Red Hot Chili Peppers: show via satélite lota cinema em SP
Resenha - Red Hot Chili Peppers (Colônia, Alemanha, 30/08/2011)
Por Jorge A. Silva Junior
Postado em 31 de agosto de 2011
Não é todo dia que salas de cinema de 39 países recebem simultaneamente, via satélite, o show ao vivo de uma banda tão importante como o RED HOT CHILI PEPPERS. Por este motivo, o Whiplash! acompanhou ontem (30), no Shopping Santa Cruz, em São Paulo, o evento que marcou a estréia mundial do álbum 'I’m With You', primeiro de inéditas da banda californiana em cinco anos, tocado na íntegra.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Assim que a reportagem chegou à bilheteria do cinema para trocar o convite de imprensa pelo ingresso, faltando 20 minutos para o início da sessão (22h), a primeira surpresa: nem sinal do público. O motivo, aparentemente, seria o valor salgado das entradas (R$ 60). Ledo engano, pois quando entramos na sala, o local estava lotado. A venda antecipada, pela internet, começou há duas semanas. No Brasil, 43 salas de 19 cidades receberam a transmissão, em alta definição, com três horas de atraso para garantir a programação pré-definida.
Direto de Colônia, na Alemanha, as imagens pré-show logo de cara foram ovacionadas pelo público do cinema. Palmas, assobios e até gritos ecoavam no recinto que prima pelo silêncio durante todos os dias do ano. As imagens de bastidores, entrevistas e trechos de clipes eram narradas e comentadas em português por Rhoodes Lima e Igor Kupstas, respectivamente, enquanto uma contagem regressiva indicava quantos minutos faltavam para a apresentação. Foram 30 minutos de ansiedade até que Anthony Kiedis (vocal), Flea (baixo), Josh Klinghoffer (guitarra) e Chad Smith (bateria) subissem ao palco.
Até o final da primeira música, "Monarchy Of Roses", o áudio da transmissão esteve baixo, o que causou a revolta dos fãs. Após inúmeros pedidos (leia-se xingamentos) exaltados, o problema foi solucionado e a próxima a ser tocada, "Factory Of Faith", entrou definitivamente no clima de show. Interessante foi notar a mistura de vozes, palmas e gritos do público na sala do cinema com os dos que presenciavam a banda ao vivo na Alemanha.
Um parágrafo a parte deve ser dedicado ao novo guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS, Josh Klinghoffer, de 31 anos. Embora não tenha a mesma criatividade e estilo "funkeado" de seu antecessor, John Frusciante, ele se mostrou muito entrosado com a banda e provou porque foi peça importante durante as composições do recente trabalho de estúdio. Fato comprovado por Anthony Kiedis durante entrevista pouco antes da apresentação. "Antes de tudo, Josh é um amigo de longa data. É um excelente músico, compõe junto com a gente, enfim, um artista completo", disse o vocalista. Vale lembrar que o título 'I’m With You' foi idéia do jovem guitarrista.
O ponto alto da noite, tanto no local da apresentação quanto na sala, foi em "The Adventures Of Rain Dance Maggie", primeiro single e vídeo-clipe do novo álbum. Das 14 músicas de 'I’m With You', curiosamente ¨Even You Brutus?¨ foi deixada de fora. Além destas, muitos que presenciavam a "sessão-show" pediam alguns hits que marcaram os quase 30 anos de carreira dos Chili Peppers. Sabendo disso, durante o famoso Bis, os fãs foram presenteados com "Me & My Friends", do álbum 'The Uplift Mofo Party Plan' (1987), e "Give It Away", clássico absoluto das paradas no início dos anos noventa.
Com essa crescente rapidez e evolução na comunicação mundial, aliada à força comercial que envolve a atual indústria da música, tudo indica que a prática de shows ao vivo, via satélite, serão cada vez mais comuns ao redor do mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Bruce Dickinson revela qual é sua música preferida do Iron Maiden
Geezer Butler elege o melhor e o pior álbum gravado pelo Black Sabbath
O músico que não tinha o que comer e mesmo assim recusou convite para banda de Ozzy

Flea acha que todo fã ama música? Nem sempre - e isso ajuda a entender Regis Tadeu
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



