Maroon 5: Competência e simpatia no Rio de Janeiro
Resenha - Maroon 5 (Praça da Apoteose, Rio de Janeiro, 20/03/2016)
Por Gabriel von Borell
Postado em 25 de março de 2016
Fechando a turnê 'On the Road' pelo Brasil, o Maroon 5 se apresentou na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, para um público de 35 mil pessoas (lotação máxima) no último domingo (20). A atual excursão da banda liderada pelo vocalista Adam Levine faz parte da divulgação do álbum mais recente do grupo americano, 'V', lançado em 2014. Antes deles subirem ao palco, o quarteto da Flórida Dashboard Confessional foi responsável pela abertura do show.
Competentes e simpáticos, a banda, uma das precursoras do emo, lá no início dos anos 2000, começou a apresentação às 20h e conseguiu atrair os olhares do público (que em sua maioria não conhecia o trabalho deles) com sucessos da careira como 'Don't Wait', 'Stolen', 'Vindicated' e 'Hands Down', além do cover do Coldplay 'Fix You'. Depois de pouco mais de 40 minutos de show, o Dashboard Confessional se despediu da plateia sob aplausos e então restava aos fãs esperarem por Levine e cia.
Para delírio das moçoilas presentes, que gritavam histericamente a qualquer movimentação no palco, o cantor jurado do The Voice americano surgiu no palco às 21h35, ao lado de James Valentine (guitarra), Mickey Madden (baixo), Jesse Carmichael (teclados e guitarra), PJ Morton (teclados e guitarra) e Matthew Flynn (bateria). De cara, o Maroon 5 deu início a noite com 'Animals', 'One More Night' e 'Stereo Hearts' em sequência, para ninguém ficar parado.
O show seguiu com 'Lucky Strike' e 'Wake Up Call'. Logo depois, Levine parou para falar com os fãs de forma mais discursiva pela primeira vez. 'Nós estivemos por todo o país com esta turnê e podemos garantir que vocês no Brasil formam o melhor público que nós já tivemos', disse o cantor, que domina a arte de agradar a plateia. De forma orgânica e com muita objetividade, o grupo executou 'Love Somebody', 'Maps' e 'This Love', enquanto o público carioca cantava em forte couro cada verso das canções.
Em seguida Levine apresentou os integrantes da banda, efusivamente aplaudidos por uma Apoteose lotada. 'Sunday Morning', 'Payphone' e 'Daylight' fecharam a apresentação antes da banda voltar para o bis. No retorno ao palco veio uma surpresa diante do setlist previsível de todo repertório dos shows no país. Ao invés de cantar 'Lost Stars', como aconteceu nas outras cidades brasileiras que receberam o Maroon 5 nesta passagem, Levine interpretou 'Garota de Ipanema', com direito a primeira parte da composição, eternizada na voz de Tom Jobim, cantada em português, e depois finalizada em inglês.
Apesar do frontman ter confessado que estava com medo de errar, o astro tirou de letra a situação e provou que manda bem quando arrisca palavras na nossa língua. A reta final do show continuou com a romântica 'She Will Be Loved', a dançante 'Moves Like Jagger' e, para encerrar, a envolvente 'Sugar', em uma apresentação curta para os fãs, que tiveram que voltar para casa com 'gostinho de quero mais' por volta de 23h. Fica para a próxima! Pelo menos Adam Levine prometeu pisar por aqui novamente. Alguém duvida?
Setlist:
1- "Animals"
2- "One More Night"
3- "Stereo Heart" (Gym Class Heroes cover)
4- "Harder to Breathe"
5- "Lucky Strike"
6- "Wake Up Call"
7- "Love Somebody"
8- "Maps"
9- "This Love"
10- "Sunday Morning"
11- "Payphone"
12- "Daylight"
Bis:
13- "Garota de Ipanema"
14- "She Will Be Loved"
15- "Moves Like Jagger"
16- "Sugar"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger, segundo Lars Ulrich
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Cristina Scabbia afirma que não se considera uma celebridade na Itália
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
A mais atemporal das bandas grunge, segundo James Hetfield
O guitarrista que trocou RPM por Engenheiros: "Sabia que nunca tirei Infinita Highway?"
David Gilmour elege os dois piores álbuns do Pink Floyd
Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



