels, porém, teve uma performance magistral. Com muito carisma e inteligência, ela dominou o público e animou bastante os presentes, com grande excelência. Se emocionou muito com os fãs, e ficou bastante feliz pelo calor do público brasileiro. Os fãs, por sinal, cantaram junto e apoiaram muito a banda, especialmente em músicas como o single "Suckerpunch" e "We are the Others", que fechou o show em grande qualidade. Outro grande momento do show foi a participação de Marco Hietala em "Sing to Me", música em que participou na gravação do disco "The Human Contradiction". O público se amontoou perto do palco para ver a dobradinha de perto, puxando seus celulares e filmando.

Setlist Delain:
Intro: The Monarch
1. Hands of Gold
2. Suckerpunch
3. The Glory and the Scum
4. The Hurricane
5. Sing to Me (com Marco Hietala)
6. Fire with Fire
7. Mother Machine
8. Don't Let Go
9. We Are the Others
Outro: The Monarch
NIGHTWISH
Diferente da abertura, esse show não sofreu atrasos, e em torno de meia hora foi o bastante para preparar o palco para a apresentação do Nightwish. Com tudo pronto, o público apenas aguardou a hora para o início do show, quando Troy Donockley subiu ao palco para uma emocionante performance de "Swanheart" nas flautas e gaita de fole. A lindíssima intro foi seguida pela entrada estrondosa da banda, que veio com tudo sacando "End of All Hope". O som estava alto, mas muito alto, e de estourar, e veio acompanhado ainda pelos gritos e o furor dos fãs, que cantaram junto com Floor Jansen desde o início.

O som estava muito bom, por sinal, e o clima na casa era de grande empolgação também em "Wish I Had an Angel", com grande performance de Hietala nos vocais e um belíssimo solo de teclado de Holopainen. Todos os instrumentos pareciam muito bem audíveis, em uma excelente sintonia e sinergia também com a iluminação do palco e o telão: é um show completo, como uma grande obra de arte, que coloca o show do Nightwish em um nível superior.

A banda teve uma séria incrível de grandes performances. Vindo mais para a frente, "Gethsemane" emocionou o público com a sua melodia mágica e com o belíssimo uso das teclas, em uma demonstração da profundidade do som do Nightwish no seu lado sinfônico. "Élan", do último disco, trouxe uma pegada bem forte da música folk, com as belas introduções na flauta. "Dead Boy’s Poem", que veio não muito depois, trouxa uma impressionante performance vocal de Jansen, que emocionou tanto quanto a versão original da música. A canção fez o público cantar junto, em um momento muito intimista do show.

Alguns dos grandes destaques do show vieram dos novos discos. Do renegado "Imaginaerum" veio "I Want My Tears Back", até uma surpresa enorme do show: o público pulou muito curtiu enormemente a música, cantando junto do início ao fim, com direito até a dancinha de Floor Jansen no palco. "Amaranth", que veio em seguida, é um grande símbolo da era Olzon no Nightwish, com a mesma grande recepção de sua anterior.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Contrastando isso, algumas joias antigas também vieram ao palco: "The Carpenter", com uma belíssima performance de Donockley nos vocais, fez uma ótima dupla com Jansen. Destaque também para o excelente solo de Vuorinen. "The Kinslayer" veio logo em seguida, com uma morte do telão no meio da música, para um provável e momentâneo desespero da equipe técnica, que foi rapidamente sanado – e possivelmente não prejudicou as gravações do DVD.

Fechando o show, a banda sacou três grandes sucessos da carreira: "Nemo", "Slaying the Dreamer" e "Ghost Love Score". Sem "Wishmaster", sem "Ever Dream", sem "Over the Hills", a banda desta vez dividiu seu show entre o clássico e o lado B, com músicas que há muitos anos não se via ao vivo. Uma proposta um pouco ousada – apesar da estrutura do show ainda ser bastante conservadora – mas que fez grande sucesso: essa sem dúvidas foi uma das melhores performances da banda no Brasil desde sempre.
Setlist Nightwish:
Intro: "Swanheart", por Troy Donockley
1. End of All Hope
2. Wish I Had an Angel
3. 10th Man Down
4. Come Cover Me
5. Gethsemane
6. Élan
7. Sacrament of Wilderness
8. Deep Silent Complete
9. Dead Boy's Poem
10. Elvenjig (cover de música tradicional)
11. Elvenpath
12. I Want My Tears Back
13. Amaranth
14. The Carpenter
15. The Kinslayer
16. Devil & the Deep Dark Ocean
17. Nemo
18. Slaying the Dreamer
19. The Greatest Show on Earth (Parts I: Four Point Six; II: Life; III: The Toolmaker
20. Ghost Love Score
Outro: The Greatest Show on Earth (Parts IV: The Understanding; V: Sea-Worn Driftwood






















Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Nicholas Barker luta contra falência renal e aguarda transplante este ano
A banda que esbanja confiança técnica e criativa fora do comum, segundo Regis Tadeu
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
Rob Halford não sabe como Judas Priest sobreviveu às gravações de "Screaming for Vengeance"
A música em que Elvis canta sobre desigualdade social
O que João Gordo, Nando Reis e outros músicos brasileiros pensavam dos Mamonas Assassinas
Os Raimundos traíram os Titãs? Sérgio Britto comenta e conta a versão dele


A música do Motörhead que marcou a vida de Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
A reação da "diva" Tarja Turunen ao ouvir o Within Temptation pela primeira vez
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Uma foto que une Nightwish, Daiane dos Santos, Sorriso Maroto e Sérvia
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
