Matérias Mais Lidas

Led Zeppelin: por que Robert Plant não gosta de cantar Stairway to Heaven?Led Zeppelin: por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?

Humor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileirosHumor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileiros

Metallica: quando Tracii Guns encontrou James Hetfield bêbado num bar em Nova YorkMetallica: quando Tracii Guns encontrou James Hetfield bêbado num bar em Nova York

Ian Gillan: Dio e Klaus Meine, dois baixinhos junto com o giganteIan Gillan: Dio e Klaus Meine, dois baixinhos junto com o gigante

Charlie Brown Jr: filho de Chorão dá sua versão sobre briga com Thiago e MarcãoCharlie Brown Jr: filho de Chorão dá sua versão sobre briga com Thiago e Marcão

Land of Souls: falece o guitarrista Elton Machado, vítima de COVIDLand of Souls: falece o guitarrista Elton Machado, vítima de COVID

Exodus: acordei e estava fora da banda, isso quase acabou comigo, diz ex-guitarristaExodus: "acordei e estava fora da banda, isso quase acabou comigo", diz ex-guitarrista

Alter Bridge: Não sei se Deus existe, mas espero que exista, diz Mark TremontiAlter Bridge: "Não sei se Deus existe, mas espero que exista", diz Mark Tremonti

Ozzy Osbourne: a piada que virou música e fez a banda do Madman ganhar um GrammyOzzy Osbourne: a piada que virou música e fez a banda do Madman ganhar um Grammy

Rock Progressivo: 4 bandas atuais que provam ainda haver espaço para expansão criativaRock Progressivo: 4 bandas atuais que provam ainda haver espaço para expansão criativa

Metallica: o dia que Cronos, do Venom, teve que acalmar chilique no backstageMetallica: o dia que Cronos, do Venom, teve que acalmar chilique no backstage

Rock e metal: 10 álbuns de destaque lançados nesta sexta-feira (26/11) para você ouvirRock e metal: 10 álbuns de destaque lançados nesta sexta-feira (26/11) para você ouvir

Korn: Eu vi alguém que eu gosto morrer e não vou fazer isso de novo, afirma vocalistaKorn: "Eu vi alguém que eu gosto morrer e não vou fazer isso de novo", afirma vocalista

Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloideMamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

Metallica: por que James Hetfield não gosta do Guns N' Roses, com quem tocou em 1992Metallica: por que James Hetfield não gosta do Guns N' Roses, com quem tocou em 1992


Garimpeiro
Stamp

Metallica: Uma experiência perturbadora no bom sentido

Resenha - Metallica (Morumbi, São Paulo, 30/01/2010)

Por Ronaldo Costa
Em 31/01/10

No decorrer de quase 30 anos, já foi falado praticamente tudo sobre eles, sejam todos os tipos de elogios, sejam acusações e críticas contundentes e recorrentes. É difícil falar algo sobre o METALLICA que já não tenha sido dito antes. Por isso mesmo, para tentar explicar a sensação provocada pela apresentação da banda norte-americana neste sábado em São Paulo, vamos usar uma expressão criada e utilizada por alguns visitantes do Whiplash e que cabe muito bem aqui: o show do METALLICA no Morumbi foi "uma experiência perturbadora". No bom sentido, é claro...

Fotos: Leandro Anhelli

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Contrariando todas as expectativas e um mês inteiro de precedentes, São Paulo viveu um dia de calmaria no quesito ‘clima’. A esperada chuva forte acabou não dando o ar de sua graça neste sábado. Desde o começo do dia, o que vimos nos arredores do Morumbi foi aquela cena que já se tornou comum em dias de grandes espetáculos de rock e heavy metal na capital paulista: trânsito difícil, vendedores ambulantes espalhados por todos os lugares e, o principal, um mar de camisetas pretas (e de todas as outras cores possíveis) composto por fãs dos mais variados locais, todos excitados e ansiosos por ver os "Four Horsemen" após praticamente 11 anos de espera. Dentro e fora do estádio, apesar de alguns problemas que sempre acontecem, o ambiente era ótimo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Coube ao SEPULTURA a tarefa de iniciar os trabalhos da noite. E cumpriram com competência o seu papel. Visivelmente satisfeitos por tocar para um Morumbi que já estava praticamente lotado àquela altura, a banda empolgou principalmente quando apresentou alguns de seus clássicos, como "Refuse/Resist", "Dead Embryonic Cells", "Arise" e "Inner Self". Os pontos mais altos de sua apresentação foram durante a execução de "Territory" e "Roots Bloody Roots". Individualmente, o destaque fica para o guitarrista Andreas Kisser, com uma presença de palco muito boa e cada vez tirando mais de sua guitarra.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

À partir do momento de encerramento do show de abertura, tudo trabalhava a favor de se criar um clima lúdico, misto de euforia e ansiedade pela espera. A parte final da montagem do palco, a checagem dos microfones e instrumentos, os testes com a iluminação, o som que rolava nos PAs, até mesmo a lua que começava a aparecer por sobre as arquibancadas, tudo só fazia contribuir mais para o clima dentro do estádio e dava a certeza de que aquilo não poderia evoluir de outra forma que não fosse para uma catarse coletiva. E foi exatamente o que aconteceu quando o clássico tema de Enio Morricone, "The Ecstasy Of Gold", avisava que a tão esperada hora finalmente havia chegado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foi com o clássico absoluto "Creeping Death", do álbum "Ride The Lightning", que James Hetfield, Kirk Hammett, Robert Trujillo e Lars Ulrich invadiram o palco, provocando na plateia uma reação impressionante e ensurdecedora. Visivelmente satisfeito com a resposta dada pelos fãs, Hetfield cumprimenta sorridente os 68 mil presentes, para emendar com "For Whom The Bell Tolls", outro clássico de 1984 e que foi acompanhada de forma tão violenta pelo público que dava a clara impressão que o Morumbi inteiro estava balançando.

"The Four Horsemen" mostrava uma audiência cada vez mais envolvida com o show e uma banda cada vez mais satisfeita com a reação que estava conseguindo provocar nas pessoas, como podia ser observado pela clara expressão de alegria de Kirk Hammett, distribuindo sorrisos e cumprimentos aos fãs à sua frente. A mais cadenciada "Harvester of Sorrow" manteve a empolgação no alto e quando se ouviu os primeiros acordes de "Fade To Black", com Hetfield tocando na plataforma mais alta presente no fundo do palco, ocorreu um daqueles momentos onde não há como descrever com palavras o que foi. Só quem estava lá e viu a expressão no rosto dos presentes pra saber.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na sequência, após uma breve pausa, começaram a apresentar aos brasileiros as canções de "Death Magnetic", álbum mais recente da banda. E foram 3 seguidas, começando com "That Was Just Your Life", que ao vivo tem uma "pegada" até maior que a versão de estúdio. "The End Of The Line" tem uma das melhores introduções compostas pela METALLICA em muito tempo e nem mesmo as partes com um pouco menos dessa "pegada" diminuíram a energia da apresentação. Em certo momento, a distorção das guitarras era tamanha que o som chegou a ficar um pouco embolado nessa música. Logo depois, "The Day That Never Comes" teve sua letra cantada em uníssono pelo público, mostrando que ela começa a ocupar lugar no gosto dos fãs como uma daquelas semi-baladas que o quarteto da Bay Area sempre soube compor no decorrer de sua carreira.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A primeira incursão do popular "Black Album" no setlist veio com "Sad But True", segundo palavras de Hetfield, "dedicada aos amigos do Sepultura" e que também foi acompanhada de forma ensurdecedora pela plateia. Antes de anunciar "Broken, Beat & Scarred", James agradeceu a todos ali, pertencentes à ‘família Metallica’, que acompanharam a banda mesmo em seus maus momentos e que continuavam ali. Logo após, foi iniciado um espetáculo pirotécnico, com explosões simulando momentos de uma guerra, além de fogos de artifício, que foram a deixa para o início de "One", clássica faixa de "...And Justice For All" e que, para deixar o texto repetitivo (só que não há outra forma de descrever o que aconteceu) foi cantada em uníssono pelos fãs.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Master Of Puppets"... Tudo bem, cada um tem a sua preferência, baseada em seu gosto pessoal e, por isso mesmo, o ponto mais alto do show pode variar na opinião das pessoas. Agora, é inegável que a interação entre METALLICA e fãs nessa música está entre as coisas mais bonitas que se pode ver em shows de heavy metal. James Hetfield pouco cantou nessa canção, pois seu vocal foi atropelado por um coro de dezenas de milhares de vozes que tornavam até o instrumental quase inaudível. Além disso, o coro de vozes acompanhando a melodia das guitarras na parte mais lenta é algo para se guardar na memória e não mais esquecer. Antológico.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mais um espetáculo de pirotecnia acompanhou a enérgica "Blackened". Se não bastasse o calor que a simples execução dessa faixa já é capaz de provocar no sujeito, as labaredas de fogo que subiam do palco e de suas laterais eram capazes de elevar instantaneamente a temperatura logo à frente da estrutura. Para terminar a primeira parte do show, a indefectível "Nothing Else Matters", executada com Hetfield sentado em um banco à frente do palco e Hammett ao seu lado, seguida por "Enter Sandman", possivelmente a que teve o refrão cantado de forma mais alta pelos fãs.

Um breve intervalo e a banda retorna ao palco com "Stone Cold Crazy", cover do Queen e que encontrou excelente acolhida por parte do público, para logo após emendarem com "Motorbreath", que talvez seja a que mais se aproximaria de algo como ‘surpresa da noite’. Dispensável falar sobre a reação da plateia durante a canção. Por fim, a banda ensaia uma falsa saída do palco, ao som de milhares de vozes pedindo "Seek And Destroy", enquanto a banda brincava dizendo que o show já havia acabado. Hetfield insistia em perguntar se o público queria mesmo ouvir a música e questionava o por que, para enfim encerrar a apresentação com a clássica faixa do "Kill ‘Em All".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os caras se movimentaram o tempo inteiro. Hetfield, Hammett e Trujillo se revezavam ocupando os espaços em todos os lugares do palco. Até mesmo Lars Ulrich, sempre que possível, arrumava um jeito de se levantar da bateria. Algo que chamou a atenção durante todo o espetáculo foi a expressão de contentamento da banda. Parece que realmente ficaram muito satisfeitos com toda a euforia do público. Esbanjaram cumprimentos e sorrisos entre si e para os fãs. No final de tudo, a banda foi de uma ponta a outra do palco agradecendo a audiência, além de promover uma farta distribuição de palhetas e baquetas. Por fim, mais agradecimentos, dessa vez ao microfone, e a promessa de repetirem a dose no segundo show em São Paulo, já no domingo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O METALLICA mostrou-se em ótima forma técnica, muito acima do que podia ser visto há alguns anos atrás. O próprio vocal de James Hetfield encontra-se em fase bem melhor do que a observada num passado até recente. Lars Ulrich cumpriu bem o seu papel e manteve o ritmo o show inteiro, sem deixar a peteca cair em momento algum. Robert Trujillo é uma figuraça. Sua performance de palco exótica é um chamativo a mais para o excelente trabalho que faz no baixo da banda. No entanto, é bem provável que, individualmente, o destaque maior fique para a dupla de guitarristas, que se completam de uma forma impressionante e que são o que mais chama a atenção na sonoridade do grupo. Além disso, os anos fizeram com que Hetfield evoluísse de um rapaz introspectivo para um dos maiores frontman do heavy metal. Sua presença física e sua movimentação pelo palco impõem um respeito difícil de explicar.

Pra terminar, é uma satisfação ver uma banda essencial do heavy metal passando novamente por um bom momento e tocando com gana, com vontade. Não dá, e nem é o objetivo aqui, fazer um exercício de futurologia e querer especular sobre o que o METALLICA nos reserva para o futuro. Agora, uma coisa dá para dizer com toda a certeza: eles não se esqueceram de como se faz um show de metal pra lá de empolgante. Pois é como foi dito na introdução dessa matéria e como os usuários do Whiplash gostam de dizer: esse show do METALLICA em São Paulo foi uma experiência perturbadora. E no bom sentido. Valeu a espera. Vida longa ao METALLICA.


Outras resenhas de Metallica (Morumbi, São Paulo, 30/01/2010)

Metallica: Triste, mas verdadeiro ou Nada mais importa?Metallica
"Triste, mas verdadeiro" ou "Nada mais importa"?

Metallica: Destruidor, old school e traumáticoMetallica
Destruidor, old school e traumático

Metallica: show com muitos clássicos e repertório variadoMetallica
Show com muitos clássicos e repertório variado

Metallica: tiozinhos se tornaram adolescentes novamenteMetallica
Tiozinhos se tornaram adolescentes novamente

Metallica: banda mostra renovação em show no MorumbiMetallica
Banda mostra renovação em show no Morumbi

Metallica: Em Sampa, um show para ficar na memóriaMetallica
Em Sampa, um show para ficar na memória

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Tarmat
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Metallica: quando Tracii Guns encontrou James Hetfield bêbado num bar em Nova YorkMetallica: quando Tracii Guns encontrou James Hetfield bêbado num bar em Nova York

Metallica: banda compartilha vídeo da clássica One em show na FloridaMetallica: banda compartilha vídeo da clássica "One" em show na Florida

Metallica: o dia que Cronos, do Venom, teve que acalmar chilique no backstageMetallica: o dia que Cronos, do Venom, teve que acalmar chilique no backstage

Metallica: fã homenageia Lars Ulrich decorando o vaso sanitário com esculturaMetallica: fã homenageia Lars Ulrich decorando o vaso sanitário com escultura

Metallica: por que James Hetfield não gosta do Guns N' Roses, com quem tocou em 1992Metallica: por que James Hetfield não gosta do Guns N' Roses, com quem tocou em 1992

Metallica: confira filmagem profissional de Fight Fire With Fire, ao vivo na FlóridaMetallica: confira filmagem profissional de "Fight Fire With Fire", ao vivo na Flórida

Metallica: assista video oficial de Holier Than Thou no show em AtlantaMetallica: assista video oficial de "Holier Than Thou" no show em Atlanta

Mastodon: Brann Dailor quase saiu na mão para defender Lars Ulrich, que ficou orgulhosoMastodon: Brann Dailor quase saiu na mão para defender Lars Ulrich, que ficou orgulhoso

Metallica: eles vão tocar neste sábado em evento que mistura boxe com MMAMetallica: eles vão tocar neste sábado em evento que mistura boxe com MMA

Thrash metal: em vídeo, a evolução do estilo, de 1983 até 2021Thrash metal: em vídeo, a evolução do estilo, de 1983 até 2021

Metallica: irritado, James Hetfield vazou no meio das gravações do clipe de OneMetallica: irritado, James Hetfield vazou no meio das gravações do clipe de "One"

Beto Alone: Como James Hetfield conheceu Lars Ulrich? (vídeo)

Metallica: confira filmagem profissional de Fade To Black, registrada em show recenteMetallica: confira filmagem profissional de "Fade To Black", registrada em show recente

Mais ou menos: 10 discos de estreia que não são tão bons, em lista da Classic RockMais ou menos: 10 discos de estreia que não são tão bons, em lista da Classic Rock

Metallica: Brann Dailor, do Mastodon, fala sobre a primeira vez que ouviu a bandaMetallica: Brann Dailor, do Mastodon, fala sobre a primeira vez que ouviu a banda


Keith Richards: por que ele odeia heavy metal e acha Metallica e Sabbath piadasKeith Richards: por que ele odeia heavy metal e acha Metallica e Sabbath "piadas"

Metallica: Uma versão de Battery que todo headbanger sempre quis ouvirMetallica: Uma versão de "Battery" que todo headbanger sempre quis ouvir

Túnel do tempo: relembre 10 grandes músicas lançadas em 1997Túnel do tempo: relembre 10 grandes músicas lançadas em 1997


Slayer: quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanistaSlayer
Quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanista

Guitarristas e vocalistas: os 10 melhores casamentosGuitarristas e vocalistas
Os 10 melhores "casamentos"


Sobre Ronaldo Costa

Nascido na capital paulista em meados dos anos 70, teve a sorte de, ainda bem jovem, descobrir por meio de um primo o debut do Iron Maiden. Quando ouviu "Prowler" pela primeira vez, logo entendeu que aquilo passaria a fazer parte de sua vida. Gosta sobretudo dos clássicos, como Maiden, Judas, Sabbath, Purple, Zeppelin, Metallica, AC/DC, Slayer, mas ouve desde um hard bem leve até um bom death metal. Além da paixão pelo metal e pelo rock em geral, também adora cinema e um bom futebol.

Mais matérias de Ronaldo Costa.