A "música definitiva" do Rainbow, de acordo com Ritchie Blackmore; "Tenho orgulho dela"
Por Bruce William
Postado em 03 de setembro de 2024
Ritchie Blackmore é um dos guitarristas mais influentes da história do rock, tendo desempenhado um papel fundamental na criação de dois dos maiores ícones do gênero: Deep Purple e Rainbow. Antes de formar o Deep Purple em 1968, Blackmore já era um músico respeitado em Londres, trabalhando como guitarrista de estúdio. Com o Deep Purple, ele ajudou a moldar o som do Hard Rock e do Heavy Metal, especialmente após a entrada de Ian Gillan e Roger Glover, que catapultou a banda ao sucesso com álbuns como "In Rock" (1970) e "Machine Head" (1972).
Em 1975, após divergências criativas e pessoais com seus colegas de banda, Blackmore decidiu seguir um novo caminho, deixando o Deep Purple e fundando o Rainbow. "O estresse vinha das viagens relacionadas ao rock and roll, da tentativa contínua de criar diferentes incrementos para riffs pesados, o que pode ser entediante. Eu estava ficando cansado de tocar o mesmo tipo de música: rock pesado por ser pesado. Sempre me interessei por rock melódico, melodias em geral (...) quando ouvi música medieval, era tanta melodia incrível que fui tocado. Aquilo foi um alívio em muitos aspectos, então pulei fora do trem fantasma para tocar melodias de forma mais orgânica", declarou Ritchie ao falar sobre sua saída.
Inicialmente com Ronnie James Dio nos vocais, o Rainbow lançou álbuns que se tornaram clássicos, como "Rising" (1976), e que exploraram uma ampla gama de estilos musicais, desde o Hard Rock até o metal e além. Ao longo dos anos, o Rainbow passou por várias mudanças de formação, que levaram a banda a trilhar diferentes caminhos musicais. "Eu gostei logo de cara, com Ronnie [James] Dio e eu, no primeiro ano. Eu também gostei da era americana [nos anos 80], com músicas como 'Stone Cold' e 'Street of Dreams'", disse Ritchie ao responder (ou não) qual havia sido sua formação preferida da banda.
A música do Rainbow com Joe Lynn Turner que é a preferida de Ritchie Blackmore
Apesar de titubear ao ser questionado sobre qual seria a melhor formação do Rainbow, Ritchie foi direto ao ponto ao eleger a melhor música da banda para o doc "The Ritchie Blackmore Story", em resgate feito pela Far Out: "Street of Dreams", o single repleto de sintetizadores do álbum "Bent Out of Shape" de 1983.
A faixa conta com o vocalista Joe Lynn Turner, que foi o vocalista do grupo de 1980 até 1984. "Acho que escrevi com Joe. Uma das minhas músicas favoritas é 'Street Of Dreams'. Para mim, essa é a música definitiva do Rainbow. Eu amo essa música. Quando toca na jukebox, eu penso: 'Tenho orgulho dela'".
Conforme aponta a Far Out, embora seja uma música Pop, o importante para ele era a batida diferenciada, pois foi uma época em que Ritchie estava cansado das batidas típicas de 4/4 do Rock e queria fazer algo baseado puramente na melodia, o que "Street of Dreams" certamente é. Até os vocais ocupam bastante espaço, permitindo que a instrumentação faça o trabalho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps