O membro do Metallica que James Hetfield descreveu como "cordeiro sacrificado"
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de agosto de 2024
O baixista Jason Newsted entrou no Metallica em 1986, substituindo o saudoso Cliff Burton, falecido em um acidente automobilístico. Newsted permaneceu na banda até 2001, quando saiu para dar lugar a Robert Trujillo. Ex-membro do Flotsam and Jetsam, Newsted sabia que precisava fazer algo extraordinário para superar a concorrência e, assim, aprendeu todo o setlist da banda antes da audição, garantindo sua vaga.
Embora tenha tido um sucesso tremendo, crucial para o thrash metal se tornar uma força no final dos anos 1980, o primeiro álbum de Newsted com o grupo, "...And Justice for All", de 1988, foi criticado por seu som de baixo fraco em comparação com os trabalhos anteriores.
No início dos anos 2000, Newsted propôs que a banda tirasse um ano de folga para se concentrar em seu projeto paralelo, Echobrain, especialmente porque o Metallica estava lutando com tensões pessoais crescentes, os vícios de James Hetfield e diferenças criativas. Seu pedido foi negado, o que se tornou o prego final no caixão. Newsted deixou oficialmente a banda em janeiro de 2001.
Hetfield descreveu seu antigo baixista como "o cordeiro sacrificial", cuja saída deu lugar a um período que ele considerou melhor para a banda, embora isso não seja necessariamente verdade, já que "St. Anger" ainda estava por vir.
Destacando a natureza rigorosa da vida no Metallica, Hetfield disse em uma entrevista resgatada pela Far Out: "A milícia do metal, cara! Todos descobrimos que há liberdade através da estrutura. Tem que haver alguma estrutura na minha vida, pelo menos. Acho que Lars descobriu muito isso. Você poderia olhar para Jason [Newsted] como o cordeiro sacrificial. Eu não queria que ele fizesse 12 projetos paralelos: ‘Você está no Metallica’. Mas estava tão desconectado quando ele saiu [em 2001], tão compartimentalizado".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps