O arrependimento que David Bowie carregava em relação a Elvis Presley
Por André Garcia
Postado em 16 de agosto de 2022
Elvis Presley surgiu com seu álbum de estreia em 1956, que com seu rebolado e voz grave, inconfundíveis, mudou para sempre o curso da música nos Estados Unidos — e no mundo. Dessa forma, na segunda metade dos anos 50 o rock virou uma febre global, fazendo a cabeça, por exemplo, dos jovens John Lennon e Paul McCartney lá do outro lado do Atlântico.
No entanto, em 1958, Elvis deixou a música de lado para servir ao exército. E ao longo da primeira metade dos anos 60, deixou a carreira militar de lado para fazer (um monte de) filmes em Hollywood. O retorno musical triunfal foi em 1968, com direito a um visual renovado.
Nos anos 70, por outro lado, por mais que ainda fosse um dos nomes mais populares do mundo, o cantor já não tinha mais o brilho e o vigor de outrora, dando sinais de que seu auge já tinha passado. Conforme publicado pela Far Out Magazine, foi nessa época que David Bowie, já encarnando o extravagante alienígena Ziggy Stardust, roubou a cena em um show de Elvis Presley — um arrependimento que carregou por décadas.
Certa vez, em entrevista o Camaleão do Rock falou sobre o dia em que cruzou o caminho do Rei do Rock, em 1972: "Eu vim [aos Estados Unidos] para um longo fim de semana. Me lembro de mal aterrissar no aeroporto e já chegar no Madison Square Garden, bem tarde. Eu estava vestindo todos os meus adereços da era Ziggy Stardust e tinha ótimos assentos bem lá na frente. O lugar inteiro simplesmente se virou para olhar para mim, e eu me senti como um tremendo c*zão."
"Eu tinha um cabelo vermelho flamejante, e um traje espacial enorme, e botas vermelhas com salto preto. Queria ter ido com algo mais discreto, porque eu devo ter atrapalhado ele. Ele já estava bem avançado em seu set."
Bowie em 2002 confessou seu desejo de trabalhar ao lado de Elvis, e revelou que a parceria chegou perto de acontecer: "Havia entre nossos escritórios uma conversa de que eu deveria ser apresentado a Elvis e, talvez, começar a trabalhar com ele como produtor e compositor. Mas nunca rolou. Eu teria amado trabalhar com ele. Deus, eu teria adorado aquilo!"
Em meados dos anos 70, Bowie chegou a escrever a faixa 'Golden Years' pensando em Elvis, mas acabou a incluindo no álbum "Station to Station" (1976) após ele a recusar. Um agente em comum dos dois na RCA Records curtia aquela ideia e tentou fazer ela acontecer, mas o cantor decidiu que a música não servia para ele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps