Morte de Joe Strummer promove reunião de tríade do punk
Fonte: Folha Online
Postado em 31 de dezembro de 2002
LÚCIO RIBEIRO
da Folha de S. Paulo
A máxima "o punk não morreu" precisa ser rediscutida depois do trágico evento de dois domingos atrás, quando um passeio com o cachorro se transformou no último ato em vida do senhor Joe Strummer, ex-líder da seminal banda punk inglesa The Clash, que entre tantos outros atos ajudou a forjar uma das mais significativas manifestações culturais, sociais e políticas da história.
Desde a tarde do último dia 22, Strummer está em companhia de Sid Vicious (1957-1979) e Joey Ramone (1951-2001). Já há, assim, a representação divina de Clash, Sex Pistols e Ramones, as três principais bandas da movimentação sonora dos anos 70 que extrapolou a música, virou tendência de comportamento, moda e influi no pensamento jovem até hoje.
A autópsia confirmou na semana passada: Joe Strummer morreu em decorrência de um repentino e fulminante ataque cardíaco. O músico, então com 50 anos, vivia em Somerset, Inglaterra.
Até o último dia 22 de novembro, Strummer estava em cima do palco. Com sua banda de "world rock" Mescaleros, encerrava em Liverpool uma bem-sucedida turnê pelo Reino Unido. Dias antes, em show beneficente em Londres, reuniu-se com o ex-companheiro e guitarrista Mick Jones pela primeira vez desde o fim do Clash.
Em Liverpool, na derradeira apresentação ao vivo de Strummer, o guitarrista tocou seis canções de seu lendário ex-grupo.
Corre no rock que, se você respirou música jovem nos anos 70/ 80 e não tem o Clash como uma de suas três bandas prediletas desde sempre, você tem sérios problemas com a cena pop.
A medida disso é dada na repercussão da morte de Strummer. O crítico do jornal "The Independent" disse que, para a geração dele, a perda do vocalista do Clash é tão ruim quando as de John Lennon ou Bob Marley.
Chocado, o megastar irlandês Bono disse que o Clash ditou as regras pelas quais o U2 traçou sua carreira. O DJ americano Moby defendeu que "Joe e o Clash fizeram música emotiva e política e desafiante e experimental e excitante e maravilhosa".
O guitarrista Steve Jones, dos fundamentais Sex Pistols, disse que Joe Strummer foi uma grande parte de todo o movimento punk.
No Brasil, nos anos 80, uma das principais bandas punk do país, a baiana Camisa de Vênus, copiava descaradamente o Clash. Hoje, correntes de e-mails pilotadas por roqueiros teen, que não eram nem nascidos quando a banda acabou, lamentam a morte.
O quarteto londrino Libertines, a banda nova mais festejada da Inglaterra, surgiu fazendo barulho em 2001 com um som que pode ser definido como uma continuação de onde o Clash parou.
O caso Libertines pode ser tratado como geração espontânea dentro do rock inglês. O líder da banda, o cantor e guitarrista Pete Doherty, 22, jura que começou mesmo a prestar atenção em Clash de uns tempos para cá.
A ligação Clash-Libertines chega ao ponto de a produção do álbum de estréia do jovem grupo, o elogiado "Up the Bracket", lançado em outubro, ser assinada por Mick Jones, parceiro de Joe Strummer no Clash.
O filme "007 - Um Novo Dia para Morrer", que estréia no Brasil no dia 10 de janeiro, presta um tributo involuntário a Strummer. Em cena que o agente secreto regressa a Londres, um longo trecho do hino "London Calling" enche o som das salas de cinema.
Morte de Joe Strummer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
O nicho em que Edu Falaschi quis entrar e se deu mal: "Quem é essa Xuxa aí?"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
West Ham: o time do coração de Steve Harris
As influências de Humberto Gessinger, de Pink Floyd e Rush a punk e Iron Maiden
As últimas duas bandas do rock nacional que impressionaram Roger do Ultraje a Rigor

O segredo escondido no fim de "London Calling", do The Clash
Músicos do The Clash, Sex Pistols e The Libertines unem forças em single antirracista
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes
"Sem tempo, irmão!"; as clássicas bandas que Phil Collins ignorou completamente na época
Renato Russo: A história do maior nome do rock nacional
As perdas que levaram Renato Russo e Humberto Gessinger ao isolamento e sofrimento
Sebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo
Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa



