Violeta de Outono: homenageando Syd Barrett em alto nível
Resenha - Violeta de Outono (Centro Cultural São Paulo, São Paulo, 03/07/2014)
Por Diego Camara
Postado em 11 de julho de 2014
A história do guitarrista e vocalista Fábio Golfetti e do Rock Progressivo no Brasil se misturam, e em certos momentos até se perdem. Criador da banda ZERO e da banda VIOLETA DE OUTONO, juntamente com o baterista Claudio Souza, realmente o guitarrista tornou-se uma das principais – se não a principal – figura da história do rock progressivo brasileiro. O que se viu, para os que estavam presentes no Centro Cultural São Paulo na última quinta foi mais um capítulo desta belíssima história, quando o discípulo subiu ao palco para homenagear o mestre SYD BARRETT, uma de suas principais influências. Confiram abaixo os principais detalhes do show, com as imagens exclusivas captadas pelo nosso fotógrafo Fernando Yokota.
Admito que eu não esperava tanto, mas uma fila enorme estava formada na frente da porta do Teatro Adoniran Barbosa, um dos mais belos e interessantes palcos da capital paulistana. Facilmente mais de 500 pessoas aguardavam a abertura das portas para ver o show da banda Violeta de Outono. Muitos fãs da banda, outros tantos fãs de PINK FLOYD e SYD BARRETT. Público fantástico para uma apresentação marcada em cima da hora. O público se aconchegou nas cadeiras do local, tanto na área superior quanto na inferior, e muitos acabaram ficando sentados no chão ou de pé nas laterais.
O show começou pontualmente às 20h30m. A banda subiu ao palco, em salva de palmas, para abrir o show com um setlist próprio. Logo de início a bela abertura de baixo de Gabriel Costa já animou a plateia e arrancou aplausos, e o que veio em seguida foi uma belíssima sequência, que começou com a clássica "Dia Eterno", do EP "Violeta de Outono" de 1987.
A banda logo se mostrava bastante surpresa com a lotação do ambiente, não esperavam também um público tão grande para aquela apresentação. A sequência de músicas próprias seguiu com grandes clássicos da banda como "Vênus" e "Blues", que contou com um perfeito solo de guitarra de Golfetti, que levantou o público de suas cadeiras. O set foi finalizado com "Fronteira", em ótimo nível.
A banda não levou muito tempo para começar a tocar o set principal. Abriram a sequência de músicas com "Arnold Layne", que já levou o público a loucura. A música é conhecida do repertório da banda, mas mesmo assim causou um grande impacto nos fãs. O público foi se soltando conforme o show ia desenrolando: a cantoria e a dança não demoraram muito para encher a plateia, que se deixou dominar pelo ritmo insano da psicodelia do palco.
Golfetti e cia então trouxeram uma bela sequência das músicas da carreira do mestre Syd Barrett, mostrando como sempre a técnica impecável do Violeta de Outono, que deu seu toque especial aos clássicos, com uma nova cor. Clássicos do Pink Floyd como "Astronomy Domine" e "Flaming" não podiam ter sido melhores. O som ainda contou com a excelente e enigmática "Octopus", entre outras de Syd Barrett.
A banda deixou o palco e muitas pessoas também se destinavam a ir embora, apesar da grande maioria ter aguardado as músicas que viriam no bis, que também prometiam. Sacaram "Lucifer Sam" e "Bike", além de fechar o show com "Tomorrow Never Knows" dos BEATLES, que para quem conhece a carreira da banda vê que esta é uma das músicas mais progressivas do quarteto londrino. Na versão do Violeta de Outono, porém, a música progressiva torna-se ainda mais realidade.
O show foi curto, durando apenas 1h30m, e diversos sucessos acabaram ficando fora. Os fãs parecem ter sentido falta, sobretudo, de mais músicas do Violeta de Outono. Apesar de tudo o show somente pode ser considerado um verdadeiro sucesso, seja pelo público presente, pela qualidade já reconhecida do Violeta de Outono e também pelas sempre ótimas condições e qualidade de som do palco do Centro Cultural São Paulo.
Violeta de Outono é:
Fabio Golfetti – Guitarra e Voz
Gabriel Costa – Baixo
Fernando Cardoso – Piano, órgão e sintetizadores
José Luiz Dinola – Bateria
Setlist:
1. Dia Eterno
2. Vênus
3. Blues
4. Algum Lugar
5. Cartas
6. Fronteira
7. Arnold Layne (cover do Pink Floyd)
8. No Good Trying (cover de Syd Barrett)
9. Flaming (cover do Pink Floyd)
10. See Emily Play (cover do Pink Floyd)
11. Octopus (cover de Syd Barrett)
12. Baby Lemonade (cover de Syd Barrett)
13. Gigolo Aunt (cover de Syd Barrett)
14. Astronomy Domine (cover do Pink Floyd)
Bis:
15. Lucifer Sam (cover do Pink Floyd)
16. Bike (cover do Pink Floyd)
17. Tomorrow Never Knows (cover dos Beatles)
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Fotos: Fernando Yokota. Set completo no link abaixo.
https://www.flickr.com/photos/fernandoyokota/sets/72157645111077750
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Alice Cooper confessa que Johnny Depp tremeu no Rock in Rio
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
"Ace Frehley não teve qualquer influência sobre mim", diz George Lynch
O disco do Metallica que James Hetfield acha "um tanto trabalhoso" de se ouvir
A canção questionadora de Raul Seixas que se complementa com uma canção da Rita Lee
Além de Axl Rose, outros quatro vocalistas fizeram teste para o vocal do AC/DC


Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional

