Bon Jovi: Espantando a nhaca do Rock in Rio no São Paulo Trip
Resenha - Bon Jovi (Allianz Parque, São Paulo Trip, 23/09/2017)
Por Diego Camara
Postado em 25 de setembro de 2017
Fotos: Ricardo Matsukawa/Mercury Concerts
Recebi com grande apreensão algumas notícias de amigos que viram o show do Bon Jovi no Rock in Rio. Muitos reclamaram da capacidade vocal de Jon, que não soava tão bem tanto para os que estavam presentes no Palco Mundo quanto aos que assistiam pela TV. A idade chega para todos, e é natural que um vocalista não consiga cantar da mesma maneira aos 50, 60 ou 70 anos como quando cantava na casa dos seus 20 ou 30. Porém, qualificar o que é desleixo ou falência de mero envelhecimento natural é importante para que não se cometa o erro de desqualificar um profissional. E o que vimos em São Paulo foi, claramente, a segunda opção. Confiram abaixo os principais detalhes do show, com as todos de Ricardo Matsukawa, cedidas gentilmente pela Mercury Concerts.
O show começou cedo, com 10 minutos de antecedência, surpreendendo o público presente. O show iria ser longo, então, qualquer minuto de graça é sempre positivo. A banda abriu o show com "This House is Not for Sale", do seu ultimo disco, lançado ano passado. A mulherada foi a loucura, os gritos da plateia eram altos e ensurdecedores, enchendo o estádio. As guitarras soavam muito bem, e os vocais não decepcionaram no geral. O som, porém, pareceu um pouco baixo no geral se comparado ao THE WHO, dois dias antes.
"Raise Your Hands" veio logo em seguida, mostrando a belíssima interação do público, levantando as mãos em cada vez que o refrão era recitado por Jon. O vocal aqui estava bastante baixo, sendo eclipsado pela força das linhas de guitarra, e o ótimo trabalho na bateria de Tico Torres, um dos grandes destaques do show. Em seguida, mais uma das novas: "Knockout". Essa foi mais puxada nos vocais, e o show parecia por agora bastante promissor. Jon prometeu, inclusive, uma apresentação melhor no São Paulo Trip do que a feita no Rio de Janeiro.
A banda sacou uma porrada de sucessos de sua época de ouro, entrelaçadas por algumas músicas novas. "You Give Love a Bad Name" foi mais movimentada, com Bon Jovi utilizando a passarela e se aproximando mais do público. Mostrou fôlego e boa performance, alavancado pelo sucesso avassalador com os fãs. Tanto sucesso, que teceu elogios para as garotas brasileiras, arrancando suspiro das suas fãs por todo o estádio. Na sequência, arrancou outro ótimo momento em "Lay Your Hands On Me", como grande frontman que é, desceu para o pit e saiu interagindo com os fãs na grade, que se apertaram o máximo que podiam para agarrar sua mão e cumprimenta-lo.
Outro dos momentos que merece ser notado foi em "Bed of Roses", em outra emocionante e arrepiante performance, Bon Jovi convidou uma fã para o palco que, alvo de uma centena de flashes de celular, interagiu com ele durante toda a música, de maneira bastante insinuante. O público foi a loucura com a apresentação, e a garota parecia ali, estática, não acreditando no que claramente foi um sonho tornado realidade para a sortuda fã.
Os melhores momentos, porém, ficaram para o final com uma belíssima sequência de grandes sucessos no fechamento do show. Destaque para "Wanted Dead of Alive", em outra belíssima performance instrumental da banda, com um solo de guitarra brilhante de Phil X, que deixa o público extasiado mais uma vez. Logo em seguida, com "Keep the Faith", o baixo brilhou na abertura da música. A apresentação estava tão satisfatória para os fãs, que muitos pareceram ignorar o apagão momentâneo dos três telões do palco. A apresentação continuou normalmente até que o problema técnico fosse rapidamente resolvido.
Para fechar a parte principal da apresentação, a banda sacou "Bad Medicine", que fez o publico cantar a plenos pulmões. A voz de Bon Jovi aqui praticamente desapareceu, sendo eclipsada pelos microfones altos dos vocais de apoio da banda e do coro emocionante do público, que não cedeu um minuto sequer, enchendo o estádio.
Para o bis, a banda não só tocou "Always" – a principal reclamação do público no Rock in Rio, que demonstrou grande insatisfação nas redes sociais pelo "esquecimento" da música, como tocou com propriedade. O público cantou muito alto, tornando quase impossível ouvir os vocais de Bon Jovi. O lindíssimo solo de guitarra coroou esta música também, emocionando todo o público. O grande sucesso da banda "Livin’", veio logo em seguida, com o público tirando de letra e cantando sozinhos toda a introdução.
O resultado do show, em seu geral, foi bastante positivo, e muito diferente do que o que foi vociferado pelos críticos de plantão. Jon Bon Jovi esta sim velho, a idade chega para todos os que ainda estão vivos, mas sua performance no palco, ainda bastante elétrica, mostra que ele ainda tem muita lenha para queimar como o frontman que é. O público, e o resultado no rosto dos fãs no final do show, mostram exatamente isto.
Setlist:
1. This House Is Not for Sale
2. Raise Your Hands
3. Knockout
4. You Give Love a Bad Name
5. Born to Be My Baby
6. Lost Highway
7. We Weren't Born to Follow
8. Lay Your Hands On Me
9. In These Arms
10. New Year's Day
11. (You Want to) Make a Memory
12. Bed of Roses
13. It's My Life
14. Someday I'll Be Saturday Night
15. Wanted Dead or Alive
16. I'll Sleep When I'm Dead
17. Have a Nice Day
18. Keep the Faith
19. Bad Medicine
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Bis:
20. Always
21. Livin' on a Prayer
Bis 2:
22. These Days
Comente: Esteve no show de Bon Jovi em São Paulo? O que achou?
Rock In Rio 2017
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Dave Mustaine destaca a versatilidade dos irmãos Drover; "Ambos tocam guitarra e bateria"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
O roqueiro que se assustou na "A Fazenda": "Irmã morreu e ela continuou no reality"
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
O vocalista de punk rock que Freddie Mercury odiava por ter ouvido ele cantar
Tom Morello conta como o Rage Against the Machine criou o mais odiado subgênero do metal
Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock

Rock In Rio: E se no festival só tocasse rock?
Rock in Rio 2017: confira a programação completa do festival
Setlist de show do Guns N' Roses no Rock in Rio "tem mais de duas folhas"
Andreas Kisser: as bandas nacionais que ele gostaria de ver no Rock in Rio
Jon Bon Jovi participará da entrada em campo no Super Bowl LX
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire


