Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
Por João Renato Alves
Postado em 31 de janeiro de 2026
Em desabafo no X/Twitter, Richie Sambora pesou a mão nas críticas direcionadas a Jon Bon Jovi. O guitarrista e ex-parceiro criativo acusou o vocalista de sabotar sua carreira solo como forma de tentar forçá-lo a retornar à banda. Em resposta a um fã, o instrumentista disse:
"As pessoas não fazem ideia de que eu ainda canto, escrevo letras e produzo discos... Decidi deixar a música falar por si... não foi uma ideia muito brilhante. A maioria dos fãs do BJ não deu uma chance à minha voz. Isso se reflete nas vendas. Eu aceitei. Claro que o Jon e a gravadora mataram meus discos solo para me fazer voltar para a nave mãe..."

Após um seguidor argumentar que ele não podia culpar Jon por suas baixas vendas, Richie contra-argumentou: "Não estou fazendo isso. Jon me queria na banda naquela época e a gravadora também me queria de volta porque vendíamos muito mais como banda do que qualquer um de nós separadamente... então eu pude estar em uma das maiores bandas do mundo e gravar os discos que eu queria. Eu gostaria de ter tido mais tempo para desenvolver meu trabalho solo, mas meu instinto, minha cabeça e Deus me diziam lá de dentro que a música que eu fazia com o BJ teria a chance de alcançar mais pessoas. E obrigado por ser gentil o suficiente para me insultar. A verdade, em termos de perspectiva, deveria iniciar um debate saudável, não discussões. Então, vou me calar. Nem todas as minhas respostas serão definitivas. Você pode continuar tentando adivinhar..."
A seguir, Sambora respondeu a uma fã sobre seu disco "The Aftermath of the Lowdown" (2012) não ter rendido uma turnê na América do Norte. "Toquei na Europa, Japão, Coreia, Austrália e América do Sul. O produtor bagunçou tudo nos Estados Unidos, então fiz alguns shows acústicos no formato de palestras... voltei e Jon e Shanks disseram que não precisavam das minhas composições, que já tinham tudo pronto. Falei no documentário. Fiz shows em teatros e festivais com Aerosmith, Queen e Jimmy Barnes. Orianthi estava comigo. Ótimo momento com os músicos que tocaram em 'Aftermath...'. Enquanto eu trabalhava, Jon e Shanks compunham. Cortaram essa parte no documentário..."
Anteriormente, Richie já havia reclamado da maneira como sua participação no documentário "Thank You, Goodnight: A História do Bon Jovi" foi editada. A obra está disponível no Brasil através do streaming Disney+. O guitarrista reapareceu no dia seguinte declarando:
"Olá, antes de ir dormir, gostaria de agradecer a todos que me animaram ontem. Minha mãe faleceu há alguns dias e foi bom conversar com vocês. Alguém disse que eu estava desabafando, mas não havia luto algum, exceto pelo da minha mãe. Outro disse que eu estava com inveja, com raiva e, ah, e velho. Nada disso aconteceu aqui. Peço desculpas se ofendi alguém; as perguntas vieram dos meus fãs e as respostas já eram de conhecimento público. Alguém me chamou de nazista! Nossa... essa é nova. Sensível... boa noite."
Richie Sambora deixou o Bon Jovi em 2013. Desde então, só se reuniu com a banda uma vez, em 2018, quando foram induzidos ao Rock and Roll Hall of Fame. O canadense Phil X assumiu seu lugar e permanece com o grupo até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith


Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire


