Formação de Bandas: Pensamentos opostos e técnica precisam combinar?
Por Edu Leocádio
Fonte: Bandas Nacionais
Postado em 08 de janeiro de 2015
Dentro do ambiente Rock n' Roll, muita gente tenta formar suas primeiras bandinhas e tocar nos festivais locais. Apesar do número enorme de pequenas bandas independentes surgindo, geralmente, o problema está realmente no som que os caras fazem. Cansamos de ver bandas com apenas um integrante realmente dominando o próprio instrumento e, isso é um grande passo para que a banda não avance tanto como deveria avançar.
Mas a questão aqui é outra e queremos te questionar. O que vale mais: Uma banda onde todos os integrantes possuem uma visão de mundo parecida com a sua ou uma banda onde os pensamentos e posições são completamente opostos, mas todos os músicos tocam bem? Há prós e contras em ambos, com possibilidades extremamente negativas, assim como positivas também.
Por exemplo, uma banda onde todos pensam de maneira diferente sobre a vida, mas todos são músicos competentes, talentosos e esforçados, há uma grande possibilidade de sair uma sonzeira das boas em relação a harmonia, melodia, riffs e qualquer outro elemento que possa fazer parte das composições, mas, apesar de música ser som e letra poesia, músicos que pensam diferente do que a letra diz podem se sentir incomodados com as falas, o que com o passar de tempo pode gerar muitos conflitos internos entre a banda. Se eu não me engano, isso ocorreu recentemente com a banda GAROTOS PODRES. Agora, uma banda onde todos pensam e possuem posições parecidas, há grande chance de que as letras não gerem conflitos entre os integrantes, porém, só visão de mundo em comum não faz música!
O correto seria uma dosagem de ambas as coisas, técnica e concordância nas posições dos integrantes, porém, num ambiente tão diversificado como o nosso, é um tanto complicado formar uma banda onde seja possível ter ambas as coisas. Então, apesar de toda esta reflexão, a melhor sugestão é que você toque em tudo o que quiser tocar. Música envolve experiências e contradições de pensamentos também. Pelo jeito, toda a conclusão foi em vão, porém, sugiro que reflita sobre o tema e compartilhe seu ponto de vista nos comentários. Que este post seja um bom espaço para o debate.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Tarja Turunen elege primeiro disco do Nightwish como o pior que já gravou
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
A gigante do rock que irritou Chris Cornell e virou alvo constante de Kurt Cobain
Quando Rod Stewart se recusou a cantar aquele que virou um dos maiores clássicos dos Faces
O álbum que definiu o AC/DC como banda, segundo Angus Young
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
Ciúme destruiu formação clássica do Heart, admite Ann Wilson
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Marilyn Manson: "perdi tudo por causa de Columbine"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
A opinião de Lucinha, mãe de Cazuza, sobre o atual vocalista do Barão Vermelho

As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



