Iron Maiden: A importancia de Martin Birch na discografia da Donzela
Por Carlos Gleidson
Postado em 20 de novembro de 2017
Que os caras são talentosos, profissionais e fazem um ao vivo espetacular, grande parte dos fãs há de concordar. No entanto, aquele fã mais exigente e atento a história e produção dos discos da banda percebe nitidamente a importância do produtor Martin Birch no sucesso que o Iron Maiden teve do início no primeiro LP à fase de ouro da banda.
Os discos desse período soam perfeitos, onde cada instrumento é percebido sem embolar ou abafar o resultado do trabalho.
Não é o que se verifica desde que Steve Harris quis tomar a frente também da produção da banda. Infelizmente quando as coisas começam a ter outro rumo que não seja a música num contexto geral acaba por ocorrer dessas. Quem tem o ouvido mais apurado logo percebe que a partir do momento que mister Harris assumiu essa função o som da bateria, mesmo no formato CD ficou mais abafada e os solos não tão definidos como antes. Até parece que acreditaram que o que fizessem iria ser aceito pelos fãs, independente de ter qualidade ou não.
Chegou um tempo que pode ter ocorrido acomodação e falta de zelo pelo trabalho, algo compreensível e normal depois de tantos anos na estrada. No entanto para um fã exigente como eu, aceitar um disco do Maiden de qualquer jeito é meio que pedir para padre divorciar depois de te-lo casado.
Meu último álbum favorito da banda foi Fear of the Dark, de 1993. Mesmo com todos sabendo que Bruce iria sair da banda, sentíamos uma energia produtiva boa e Birth mais uma vez no comando. Gostei dos discos com Blaze e tambem da carreira solo de Bruce, mas apenas os com a participação de Adrian Smith que seriam os mais pesados.
Vendo hoje a produção de Steve e os discos pós volta de Bruce, não sei se realmente foi a melhor escolha e decisão para ambos a volta em 2000, existem coisas na vida que devemos aceitar e seguir em frente pro bem do que realmente importa, neste caso a arte. Financeiramente, e para muitos isso é o que importa, foi bom para a banda, no entanto, para o fã de arte e arte de qualidade, não houve evolução criativa e muito menos de produção ou algo realmente novo com esse retorno e isso era justamente o diferencial da banda, não existia mesmice e era isso que os fãs mais aficionados gostavam, sempre ficava a pergunta: "Sobre o que eles vão falar no próximo disco? qual a temática?" Talvez tentem fazer em termos de temática ainda hoje, mas a criatividade musical está devendo.
Fazer algo novo e diferente do de sempre parece ser um insulto, quando isso foi que fez a banda ser o que é. Torço para que Harris volte a focar mais na arte e no ser músico e que a banda em si tenha mais senso de decisão no grupo e não apenas uma só pessoa, trazendo mais peso tanto nos riffs como nas batidas de bateria, deixando um pouco de stand by as frases muito lá lá lá nas guitarras e os oh oh oh dos vocais para a história da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
A atitude de Jimi Hendrix que fez Steve Miller torcer o nariz; "Achei aquilo patético"
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Hoobastank anuncia cancelamento de turnê pelo Brasil que aconteceria em novembro
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
B. B. King sobre John Lennon ter dito que queria tocar como ele
Bruce Dickinson relembra retorno ao Maiden e diz que Steve Harris estava desconfiado
A estrela do rock que morreu e deixou 2 mil músicas prontas para serem lançadas


Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Para Nicko McBrain (Iron Maiden), Donald Trump deveria estar na cadeia
Blaze Bayley traz turnê comemorativa "Iron Maiden 30th Anniversary" ao Bangers Open Air
Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
Heavy metal: radicalismo ou preconceito?



