Turisas: forte candidato a um dos melhores shows de 2013
Resenha - Turisas (Carioca Club, São Paulo, 16/03/2013)
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 17 de março de 2013
Como é bom fazer parte de eventos em que tudo acontece de maneira impecável e profissional. A primeira passagem da banda finlandesa TURISAS pelo Brasil deixa uma marca extremamente positiva para todos os envolvidos com o Heavy Metal no país, servindo de exemplo a ser seguido.
Fotos por Leandro Anhelli (www.anhelli.com.br)
De um lado, a produção em alto nível. Organização, pontualidade, conforto para público e profissionais da imprensa. De outro, qualidade de som, banda afinadíssima e um público com uma energia incrível, agitando a cada música tocada.
Com todos esses fatores, o show do TURISAS só poderia mesmo ser o sucesso que foi. Às 19hs em ponto, "The March of the Varangian Guard" começou a ser executada e assim o TURISAS dava início à apresentação de suas canções, trazendo seu Folk Metal que alterna momentos mais cadenciados com outros acelerados, em uma mistura de Power Metal e Metal sinfônico.


A banda trouxe ainda muita simpatia para com os presentes no Carioca Club. O vocalista Mathias foi muito comunicativo durante todo o show e, já no início, falou do prazer de tocar pela primeira vez em terras brasileiras, anunciando que proporcionaria ao público uma "aventura" que nunca se tinha visto antes.
Em outra ocasião, fez uma pausa na apresentação para dizer que quando a banda está em turnê, eles gostam de aproveitar a cultura local, incluindo a experiência com a comida, a bebida e as garotas do país em que estão. Nesse momento, provou algumas cervejas de marcas brasileiras diversas e pediu a opinião da plateia a cada gole, para que votassem na melhor. Um momento divertido e engraçado que precedeu a execução de "One More".


Com uma presença de palco incrível, todos os músicos respondiam ao agito do público na pista e camarotes com muita empolgação, revezando-se nas posições e ocupando cada espaço disponível. Em "In The Court Of Jarisleif", Mathias e o guitarrista Jussi ainda dançaram e pularam um contra o outro, enquanto Olli solava em seu violino, à frente do palco.
No público, pequenas e grandes rodas se abriam durante as músicas e a agitação era geral. Muitos estavam com as caras pintadas de vermelho e preto e se via também fãs com capacete e machados viking.


Antes de anunciar "Miklagard Overture", uma música de mais de 8 minutos, Mathias lembrou que a banda costuma tocar muitas vezes em grandes festivais e o tempo de show acaba ficando limitado a 45 minutos, anunciando que naquela noite seria diferente, pois o concerto era deles e poderiam tocar o que quisessem. Com essa longa canção, o TURISAS se despediu do público.
Luzes apagadas por alguns minutos, a volta para o bis se deu de forma avassaladora: primeiro com a ótima "Stand Up and Fight", seguida pela acelerada "Sahti-Waari" e por "Battle Metal", que serviu para aumentar ainda mais a empolgação dos fãs presentes, que deram uma aula de energia e agitação.


Ah sim, faltava mais uma, que não poderia ficar de fora. O público gritava "Rasputin" e Mathias brincava que não estava entendendo o que todos queriam. Mas é claro que a banda não deixaria de tocar essa versão da canção originalmente gravada pelo grupo alemão BONEY M., e assim a apresentação ao vivo do TURISAS se encerrou, sob fortes e calorosos aplausos do público.
Talvez seja cedo para falar, porque ainda estamos no terceiro mês do ano, mas o show do TURISAS já é forte candidato a figurar na lista de melhores apresentações do ano de 2013. Anotem aí e me cobrem em janeiro de 2014.
Abertura
Antes do TURISAS subir ao palco, a banda paulistana de Pagan Folk Metal SIGFADHIR abriu a noite, promovendo a demo "Galdra Smidr", lançada em 2011. Formada por André Frekihugr (vocais, gaita de fole, harpa de boca, tambor, flauta), Victor Maldonado e Fenris Fenrir (guitarras), Felipe Malavazzi (baixo) e Dubh Vandræðaskáld (bateria), a banda apresentou, além canções próprias, um cover de "Roman Land", do grupo alemão FALKENBACH, tocando por cerca de 30 minutos.
Mais informações:
http://www.facebook.com/Sigfadhir
Agradecimentos a Heloisa Vidal e 8X8 Live pela atenção e credenciamento.
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
TURISAS - Banda:
Mathias "Warlord" Nygård – vocal
Jussi Wickström – guitarra
Olli Vänskä – violino
Robert Engstrand – teclado
Jesper Anastasiadis – baixo
Jaakko Jakku – bateria
Set List:
The March of the Varangian Guard
Take the Day!
To Holmgard and Beyond
The Great Escape
One More
In the Court of Jarisleif
Five Hundred and One
Hunting Pirates
Miklagard Overture
Bis
Stand Up and Fight
Sahti-Waari
Battle Metal
Rasputin





Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Katatonia se apresentará em São Paulo em 2026; ingressos estão à venda
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Linkin Park compartilha fotos incríveis de show realizado no MorumBIS
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Fãs comemoram foto de Aaron com fundadores do My Dying Bride: "vem aí o verdadeiro MDB?"
Como surgiu "Toca Raul!", que todo dia milhares de pessoas gritam em shows mundo afora
A banda esquecida que merece créditos por ser uma das pioneiras do heavy metal
Rock Cristão: as principais bandas nacionais

Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista
