A "música definitiva" do Rainbow, de acordo com Ritchie Blackmore; "Tenho orgulho dela"
Por Bruce William
Postado em 03 de setembro de 2024
Ritchie Blackmore é um dos guitarristas mais influentes da história do rock, tendo desempenhado um papel fundamental na criação de dois dos maiores ícones do gênero: Deep Purple e Rainbow. Antes de formar o Deep Purple em 1968, Blackmore já era um músico respeitado em Londres, trabalhando como guitarrista de estúdio. Com o Deep Purple, ele ajudou a moldar o som do Hard Rock e do Heavy Metal, especialmente após a entrada de Ian Gillan e Roger Glover, que catapultou a banda ao sucesso com álbuns como "In Rock" (1970) e "Machine Head" (1972).
Rainbow - Mais Novidades
Em 1975, após divergências criativas e pessoais com seus colegas de banda, Blackmore decidiu seguir um novo caminho, deixando o Deep Purple e fundando o Rainbow. "O estresse vinha das viagens relacionadas ao rock and roll, da tentativa contínua de criar diferentes incrementos para riffs pesados, o que pode ser entediante. Eu estava ficando cansado de tocar o mesmo tipo de música: rock pesado por ser pesado. Sempre me interessei por rock melódico, melodias em geral (...) quando ouvi música medieval, era tanta melodia incrível que fui tocado. Aquilo foi um alívio em muitos aspectos, então pulei fora do trem fantasma para tocar melodias de forma mais orgânica", declarou Ritchie ao falar sobre sua saída.
Inicialmente com Ronnie James Dio nos vocais, o Rainbow lançou álbuns que se tornaram clássicos, como "Rising" (1976), e que exploraram uma ampla gama de estilos musicais, desde o Hard Rock até o metal e além. Ao longo dos anos, o Rainbow passou por várias mudanças de formação, que levaram a banda a trilhar diferentes caminhos musicais. "Eu gostei logo de cara, com Ronnie [James] Dio e eu, no primeiro ano. Eu também gostei da era americana [nos anos 80], com músicas como 'Stone Cold' e 'Street of Dreams'", disse Ritchie ao responder (ou não) qual havia sido sua formação preferida da banda.
A música do Rainbow com Joe Lynn Turner que é a preferida de Ritchie Blackmore
Apesar de titubear ao ser questionado sobre qual seria a melhor formação do Rainbow, Ritchie foi direto ao ponto ao eleger a melhor música da banda para o doc "The Ritchie Blackmore Story", em resgate feito pela Far Out: "Street of Dreams", o single repleto de sintetizadores do álbum "Bent Out of Shape" de 1983.
A faixa conta com o vocalista Joe Lynn Turner, que foi o vocalista do grupo de 1980 até 1984. "Acho que escrevi com Joe. Uma das minhas músicas favoritas é 'Street Of Dreams'. Para mim, essa é a música definitiva do Rainbow. Eu amo essa música. Quando toca na jukebox, eu penso: 'Tenho orgulho dela'".
Conforme aponta a Far Out, embora seja uma música Pop, o importante para ele era a batida diferenciada, pois foi uma época em que Ritchie estava cansado das batidas típicas de 4/4 do Rock e queria fazer algo baseado puramente na melodia, o que "Street of Dreams" certamente é. Até os vocais ocupam bastante espaço, permitindo que a instrumentação faça o trabalho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
Rebaelliun organiza rifa para ajudar ex-vocalista Marcello Marzari, que passa por dificuldades
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock

Glenn Hughes revela ter sido convidado para a reunião do Rainbow, em 2015
A opinião de Ritchie Blackmore sobre Hendrix e Stevie Ray Vaughan; "não fez nada de incrível"
Ex-Rainbow e Michael Schenker Group, Ronnie Romero anuncia novo álbum solo
Quando Ronnie James Dio listou suas cinco canções de rock favoritas
O rockstar que Regis Tadeu tremeu ao entrevistar: "Eu parecia um moleque com fralda cheia"
Coverdale: "Ritchie foi um grande professor"
Bruce Dickinson: à Veja, elogios ao Brasil e revelação sobre Blackmore


