Rock In Rio: E se no festival só tocasse rock?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Otavio Caesar, Fonte: Em Busca do Rock
Enviar correções  |  Comentários  | 

O ROCK IN RIO é um festival pioneiro em terras brasileiras. E como em todo início, é desaconselhável correr riscos desnecessários que possam comprometer a viabilização de eventos desse tipo. Então era preciso pensar em nomes de relevância para o line up e que possam trazer retorno financeiro aos organizadores.

451 acessosBob's no Rock in Rio: Supla em campanha e no canal de Felipe Neto5000 acessosRaul Seixas - Perguntas e Respostas

Nos anos 80 o rock era um dos gêneros mais populares em todo o mundo, nada mais apropriado colocar o nome rock na marca. E quais bandas trazer? O último grande show que ocorreu naquela época no país foi o da banda QUEEN que atraiu cerca de 200 mil pessoas em dois dias de shows no Estádio do Morumbi em São Paulo em 1981. Logo, essa banda seria a aposta mais apropriada para Headliner do evento que ocorreria em 1985 na cidade do Rio de Janeiro.

Mas a concepção inicial do ROCK IN RIO não era ser somente um festival de rock, e sim um festival de música em geral, que pudesse atrair todos os tipos de pessoas possíveis. Nos anos 80 o Brasil estava carente de eventos desse porte mas ao mesmo tempo demorava chegar informações de bandas de fora ao público em geral e assim ficava difícil sondar quem as pessoas gostariam de ver no evento.

A desinformação era tanta que uma das bandas mais pedidas para tocar no Rock In Rio era o LED ZEPPELIN, que havia encerrado suas atividades em 1980 com a morte do seu baterista John Bonham.

Mas pouco a pouco o Line Up foi se construindo com a maioria de artistas de Rock e uma minoria de outros gêneros internacionais além de diversos nomes da música nacional de variados estilos.

Em 1985 o festival proporcionou uma mistura inigualável em cada dia de evento. Nessa época não existia tanto preconceito como hoje, não houve problemas em colocar em uma mesma noite OZZY OSBOURNE antes de ROD STEWART, KID ABELHA Kid antes de AC/DC e IRON MAIDEN antes do QUEEN.

A segunda edição do evento ocorreu 6 anos depois em 1991 e trouxe um formato mais parecido com o que vemos hoje, com cada dia dedicado à um gênero próximo ao headliner. Mas mesmo assim não era tão definido como é hoje, onde podemos ter dia de Heavy Metal, dia de Hard Rock ou um dia de Pop. Ou era rock ou era pop, não tinha tanto meio termo.

Era até difícil definir se PRINCE, A-HA ou GEORGE MICHAEL eram pop ou eram rock nessa época, diferentemente como enxergamos esses artistas hoje. Mas mesmo taxando tais artistas de Pop hoje em dia a morte de PRINCE e GEORGE MICHAEL foram muito repercutidas na mídia voltada exclusivamente ao rock pois estes flertavam nitidamente com o gênero.

Hoje em dia temos no cenário roqueiro uma crescente subdivisão de gêneros onde os fãs se tornam cada vez mais focados em determinado estilo minucioso enquanto renegam e criticam qualquer coisa fora do eixo que defendem. Triste realidade.

Já em outro ponto de vista temos artistas notadamente do R&B,Soul, Jazz, Hip Hop ou Rap sendo taxados globalmente de Pop. Assim fica fácil afirmar que o Pop é o gênero mais popular em atividade hoje em dia, pois ele está englobando todos os subgêneros. Inclusive o rock está sendo um pouco assimilado pelo Pop devido à algumas bandas de rock não encontrarem espaço no seu próprio gênero e acaba surgindo novas denominações do tipo Alternativo ou Indie.

Assim temos dezenas de críticas do público roqueiro ao festival onde dizem que ele já não faz mais jus ao nome Rock In Rio e que seria adequado retirar o nome Rock da marca e chamá-la de Pop In Rio. Se os desejos desses fãs de rock se concretizassem seria um tiro no próprio pé.

Mesmo o rock não sendo tão popular como era em 1985, o festival ainda investe na mesma quantidade de artistas do gênero que investia no início.

Em toda a história do festival, sempre houve uma média de 66,6% (mera coincidência) de artistas dedicados ao gênero rock no Line Up do evento. E 33,33% corresponde à todos os outros estilos musicais como o Pop, R&B, MPB,Jazz,Hip Hop, Jazz,Axé, e vários outros.

Temos mais Música Popular Brasileira do que Pop no Rock In Rio em todas as edições, o que não é ruim pois se trata de um evento internacional e os gringos querem ouvir o que temos à oferecer de cultura genuinamente brasileira e isso inclui Axé e Samba também.

Então vale a velha máxima: - Não gosto, mas tem quem goste.

Assim como nós turistas podemos ir à Inglaterra em busca do rock inglês eles vêm da Inglaterra em busca de música brasileira em geral.

Lembrando que o ROCK IN RIO é um festival brasileiro!

Dessa forma então conceder espaço para a música brasileira, bandas de rock brasileiras e artistas internacionais de diferentes estilos é aceitável devido a magnitude do festival.

Não são 7 dias de rock, mas o pop é minoria e em dias exclusivos. Então não faz sentido chamar de Pop In Rio, ao menos que você não queira mais que o festival invista no Rock. 66,66% tá de bom tamanho devido aos fatores mencionados acima.

Não acredita ? Então vamos aos fatos...

ROCK IN RIO I - 1985

Rock Internacional:

- Hard Rock: QUEEN, AC/DC, SCORPIONS, WHITESNAKE.

- Heavy Metal: IRON MAIDEN, OZZY OSBOURNE.

- Rock/Pop: ROD STEWART.

- Rock Progressivo: YES.

- Punk Rock: NINA HAGEN.

- Pop Rock/New Wave: GOGO’S, B-52’s.

11 nomes do Rock Internacional.

Rock nacional diversos estilos:

- PARALAMAS DO SUCESSO, BARÃO VERMELHO, RITA LEE, ERASMO CARLOS, LULU SANTOS, BLITZ, KID ABELHA, PEPEU/BABY.

8 Nomes do Rock Nacional.

Em 1985 o rock ocupou 65,5% do Line Up.

Jazz:

- Al Jarreau, George Benson.

7%

Country:

- James Taylor.

3,5%

MPB e outros da música popular brasileira:

- Ivan Lins, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Alceu Valença, Eduardo Dusek, Ney Matogrosso.

24%.

29 artistas no total.

Como seria o Line Up do festival em 1985 se ele fosse exclusivo de rock?

ROCK IN RIO II - 1991

Rock Internacional:

- Hard/Punk Rock: GUNS N' ROSES, BILLY IDOL.

- Heavy Metal: JUDAS PRIEST, QUEENSRŸCHE, MEGADETH, FAITH NO MORE.

- Rock/New Wave: INXS

- Rock Alternativo: HAPPY MONDAYS.

- Pop Rock: Prince, A-HA, COLIN HAY.

- Blues Rock: Joe Cocker, Carlos Santana

13 Nomes do Rock Internacional.

Rock nacional diversos estilos:

- SEPULTURA, TITÃS, ENGENHEIROS DO HAWAII, CAPITAL INICIAL, ROUPA NOVA, HANOI HANOI, INIMIGOS DO REI, LOBÃO, SERGUEI, PAULO RICARDO, NENHUM DE NÓS, SUPLA, VID & SANGUE AZUL, LEO JAIME.

14 Nomes do Rock Nacional.

Em 1991 o rock ocupou 67,5% do Line Up.

Pop Internacional:

- George Michael, Debbie Gibson , New Kids On The Block, Deee-Lite, Laura Finocchiaro, Information Society.

6 Nomes do Pop.

15%.

R&B:

Lisa Stansfield.

2,5%.

Hip Hop:

Run DMC.

2,5%.

Reggae:

Jimmy Cliff.

2,5%.

MPB e outros da música popular brasileira:

Alceu Valença, Elba Ramalho, Ed Motta, Moraes Moreira e Pepeu Gomes.

10%.

40 Artistas no total.

Como seria o Line Up do festival em 1991 se ele fosse exclusivo de rock?

Obs: Nessa época Prince e A-Ha eram considerados Pop Rock.

ROCK IN RIO III - 2001

Rock Internacional:

Hard/Stoner/Folk Rock: GUNS N' ROSES, QUEENS OF THE STONE AGE, NEIL YOUNG.

Heavy Metal: IRON MAIDEN, ROB HALFORD.

Pop Rock: STING, SHERYL CROW.

Rock/Metal Alternativo: FOO FIGHTERS, OASIS, R.E.M, DAVE MATTHEWS BAND, PAPA ROACH, RED HOT CHILI PEPPERS, SILVERCHAIR, DEFTONES, BECK.

16 Nomes do Rock Internacional.

Rock Nacional:

SEPULTURA, BARÃO VERMELHO, CASSIA ELLER, IRA! & ULTRAJE A RIGOR, PATO FU, PAVILHÃO 9, SHEIK TOSADO, KID ABELHA, ENGENHEIROS DO HAWAII, CAPITAL INICIAL, O SURTO, DIESEL.

12 Nomes do Rock Nacional.

Em 2001 o rock ocupou 66,6% do Line Up.

Country:

James Taylor

2,38%.

Pop Internacional:

Britney Spears, 'N Sync, Five, Aaron Carter.

Pop Nacional:

Sandy e Junior, Fernanda Abreu.

6 nomes do Pop.

14,3%.

MPB e outros da música popular brasileira:

Daniela Mercury, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Orquestra Sinfônica Brasileira, Carlinhos Brown, Moraes Moreira, Elba Ramalho & Zé Ramalho.

16,66%.

Como seria o Line Up do festival em 2001 se ele fosse exclusivo de rock?

ROCK IN RIO IV - 2011

Rock Internacional:

- Hard Rock: GUNS N' ROSES, LENNY KRAVITZ.

- Heavy Metal: METALLICA, MOTÖRHEAD.

- Pop Rock: ELTON JOHN, MANÁ.

- Rock Progressivo: COHEED AND CAMBRIA.

- Metal Alternativo: SYSTEM OF A DOWN, SLIPKNOT, EVANESCENCE, STONE SOUR.

- Rock Alternativo: RED HOT CHILI PEPPERS, COLDPLAY, SNOW PATROL, MIKE PATTON/MONDO CANE + ORQUESTRA SINFÔNICA DE HELIÓPOLIS.

Rock Nacional Diversos estilos:

- OS PARALAMAS DO SUCESSO + TITÃS, CAPITAL INICIAL, LEGIÃO URBANA (PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA), PITTY, DETONAUTAS ROQUE CLUBE, ED MOTTA + RUI VELOSO + ANDREAS KISSER, MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU + ORKESTRA RUMPILEZZ + MARIANA AYDAR, MATANZA + BNEGÃO, CIDADÃO INSTIGADO + JÚPITER MAÇÃ, MARCELO D2, JOTA QUEST, SKANK, FREJAT, ERASMO CARLOS + ARNALDO ANTUNES, GLORIA, NX ZERO, F292, THE MONOMES + DAVID FONSECA, MUTANTES + TOM ZÉ, MARCELO CAMELO + THE GROWLERS, TITÃS + XUTOS & PONTAPÉS, BANDA FALUJA, SEPULTURA + LES TAMBOURS DU BRON, KORZUS + THE PUNK METAL ALLSTARS, ANGRA + TARJA TURUNEN.

Mais de 40 atrações de Rock sem contar convidados especiais.

Em 2011 o rock ocupou 62% do Line-Up.

Pop Internacional:

- Katy Perry, Ke$ha, Shakira, Maroon 5, The Asteroids Galaxy Tour + The Gift.

7,5%.

R&B/Soul Psicodélico:

- Rihanna, Joss Stone, Janelle Monáe.

4,5%.

Soul:

- Stevie Wonder

1,5%.

Funk/Acid Jazz:

- Jamiroquai

1,5%.

Axé:

- Claudia Leitte, Ivete Sangalo.

3%

MPB e outros da música popular brasileira:

- Bebel Gilberto + Sandra de Sá, Marcelo Yuka + Cibelle + Karina Buhr + Amora Pêra, Tulipa Ruiz + Nação Zumbi, Milton Nascimento + Esperanza Spalding, Marcelo Jeneci + Curumin, Afrika Bambaataa + Paula Lima + Boss AC, Ivo Meirelles, Baile do Simonal + Diogo Nogueira + Davi Moraes, Buraka Som Sistema + Mixhell, João Donato + Céu, Cidade Negra, Martinho da Vila + Emicida, Monobloco e Macaco, Tiê + Jorge Drexler, Zeca Baleiro + Lokua Kanza.

20%

Como seria o Line Up do festival em 2011 se ele fosse exclusivo de rock?

Obs: Nessa época o Coldplay ainda era considerado rock alternativo. :'/

ROCK IN RIO V - 2013

Rock internacional:

Heavy Metal: IRON MAIDEN, METALLICA, GHOST, AVENGED SEVENFOLD, ROB ZOMBIE, HELLOWEEN + KAI HANSEN.

Rock/Metal Alternativo: MUSE, ALICE IN CHAINS, NICKELBACK, 30 SECONDS TO MARS, MATCHBOX TWENTY, BEN HARPER + CHARLIE MUSSELWHITE.

Thrash Metal: SLAYER, DESTRUCTION + KRISIUN,

Hard Rock: BON JOVI, SEBASTIAN BACH, LIVING COLOUR + ANGÉLIQUE KIDJO.

Heartland rock: BRUCE SPRINGSTEEN E THE E STREET BAND,

Punk Rock: THE OFFSPRING, MARKY RAMONE + MICHAEL GRAVES

Indie Rock: FLORENCE AND THE MACHINE.

Folk Rock/Soft Rock: GRACE POTTER AND THE NOCTURNALS + DONAVON FRANKENREITER.

Rock Nacional:

SEPULTURA + LES TAMBOURS DU BRONX , KIARA ROCKS, CAZUZA - O POETA ESTÁ VIVO, CAPITAL INICIAL, JOTA QUEST, FREJAT, SKANK, BNEGÃO + AUTORAMAS, VIVA A RAUL SEIXAS COM DETONAUTAS + ZECA BALEIRO + ZÉLIA DUNCAN, NANDO REIS + SAMUEL ROSA, REPÚBLICA + DR. SIN + ROY Z, ALMAH + HIBRIA, MALLU MAGALHÃES + BANDA OURO NEGRO, ANDRE MATOS + VIPER, SEPULTURA + ZÉ RAMALHO.

Mais de 37 atrações de Rock sem contar convidados especiais.

Em 2013 o rock ocupou 66% das atrações do Line-Up.

R&B:

Beyoncé, Alicia Keys.

3,6%

Pop:

David Guetta, Justin Timberlake, Jessie J, John Mayer.

7%

Folk:

Phillip Phillips

1,8%

Axé:

Ivete Sangalo

1,8%

Soul:

Vintage Trouble + Jesuton, Aurea + The Black Mamb.

3,6%

Jazz:

George Benson + Ivan Lins

1,8%

MPB:

Maria Rita + Selah Sue, Flávio Renegado + Orelha Negra, Kimbra + Olodum, Orquestra Imperial + Jovanotti, Moraes Moreira +Pepeu Gomes + Roberta Sá, Ivo Meirelles + Fernanda Abreu + Elba Ramalho, Gogol Bordello + Lenine.

12,6%

Alternativo:

The Gift + Afrolata

1,8%

Como seria o Line Up do festival em 2013 se ele fosse exclusivo de rock?

ROCK IN RIO VI - 2015

Rock Internacional:

- Hard Rock: QUEEN + ADAM LAMBERT, THE HOLLYWOOD VAMPIRES, HALESTORM, STEVE VAI + CAMERATA FLORIANÓPOLIS.

- Heavy Metal: METALLICA, FAITH NO MORE.

- Metal Alternativo/Nu Metal: KORN, SLIPKNOT ,SYSTEM OF A DOWN, DEFTONES.

- Glam Metal: MÖTLEY CRÜE.

- Stoner Rock: QUEENS OF THE STONE AGE, ROYAL BLOOD.

- Metal Progressivo: MASTODON, GOJIRA, NOTURNALL + MICHAEL KISKE.

- Rock Industrial: MINISTRY + BURTON C. BELL

- Power Metal/Heavy Metal: ANGRA + DORO PESCH + DEE SNIDER.

- Pop Rock: ROD STEWART, ELTON JOHN, THE SCRIPT, ONEREPUBLIC, A-HA.

- Groove Metal: LAMB OF GOD, DE LA TIERRA

- Metal Sinfônico/Power Metal: NIGHTWISH + TONY KAKKO

- Metal Gótico/Death Metal: MOONSPELL + DERRICK GREEN.

Rock Nacional:

- HOMENAGEM À CÁSSIA ELLER, IRA! + RAPPIN HOOD + TONY TORNADO, DÔNICA + ARTHUR VEROCAI, OS PARALAMAS DO SUCESSO, JOHN WAYNE + PROJECT 46, CLÁSSICOS DO TERROR, ERASMO CARLOS + ULTRAJE A RIGOR, SURICATO + RAUL MINDÓN.

- Pop rock Nacional: LULU SANTOS, ROCK IN RIO 30 ANOS, LENINE + PROJETO CARBONO, BROTHERS OF BRAZIL + GLEN MATLOCK..
- Hardcore melódico: CPM 22

Mais de 39 atrações de Rock sem contar convidados especiais.

Em 2015 o rock ocupou 71% das atrações do Line-Up.

Pop:

- Katy Perry, Sam Smith, Sheppard, AlunaGeorge.

7,2%

R&B:

- Rihanna, John Legend.

3,6%.

Jazz:

- Al Jarreau, Angelique Kidjo + Richard Bona

3,6%.

Soul:

- Seal

1,8%.

Soul/Hip Hop:

- Aurea + Boss AC.

1,8%.

Reggae fusion:

- Magic!

1,8%.

MPB/Rock:

- Baby Consuelo + Pepeu Gomes

1,8%.

MPB/Bossa Nova:

- Alice Caymmi + Eumir Deodato

1,8%.

Bossa Nova:

- Sérgio Mendes + Carlinhos Brown

1,8%.

Reggae:

- Cidade Negra

1,8%.

Vários Estilos:

- Homenagem 450 anos Rio de Janeiro.

1,8%.

Como seria o Line Up do festival em 2013 se ele fosse exclusivo de rock?

E então, sentiu alguma diferença nos nomes citados para os nomes que você foi ou teve vontade de ir em algum dia do evento? Sentiu falta de algum nome no line up? A qualidade dos artistas de rock convidados está baixa?

Ainda assim acha que está faltando rock no Rock In Rio?

Veja mais matérias como essa no site:
http://embuscadorock.com/
E conheça nossos guias de viagens para shows e festivais!

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 25 de fevereiro de 2017
Post de 01 de março de 2017

Rock in RioRock in Rio
Mulher recebe pulseira e coloca no braço três meses antes

451 acessosBob's no Rock in Rio: Supla em campanha e no canal de Felipe Neto352 acessosLoja de Discos do Cassio: Aerosmith no Rock in Rio0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rock In Rio"

Rock In RioRock In Rio
5 shows inesperados que o festival trouxe ao Brasil

Rock in RioRock in Rio
Em 1985, a primeira noite do AC/DC e Scorpions

Rock in RioRock in Rio
Como estão hoje algumas bandas que tocaram em 1985

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Rock In Rio"

Raul SeixasRaul Seixas
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Axl RoseAxl Rose
Sugerindo prática oral sexual a Paul Stanley

Aleister CrowleyAleister Crowley
Um dos pensadores que inspiraram o Heavy Metal

5000 acessosStairway to Heaven: o maior hit do Led Zeppelin5000 acessosGaleria - Tatuagens em homenagem a artistas e bandas - Parte 15000 acessosSlayer: fãs hardcore dão (literalmente) o sangue pela banda5000 acessosSoundgarden: Matt Cameron faz breve comentário sobre Chris Cornell5000 acessosLemmy Kilmister: Enquanto isso, lá embaixo...4582 acessosRock and Roll: as 10 melhores harmonias vocais de todos os tempos

Sobre Otavio Caesar

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online