Red Hot Chili Peppers: show via satélite lota cinema em SP
Resenha - Red Hot Chili Peppers (Colônia, Alemanha, 30/08/2011)
Por Jorge A. Silva Junior
Postado em 31 de agosto de 2011
Não é todo dia que salas de cinema de 39 países recebem simultaneamente, via satélite, o show ao vivo de uma banda tão importante como o RED HOT CHILI PEPPERS. Por este motivo, o Whiplash! acompanhou ontem (30), no Shopping Santa Cruz, em São Paulo, o evento que marcou a estréia mundial do álbum 'I’m With You', primeiro de inéditas da banda californiana em cinco anos, tocado na íntegra.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Assim que a reportagem chegou à bilheteria do cinema para trocar o convite de imprensa pelo ingresso, faltando 20 minutos para o início da sessão (22h), a primeira surpresa: nem sinal do público. O motivo, aparentemente, seria o valor salgado das entradas (R$ 60). Ledo engano, pois quando entramos na sala, o local estava lotado. A venda antecipada, pela internet, começou há duas semanas. No Brasil, 43 salas de 19 cidades receberam a transmissão, em alta definição, com três horas de atraso para garantir a programação pré-definida.
Direto de Colônia, na Alemanha, as imagens pré-show logo de cara foram ovacionadas pelo público do cinema. Palmas, assobios e até gritos ecoavam no recinto que prima pelo silêncio durante todos os dias do ano. As imagens de bastidores, entrevistas e trechos de clipes eram narradas e comentadas em português por Rhoodes Lima e Igor Kupstas, respectivamente, enquanto uma contagem regressiva indicava quantos minutos faltavam para a apresentação. Foram 30 minutos de ansiedade até que Anthony Kiedis (vocal), Flea (baixo), Josh Klinghoffer (guitarra) e Chad Smith (bateria) subissem ao palco.
Até o final da primeira música, "Monarchy Of Roses", o áudio da transmissão esteve baixo, o que causou a revolta dos fãs. Após inúmeros pedidos (leia-se xingamentos) exaltados, o problema foi solucionado e a próxima a ser tocada, "Factory Of Faith", entrou definitivamente no clima de show. Interessante foi notar a mistura de vozes, palmas e gritos do público na sala do cinema com os dos que presenciavam a banda ao vivo na Alemanha.
Um parágrafo a parte deve ser dedicado ao novo guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS, Josh Klinghoffer, de 31 anos. Embora não tenha a mesma criatividade e estilo "funkeado" de seu antecessor, John Frusciante, ele se mostrou muito entrosado com a banda e provou porque foi peça importante durante as composições do recente trabalho de estúdio. Fato comprovado por Anthony Kiedis durante entrevista pouco antes da apresentação. "Antes de tudo, Josh é um amigo de longa data. É um excelente músico, compõe junto com a gente, enfim, um artista completo", disse o vocalista. Vale lembrar que o título 'I’m With You' foi idéia do jovem guitarrista.
O ponto alto da noite, tanto no local da apresentação quanto na sala, foi em "The Adventures Of Rain Dance Maggie", primeiro single e vídeo-clipe do novo álbum. Das 14 músicas de 'I’m With You', curiosamente ¨Even You Brutus?¨ foi deixada de fora. Além destas, muitos que presenciavam a "sessão-show" pediam alguns hits que marcaram os quase 30 anos de carreira dos Chili Peppers. Sabendo disso, durante o famoso Bis, os fãs foram presenteados com "Me & My Friends", do álbum 'The Uplift Mofo Party Plan' (1987), e "Give It Away", clássico absoluto das paradas no início dos anos noventa.
Com essa crescente rapidez e evolução na comunicação mundial, aliada à força comercial que envolve a atual indústria da música, tudo indica que a prática de shows ao vivo, via satélite, serão cada vez mais comuns ao redor do mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado
A ressalva de Rafael Bittencourt sobre o papel de Supla na formação do Angra
Os quatro álbuns dos Beatles favoritos de John Lennon segundo ele mesmo
A música dos Beatles odiada tanto por John Lennon quanto por Paul McCartney

Flea acha que todo fã ama música? Nem sempre - e isso ajuda a entender Regis Tadeu
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



