Metal Open Air: a lição dolorosa que tiramos do festival
Por Bruno Bruce
Fonte: RockPotiguar
Postado em 24 de abril de 2012
A realização de um sonho tem preço? Respondo que não! Todos que foram ao megalomaníaco M.O.A. «Metal Open Air», São Luis/MA, dias 20/21 e 22 de abril, apostavam suas fichas na real possibilidade de participar de um evento único, aplaudindo ídolos e confraternizando com a, sempre desprezada, comunidade headbanger. Exciter, Otep, Anthrax, U.D.O., Grave Digger, Venom, Obituary, Megadeth, dentre outras, num lugar onde a plateia fala português, estava confirmado. O sonho colidiu de frente com a pétrea realidade brasileira do amadorismo.
Não fui ao M.O.A. por, pelo menos, um par de belas razões. A maior delas: fiquei velho! Cinismo & desconfiança universal são males necessários que vêm de brinde com a idade. O instinto de sobrevivência pela força bruta cede lugar a, menos exaustiva, reflexão. Se a perna é frágil, calcule cada passo com antecedência.
Metal Open Air - Mais Matérias
Enfrentar 12 horas de voo do RN ao MA, picotados em escalas, para, sabidamente, encontrar hotéis cheios e uma cidade-caldeira a abrigar um evento de escala internacional, conduzido por uma equipe sem histórico reconhecido na área, acendia meu nível máximo de velhice-que-antevê-o-caos! E piscou forte.
Com a proximidade do M.O.A., rumores de problemas transformavam-se em cancelamentos de bandas nacionais, de headliners além-mar, culminando com um rol de nós estruturais no local reservado para os shows. O castelo de cartas passou a ruir, enterrando a inocência desta nova geração banger, não acostumada a ver a tragédia de perto. Produtores, assessores, bandas e até o governo do Maranhão entraram no conhecido jogo do "segura que o filho é teu", para eximir-se de qualquer culpa. Isso vai render ainda, de processos a desgosto geral.
Claro que diversos abnegados, vendo que já estavam no olho do furacão, aproveitaram a tormenta e reagiram com a tupiniquim capacidade de sorrir até na desgraça. Não os julgo. Divertiram-se com o restante do line up, beberam, bateram fotos e chegaram em casa munidos de assunto para semanas! Foram a essência do espírito banger «A falência do festival poderia ter suscitado quebra-quebra geral, manchando a imagem de público ordeiro». Parabéns!
Quais lições tiramos dessa história, crianças? Tema o oba-oba: nem sempre vale a pena correr atrás da manada. Uma visão crítica e um pé atrás nunca são demais. A nação headbanger é a mais forte de todas: milhares de batedores de cabeça se entregaram de corpo & alma. A distância, o calor, o gasto, o perrengue…nada abateu os fiéis deste sacerdócio mundanamente conhecido por heavy metal. O fiasco do M.O.A., ironicamente, mostra a força e o amor incondicional dos fãs, acima de todas as adversidades.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
Geoff Tate explica por que projeto com Bruce Dickinson e Rob Halford não foi adiante
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
2/4 do Black Sabbath original vai participar de convenção de horror nos EUA
Os 50 hambúrgueres do Guns N' Roses após show em Porto Alegre
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Como Max Cavalera reagiu ao primeiro encontro com o irmão Iggor em dez anos
The Cure: Robert Smith revela a música que inspirou o nome da banda
Em 1994, Max Cavalera alfinetou Engenheiros do Hawaii durante entrevista a João Gordo
Stephen King e sua canção favorita dos Beatles; "Ainda soa totalmente fresca quando ouço hoje"


Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite



