Hélcio Aguirra: Como foi o tributo realizado em São Paulo
Resenha - Tributo a Hélcio Aguirra (Livraria da Esquina, Barra Funda, SP, 22/02/2014)
Por Renato Stay Rock
Postado em 28 de fevereiro de 2014
Um mês depois (no dia 22 de fevereiro), a produtora Sandra Marques, os músicos Cachorrão e Ricardo Ravache do Centúrias, Roger Baccelli do Nacionarquia e a Radio Web Stay Rock Brazil (com a Coordenadora de Eventos Christine Funke e Gigi Jardim, Renato Menez e o Rogério Utrila) decidiram reunir alguns músicos e amigos próximos a Hélcio para prestar uma homenagem ao seu legado.
O local escolhido foi a Livraria da Esquina (um espaço que reúne bar, livraria e espaço cultural em uma mistura tão bem feita que é difícil distinguir onde um começa e outro termina), na Barra Funda. A chuva que caiu na noite de sábado não impediu a presença do grande número de fãs que estavam ansiosos para relembrar os momentos do guitarrista; tanto no Harppia, como no Golpe de Estado.
Golpe De Estado - Mais Novidades
O evento já começou emocionando os presentes com os discursos de Percy Weiss (ex-Made in Brazil/ex-Patrulha do Espaço) e Walcir Chalas (Woodstock Discos), que pediram que a obra deixada pelo Hélcio não fosse esquecida e que curtissem ao máximo a festa. Na sequência inicia-se o riff de "Salém" (já levando a galera ao delírio), que contou com Percy nos vocais, Rubens Gioia (ex-Chave do Sol) na guitarra, Vulcano (Hellish War) na guitarra, Ricardo Ravache (Centúrias) no baixo e Tibério Luthier (Harppia) na bateria.
Em seguida, Cachorrão (Centúrias) assumiu os vocais e Aya Maki (Harppia) a guitarra para executarem "Náufrago" (que teve um problema no amplificador do baixo, interrompendo a apresentação até que o problema fosse solucionado) e "A Ferro e Fogo".
A primeira grande surpresa da noite foi a apresentação da música "Asas Cortadas" com a formação atual do Harppia: Conrado Ledesma (vocal), Rodrigo Pires (guitarra), Nando Simões (baixo), Aya Maki e Tibério.
Chegou o momento dos fãs curtirem a fase do Hélcio Aguirre no Golpe de Estado; e as músicas escolhidas foram "Underground" (Fabricio Nickel - vocal, Pepe Bueno - baixo Marcelo Andrade - guitarra, Marcelo Campos - bateria), "Onde Há Fumaça, Há Fogo" (Fabricio Nickel - vocal, Lizzy - guitarra, Omar Abeid – Baixo, Rafa Nicolau - bateria), "Nem Policia, Nem Bandido" (Junior Rodrigues e Fabricio Nickel - vocal, Ricardo Ravache - baixo, Roger Baccelli - guitarra, Marcelo "Korujão" - bateria), "Todo Mundo Tem um Lado Bicho/Noite de Balada" (Marcio Parra - vocal, Ricardo Flausino - baixo, Rodrigo Flausino - guitarra, Olavo Oliveira - bateria), "Olhos de Guerra" (Alex Spike - vocal/guitarra, Omar Abeid - baixo, Tiago Maciel - guitarra, Carlos Digger - bateria), "Não é Hora" (Junior Rodrigues - vocal, Roger Baccelli - guitarra, Frank Gasparotto - baixo, Marcelo Korujão - bateria) e "Caso Sério/Whole Lotta Love" (Junior Rodrigues - vocal, Edu Marron - guitarra/vocal, Emanuel Monteiro - baixo, Rafael Sagat - bateria).
A terceira parte do tributo foi dedicada às bandas que influenciaram Hélcio, onde foram tocadas músicas do Judas Priest ("Desert Plains", "Breaking The Law") e Black Sabbath ("Symptom The Universe"/"Paranoid").
A segunda grande surpresa da noite ficou por conta da Jam Session que reuniu no palco Rubens Gioia e Luiz Domingues; fazendo com que algumas pessoas pedissem (sem êxito) para eles tocarem músicas da Chave do Sol como "Um Minuto Além" e "Sun City".
Ainda se procura palavras para descrever o que foi o Tributo a Hélcio Aguirra, mas uma coisa é certa: essa foi uma noite de balada inesquecível, onde vários sorrisos se espalharam na madrugada cantando em sua homenagem.
A Radio Web Stay Rock Brazil através do diretor Renato Menez agradece toda a equipe pelos esforços e competência pela realização deste incrível momento ao Hélcio Aguirra!!!
Galeria de fotos por Bolivia & Katia Rock e Kacau Leão (Radio Web Stay Rock Brazil):
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.668434279886351&type=1&l=69d5d7ab20
Texto : Rogerio Ultrila
Morte Hélcio Aguirra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
Van Halen: o constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana
A lenda do rock que Jagger se arrependeu de conhecer; "Ele foi bem grosseiro e autoritário"


O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)
O famoso bordão do Faustão que foi criado após reclamação dos Paralamas do Sucesso
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso
A banda lendária que Keith Richards odeia: "Faz jus ao próprio nome, nunca decolou"
Iron Maiden: o vocal que quase substituiu Bruce Dickinson em 93



