Rolling Stone: uma análise da polêmica lista dos melhores

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Guilherme Cardoso, Fonte: Tudo no Shuffle
Enviar correções  |  Ver Acessos

Saiu mais uma das infames listas de "melhores de todos os tempos", dessa vez de Metal (confira no link abaixo). Como não poderia deixar de acontecer, polêmicas surgiram sobre as escolhas da lista. Basicamente, são dois tipos principais de reclamações: alguns álbuns que não mereciam estar na lista e roubaram lugares de álbuns que mereciam e álbuns que merecem estar na lista, mas não em posições tão altas ou tão baixas. O primeiro tipo de reclamação merece uma discussão. Já o segundo tipo envolve gostos pessoais, salvo algumas exceções (por exemplo, é óbvio que "Paranoid" tem que estar na frente de "Fallen" do Evanescence). Assim, esse texto limita-se apenas ao primeiro tipo de reclamação.

Metallica e Iron Maiden: veja a diferença absurda de faturamento em shows nos EUADeuses do Rock: o tempo passa para (quase) todos eles

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

http://www.rollingstone.com/music/lists/the-100-greatest-met...

O primeiro ponto e, provavelmente, o mais importante é o próprio nome da lista. Chamar de "os melhores álbuns" (ou "The Greatest", no original em inglês) já abre margem para uma subjetividade sem fim. Afinal, cada um tem seu gosto, então cada um tem os seus melhores álbuns. Bem verdade que há CDs considerados obras primas e que, por isso, devem aparecer na lista de todos que conheçam minimamente o gênero. "Master of Puppets", "Reign in Blood", "British Steel" são alguns álbuns nessa categoria. Nesse quesito, a Rolling Stone fez o seu dever de casa. Mas esses álbuns ocupam no máximo 10 ou 15 posições na lista, logo sobram até 85 posições subjetivas. Por isso, uma sugestão seria chamar a lista de "os 100 álbuns mais representativos de Metal". Por representativos, entendaM-se álbuns influentes, sem os quais o Metal não seria o mesmo de hoje e álbuns relevantes por motivos diversos, seja por popularizarem o Metal, por levá-lo a um público de proporções nunca antes atingidas ou por terem trazido elementos novos ao gênero. Enfim, álbuns que, por méritos diversos, tenham sua importância para o Metal. A impressão é que a Rolling Stones adotou esses critérios, que diminuem, mas não eliminam a subjetividade das escolhas.

Com base nisso, a inclusão de AVENGED SEVENFOLD, KORN e EVANESCENCE na lista fazem sentido já que popularizaram, e muito, o Metal. O primeiro conseguiu tornar de fácil digestão músicas com técnica apuradíssima, mas com melodias super grudentas. O segundo levou ao mainstream músicas de peso considerável nas guitarras. Já o terceiro apresentou ao grande público o gothic metal, mesmo que com doses pops fortes. Além disso, é desnecessário dizer o quanto essas bandas venderam de CDs no mundo inteiro. Elas podem não ser as melhores bandas que já pisaram na Terra (ai entra a tal subjetividade), mas abriram portas para outras bandas e, com certeza, foram o primeiro contato de muita gente com o Metal.

Outro aspecto importante é a introdução que a Rolling Stones fez, explicando seus critérios de escolha. A lista focou estritamente em Metal, então bandas de Hard Rock como AC/DC, GUNS N'ROSES e KISS foram deixadas de fora. Além disso, grupos precursores do gênero, como LED ZEPPELIN e DEEP PURPLE, também foram excluídos por não serem exclusivamente de Metal ainda que tenham contribuído imensamente para o gênero. Virão os questionamentos de por que SOUNDGARDEN aparece na lista então? Basta ouvir o "Louder Than Love" para ver que é o álbum "de Metal" da banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A lista cobre muito bem o enorme espectro de subgêneros de Metal. O metal do século XXI está bem representado com registros de GOJIRA, MASTODON, KVELERTAK, DEAFHEAVEN, BARONESS e outras mais. Enquanto, o metal dos anos 90 foi lembrado com PANTERA, DARKTHRONE, SEPULTURA, DEATH e por ai vai. No final, as 10 melhores posições não devem desagradar aos "entendidos".

Há que se elogiar também como a lista representa de maneira ampla a imensa variedade musical dentro do Metal, algo que nenhum outro gênero possui. Afinal, que outro gênero comporta AVENGED SEVENFOLD e PIG DESTROYER ou Sun 0))) e SLAYER?

Por isso, mais do que fonte de polêmicas, a lista da Rolling Stones serve como um ótimo guia para conhecer algumas bandas novas.

(Dito tudo isso, "Reign in Blood" deveria estar no Top 3 na opinião do autor.)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Metallica e Iron Maiden: veja a diferença absurda de faturamento em shows nos EUAMetallica e Iron Maiden
Veja a diferença absurda de faturamento em shows nos EUA

Deuses do Rock: o tempo passa para (quase) todos elesDeuses do Rock
O tempo passa para (quase) todos eles


Sobre Guilherme Cardoso

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280