Mundo do rock sofre conseqüências de atentados terroristas
Por Thiago Sarkis
Postado em 13 de setembro de 2001
As imagens dos atentados terroristas, que pararam o mundo na terça-feira, 11 de setembro de 2001, irão ecoar por muito tempo na história da humanidade. Provavelmente, pelo resto de nossos dias. Todos esperam pelas conseqüências, mas ninguém realmente sabe onde e como se refletirão os absurdos cometidos, na mais clara concretização de perda / inversão de valores, e total depreciação da figura humana, em nossa Era.
Você deve estar se perguntando "por que o Whiplash! está falando disso?". É bem simples. As coisas mudam a partir de momentos trágicos como os assistidos nos Estados Unidos. Todos os aspectos referentes ao ser humano se abalam e tendem a passar por uma reestruturação. Dentro disso, temos as artes, a música, e mais especificamente, já enquadrando o problema em uma perspectiva "Whiplasher", o rock, o metal, o blues, e por aí vai.
Dream Theater - Mais Novidades
Apesar de toda a tristeza diante do desastre das relações humanas, as primeiras notícias dão um pouco de tranqüilidade aos fanáticos por rock. Diversos músicos que residem em Nova Iorque já deram sinal de vida e avisaram estar bem. Por enquanto não há nenhum indício de que algum artista tenha sofrido diretamente em seu corpo, ou em sua família, com os atentados que atingiram Nova Iorque e Washington. Porém, estamos atentos e qualquer informação estará sendo passada nas novidades do site.
No entanto, diversos shows e eventos relacionados à música foram cancelados, devido ao desastre. Além disso, dois sustos, em coincidências incríveis, deixaram fãs e músicos de cabelo em pé.
A primeira se refere a John McLaughlin, mas os admiradores do guitarristas podem ficar calmos, pois está tudo bem com ele. Na manhã do dia 12 de setembro, quarta-feira, os bombeiros, em busca de sobreviventes nos escombros, encontraram John McLaughlin, um POLICIAL, com duas pernas quebradas, mas ainda vivo. Obviamente a notícia não repercutiu bem e a ausência de informações agravou a certeza de que aquele seria o líder da Mahavishnu Orchestra, companheiro de figuras como Stanley Clarke, Al Di Meola, Paco de Lucía e David Bowie. Para nossa felicidade, não era ele, e o policial, mais uma vítima de seres humanos como ele próprio, está bem e encontra-se em estado estável, sem correr risco de vida.
A coisa ficou mais feia para o lado do Dream Theater. Seus músicos estão bem e nem estavam perto do local dos desabamentos. Todavia, as gravações do próximo álbum de estúdio, que se realizavam em Nova Iorque, foram interrompidas e a banda teve que dar atenção às modificações de alguns detalhes de seu álbum ao vivo. Obviamente sem culpa, mas passando por um dos momentos mais constragedores de sua carreira, o grupo se vê prestes a mudar a capa de seu trabalho, gravado em Nova Iorque, em 2001.
Em uma inacreditável coincidência, o disco "Live Scenes From New York", tinha lançamento programado para o dia 11 de setembro de 2001, data da tragédia, e chegou a ser colocado nas prateleiras de algumas lojas e enviado a alguns fãs que fizeram pedidos prévios pela Internet. A coisa não para por aí. Foi ainda com mais perplexidade, que os admiradores do Dream Theater, relacionaram a capa do álbum ao vivo, com as imagens do terrorismo nos Estados Unidos.
Como você pode conferir ao lado, "Live Scenes From New York", mostra algumas imagens dos integrantes, e contém em seu centro, uma maçã, representando a "Big Apple", uma das mais famosas referências feitas à Nova Iorque. A fruta, enroscada em arames farpados, está em chamas, e substitui o coração, que na mesma situação, foi colocado no álbum "Images & Words" e virou um símbolo da banda. No meio do fogo, estão alguns símbolos da mais movimentada cidade do planeta, incluindo a Estátua da Liberdade e, pasmem, as Torres gêmeas do World Trade Center, que vieram a desabar em 11 de setembro de 2001, data da tragédia e também do lançamento do álbum.
A Elektra, gravadora do grupo, e os integrantes do Dream Theater, atônitos com o fato, deram início às conversações sobre uma provável alteração na capa do disco, e decidiram tirar "Live Scenes From New York" das prateleiras, pelo menos até que se resolva se haverá mesmo a mudança. A ordem foi aceita por alguns vendedores, como a CDNow - http://www.cdnow.com -, que não mais disponibiliza o CD em seu site. Já a CDUniverse - http://www.cduniverse.com - ainda possui cópias e não parece muito disposta a se desfazer delas.
Caso gravadora e conjunto decidam mudar a capa do álbum ao vivo, aqueles que já o compraram ou receberam com antecipação, terão um item de colecionador em suas mãos, e uma lembrança de um dos momentos mais lamentáveis da humanidade, retratada em um trabalho de seus ídolos.
É com toda a tristeza que vemos coisas como essa acontecerem e o máximo que podemos oferecer são nossas condolências. Não era para acontecer e não devia ter chegado a esse ponto, mas já que estamos aqui, que isso tudo sirva de lição. Não apenas para irmos além de nossos limites e montarmos sistemas de segurança monstruosos, como também, e principalmente, para crescermos como humanos, reavaliando nossos valores e exercendo um controle sobre tolices como indiferença e prepotência.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A história do último encontro entre Raul Seixas e Paulo Coelho, eternizado em foto emblemática
O apelido que David Gilmour odeia ser chamado - e Roger Waters chama
O guitarrista de famosa banda de rock que é casado há dez anos com atriz Cameron Diaz


Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
A música do Dream Theater inspirada em atrocidades que civis sofrem na Arábia Saudita
Mike Portnoy diz que há um "Lars Ulrich" de diferença entre ele e Neil Peart
O disco definitivo do prog, de acordo com Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
O dia que acharam que Humberto Gessinger curtia Dream Theater, segundo o próprio
Para Mike Portnoy, Sepultura ajudou a carregar a bandeira do metal nos anos 90
O dia que Robert Plant pediu um cigarro para James LaBrie em um bar (e não ganhou)
Neil Peart: o emocionante texto de Mike Portnoy sobre o ídolo



