Roger Waters relembra o momento em que soube que o Pink Floyd havia feito uma obra-prima
Por André Garcia
Postado em 15 de julho de 2024
No cinema e na literatura é comum que artista cheguem ao auge de sua carreira após os 30 anos. No rock, entretanto, é raro isso acontecer após os 27.
O famigerado clube dos 27 é a cabalística idade que alguns dos maiores dos rockstars insistem em prematuramente nos deixar. O clube, fundado por Jim Morrison, Jimi Hendrix e Janis Joplin, em 1994 contou com a inclusão de Kurt Cobain.
Muito se fala sobre os 27 anos como a idade da morte, mas pouco se fala sobre 24 ser a idade em que eles atingem seu auge. Afinal de contas, foi nessa idade (ou bem próximo dela) que John Lennon era perseguido nas ruas por pela histérica horda que foi a beatlemania; que Bob Dylan recebeu a alcunha de porta-voz de sua geração; que Jimi Hendrix estreia na Inglaterra desbancando Eric Clapton — então apelidado 'Deus'; que Kurt Cobain com o Nirvana lançou o "Nevermind"; que Angus Young com o AC/DC lançou o "Highway to Hell"...
Roger Waters pode não ter lançado o "The Dark Side of the Moon" — simplesmente a magnum opus do Pink Floyd — aos 24 anos... mas lançou aos 25. Em recente entrevista para a AXS TV, ele relembrou como foi o momento em que se deu conta de que tinha em mãos a obra-prima de sua carreira:
"Eu levei uma versão prévia para casa e toquei para minha então esposa e ela começou a chorar. Eu percebi que sentia o mesmo que ela: 'É isso aí, nós finalmente conseguimos matar a charada!' Estavámos em um momento, em 1973, em que senti que, po... eu já estava naquela desde 65, então já fazia oito anos. E ao longo daqueles oito anos nós aprimoramos nosso processo criativo ao ponto de termos a capacidade de produzir uma obra homogênea e bem feita."
"Éramos como marceneiros que param e olham o móvel que fizeram e dizem 'Isso é um trabalho de primeira!' E [o 'The Dark Side of the Moon'] era mesmo! Então estávamos confiantes de que daria certo — que daria tão certo quanto deu, ninguém poderia prever, mas foi algo que nos deixou muito orgulhosos na época."
Em 2023 Roger Waters deu o que falar ao controversamente regravar o "Dark Side of the Moon" em versão solo. O resultado desagradou aos fãs do Pink Floyd muito mais do que agradou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps