Teclados no metal: de proibidos a obrigatórios
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 03 de maio de 2017
Se existe um instrumento controvertido no mundo do metal este é o teclado. Muito já se discutiu sobre o seu uso pelas bandas de metal até o ponto de Bruce Dickinson, no vídeo "Behind The Iron Curtain" dizer a um fã polonês que ele não poderia ter uma banda de metal com teclados. E queimou a língua! Feio! Hoje o Iron não vive sem teclados.
Dos instrumentos usuais de uma banda de metal, os teclados são os mais caros e os mais difíceis de serem aprendidos. Leva-se anos para aprender a tocá-lo com uma desenvoltura além das churrascarias. Comparativamente com a bateria, outro instrumento caro, esta é a principal diferença. Os estudos de piano clássico, o caminho usual para aprendê-lo, levam pelo menos 9 anos.
As bandas da primeira geração do metal os utilizavam com uma certa desenvoltura. Era o início do gênero e ele estava desenvolvendo suas características. O Black Sabbath utilizou-o em várias músicas, mais notadamente o piano. Geff Nichols foi uma espécie de quinto membro da banda. O Led Zeppelin também fez suas experimentações com John Paul Jones tomando as rédeas do instrumento. Nem é necessário falar do Deep Purple e John Lord.
Foi nos anos 1980 que o instrumento ganhou o status de odiado. Os punks o associaram ao declínio e à elitização da música, principalmente por causa das bandas de rock progressivo que os utilizavam aos borbotões. Os teclados são para o rock progressivo o que a guitarra é para o metal. Talvez por esta razão, as bandas de NWOBHM o deixaram de lado. Mas o grande problema com os instrumento, ao meu ver, foi a sua utilização pelas bandas de pop metal como o Bon Jovi. Aí a maionese desandou. A fórmula foi usada e abusada pelas bandas que queriam ganhar uns cobres a mais e o instrumento teve o seu ápice de saturação. Excetuando o Van Halen, que em 1984 fez um trabalho notável, os teclados viraram sinônimo de música comercial e descartável.
Mas nos anos 1990 a maré mudou. E por ironia do destino, a resposta veio das bandas de metal extremo que passaram a utilizá-lo para dar uma quebrada no peso e para criar atmosferas mais densas às suas músicas. Muitas bandas aproveitaram também para dar mais consistência musical aos seus trabalhos, utilizando os infinitos recursos que o instrumento oferece, pois ele pode soar como teclado, como mais uma guitarra, como instrumentos sinfônicos e muito mais.
Há também uma virada geográfica. Os teclados começaram a aparecer mais quando a Europa tomou a liderança das bandas de metal. No Velho Continente existem mais pianistas por causa da sua tradição clássica e eles passarem ao metal foi somente um passo. E os teclados passaram de proibidos a obrigatórios!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A banda de metal que revelou que está quebrada mesmo após tocar dois meses em arenas
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Luis Mariutti anuncia seu próprio podcast e Rafael Bittencourt é o primeiro convidado
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas


Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


