Com guitarrista do Mastodon, Burnt by the Sun retoma atividades após 15 anos
Por João Renato Alves
Postado em 05 de junho de 2026
Após 15 anos sem atividades, o Burnt by the Sun anunciou a retomada da carreira. Os quatro membros originais – Mike Olender (vocal), John Adubato (guitarra), Ted Patterson (baixo) e Dave Witte (bateria) – estão envolvidos no retorno. A novidade fica por conta da presença de Bill Kelliher, guitarrista do Mastodon.

Diz o comunicado emitido pelos músicos: "Após 15 anos de hibernação, o Burnt by the Sun foi oficialmente reativado. A banda de metal/hardcore de Nova Jersey, responsável por sucessos estrondosos dos anos 2000 como 'Soundtrack to the Personal Revolution' (2002), 'The Perfect Is the Enemy of the Good' (2003) e 'Heart of Darkness' (2009), embarca em uma segunda fase, fruto de amizades de longa data.
O quarteto principal – o vocalista Mike Olender, o guitarrista John Adubato, o baixista Ted Patterson e o baterista Dave Witte (Municipal Waste) – retornou, reunindo-se fisicamente no final de 2025 no funeral do pai de Patterson, uma figura que teve grande influência na trajetória inicial da banda.
'Conversar por mensagem e tudo mais é ótimo, mas sentar todos juntos, conversar, relembrar as antigas memórias da época em que o meu pai estava na ativa com o Burnt realmente nos impulsionou', diz Patterson.
Além disso, eles trouxeram um velho amigo para a banda como segundo guitarrista, Bill Kelliher (Mastodon, Primate). 'A cereja do bolo para nós é a entrada do Bill na banda', diz Olender. 'O Bill é um amigo de longa data, e nossos primeiros anos foram semelhantes aos do Mastodon, tendo dividido o palco muitas vezes no início dos anos 2000. O Bill foi, na verdade, parte daquela faísca criativa inicial que levou à formação do Burnt by the Sun. No final dos anos 90, o Bill e o John compunham juntos, e algumas dessas composições se tornaram o primeiro material gravado do BBTS. Portanto, tê-lo como parte deste novo capítulo da banda é uma reconexão com nossas raízes e com o nosso amor por esse tipo de expressão criativa. Também estamos muito animados com a nova dinâmica que o Bill trará para nossos shows ao vivo e para o novo material.'
As carreiras civis de Olender, Patterson e Adubato, juntamente com as agendas lotadas de shows de Witte e Kelliher, significam que não há previsão de quando esses shows acontecerão ou quando esse material será lançado. O que está claro, no entanto, é que o resultado final será inconfundivelmente Burnt by the Sun. Como poderia ser diferente? 'Estou tendo mais uma chance de fazer barulho com algumas das melhores pessoas da minha vida', diz Patterson. 'Eu adoro esses caras.'"
Em 2016, Olender, Adubato e Willer lançaram outra banda juntos, o River Black. Brett Bamberger (baixo, ex-Revocation) completava o lineup. O grupo lançou apenas um álbum, que levava o seu nome, em 2017.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
Indio Solari, lenda do rock argentino, morre aos 77 anos
As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo


A fria relação do Ultraje a Rigor com as outras bandas da cena, segundo Roger Moreira
Lemmy: "Coleciono apenas material nazista, não as ideias"
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Motorhead: a dieta que mantinha Lemmy jovem e viçoso
Lady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"
Steve Harris: A lenda do Rock que ele tem medo de encontrar e agir como um fã bobão


