Morte de Joe Strummer promove reunião de tríade do punk
Fonte: Folha Online
Postado em 31 de dezembro de 2002
LÚCIO RIBEIRO
da Folha de S. Paulo
A máxima "o punk não morreu" precisa ser rediscutida depois do trágico evento de dois domingos atrás, quando um passeio com o cachorro se transformou no último ato em vida do senhor Joe Strummer, ex-líder da seminal banda punk inglesa The Clash, que entre tantos outros atos ajudou a forjar uma das mais significativas manifestações culturais, sociais e políticas da história.
Desde a tarde do último dia 22, Strummer está em companhia de Sid Vicious (1957-1979) e Joey Ramone (1951-2001). Já há, assim, a representação divina de Clash, Sex Pistols e Ramones, as três principais bandas da movimentação sonora dos anos 70 que extrapolou a música, virou tendência de comportamento, moda e influi no pensamento jovem até hoje.
A autópsia confirmou na semana passada: Joe Strummer morreu em decorrência de um repentino e fulminante ataque cardíaco. O músico, então com 50 anos, vivia em Somerset, Inglaterra.
Até o último dia 22 de novembro, Strummer estava em cima do palco. Com sua banda de "world rock" Mescaleros, encerrava em Liverpool uma bem-sucedida turnê pelo Reino Unido. Dias antes, em show beneficente em Londres, reuniu-se com o ex-companheiro e guitarrista Mick Jones pela primeira vez desde o fim do Clash.
Em Liverpool, na derradeira apresentação ao vivo de Strummer, o guitarrista tocou seis canções de seu lendário ex-grupo.
Corre no rock que, se você respirou música jovem nos anos 70/ 80 e não tem o Clash como uma de suas três bandas prediletas desde sempre, você tem sérios problemas com a cena pop.
A medida disso é dada na repercussão da morte de Strummer. O crítico do jornal "The Independent" disse que, para a geração dele, a perda do vocalista do Clash é tão ruim quando as de John Lennon ou Bob Marley.
Chocado, o megastar irlandês Bono disse que o Clash ditou as regras pelas quais o U2 traçou sua carreira. O DJ americano Moby defendeu que "Joe e o Clash fizeram música emotiva e política e desafiante e experimental e excitante e maravilhosa".
O guitarrista Steve Jones, dos fundamentais Sex Pistols, disse que Joe Strummer foi uma grande parte de todo o movimento punk.
No Brasil, nos anos 80, uma das principais bandas punk do país, a baiana Camisa de Vênus, copiava descaradamente o Clash. Hoje, correntes de e-mails pilotadas por roqueiros teen, que não eram nem nascidos quando a banda acabou, lamentam a morte.
O quarteto londrino Libertines, a banda nova mais festejada da Inglaterra, surgiu fazendo barulho em 2001 com um som que pode ser definido como uma continuação de onde o Clash parou.
O caso Libertines pode ser tratado como geração espontânea dentro do rock inglês. O líder da banda, o cantor e guitarrista Pete Doherty, 22, jura que começou mesmo a prestar atenção em Clash de uns tempos para cá.
A ligação Clash-Libertines chega ao ponto de a produção do álbum de estréia do jovem grupo, o elogiado "Up the Bracket", lançado em outubro, ser assinada por Mick Jones, parceiro de Joe Strummer no Clash.
O filme "007 - Um Novo Dia para Morrer", que estréia no Brasil no dia 10 de janeiro, presta um tributo involuntário a Strummer. Em cena que o agente secreto regressa a Londres, um longo trecho do hino "London Calling" enche o som das salas de cinema.
Morte de Joe Strummer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Ex-integrantes do Cradle of Filth levam Dani Filth aos tribunais
A música do Metallica que deixou o veterano James Hetfield apreensivo
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
A inesperada banda brasileira que não sai dos ouvidos de Jeff Scott Soto
A música do Rush que para Neil Peart é "provavelmente uma das nossas melhores"
Cliff Burton: um hippie headbanger

A banda apenas uma "boa ideia" que Bono acredita ter aniquilado o espírito do U2
5 rocks internacionais assumidamente influenciados pela bossa nova
Top 40: os músicos mais ricos do hard rock e metal
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte
Banda encerra atividades após descobrir que guitarrista usava dinheiro do grupo para pagar contas
A banda de rock nacional com 40 milhões no Spotify que nunca teve mudança de integrante
A canção de filme fracassado que virou uma das maiores baladas dos anos 80



