Morte de Joe Strummer promove reunião de tríade do punk

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Fonte: Folha Online
Enviar Correções  

LÚCIO RIBEIRO
da Folha de S. Paulo

A máxima "o punk não morreu" precisa ser rediscutida depois do trágico evento de dois domingos atrás, quando um passeio com o cachorro se transformou no último ato em vida do senhor Joe Strummer, ex-líder da seminal banda punk inglesa The Clash, que entre tantos outros atos ajudou a forjar uma das mais significativas manifestações culturais, sociais e políticas da história.

publicidade

Desde a tarde do último dia 22, Strummer está em companhia de Sid Vicious (1957-1979) e Joey Ramone (1951-2001). Já há, assim, a representação divina de Clash, Sex Pistols e Ramones, as três principais bandas da movimentação sonora dos anos 70 que extrapolou a música, virou tendência de comportamento, moda e influi no pensamento jovem até hoje.

publicidade

A autópsia confirmou na semana passada: Joe Strummer morreu em decorrência de um repentino e fulminante ataque cardíaco. O músico, então com 50 anos, vivia em Somerset, Inglaterra.

Até o último dia 22 de novembro, Strummer estava em cima do palco. Com sua banda de "world rock" Mescaleros, encerrava em Liverpool uma bem-sucedida turnê pelo Reino Unido. Dias antes, em show beneficente em Londres, reuniu-se com o ex-companheiro e guitarrista Mick Jones pela primeira vez desde o fim do Clash.

publicidade

Em Liverpool, na derradeira apresentação ao vivo de Strummer, o guitarrista tocou seis canções de seu lendário ex-grupo.

Corre no rock que, se você respirou música jovem nos anos 70/ 80 e não tem o Clash como uma de suas três bandas prediletas desde sempre, você tem sérios problemas com a cena pop.

A medida disso é dada na repercussão da morte de Strummer. O crítico do jornal "The Independent" disse que, para a geração dele, a perda do vocalista do Clash é tão ruim quando as de John Lennon ou Bob Marley.

publicidade

Chocado, o megastar irlandês Bono disse que o Clash ditou as regras pelas quais o U2 traçou sua carreira. O DJ americano Moby defendeu que "Joe e o Clash fizeram música emotiva e política e desafiante e experimental e excitante e maravilhosa".

O guitarrista Steve Jones, dos fundamentais Sex Pistols, disse que Joe Strummer foi uma grande parte de todo o movimento punk.

publicidade

No Brasil, nos anos 80, uma das principais bandas punk do país, a baiana Camisa de Vênus, copiava descaradamente o Clash. Hoje, correntes de e-mails pilotadas por roqueiros teen, que não eram nem nascidos quando a banda acabou, lamentam a morte.

O quarteto londrino Libertines, a banda nova mais festejada da Inglaterra, surgiu fazendo barulho em 2001 com um som que pode ser definido como uma continuação de onde o Clash parou.

publicidade

O caso Libertines pode ser tratado como geração espontânea dentro do rock inglês. O líder da banda, o cantor e guitarrista Pete Doherty, 22, jura que começou mesmo a prestar atenção em Clash de uns tempos para cá.

A ligação Clash-Libertines chega ao ponto de a produção do álbum de estréia do jovem grupo, o elogiado "Up the Bracket", lançado em outubro, ser assinada por Mick Jones, parceiro de Joe Strummer no Clash.

publicidade

O filme "007 - Um Novo Dia para Morrer", que estréia no Brasil no dia 10 de janeiro, presta um tributo involuntário a Strummer. Em cena que o agente secreto regressa a Londres, um longo trecho do hino "London Calling" enche o som das salas de cinema.


Morte de Joe Strummer

Joe Strummer: Um herói a cada ano, não há coração que agüenteJoe Strummer
Um herói a cada ano, não há coração que agüente

Clash: Aos 50 anos, morre Joe Strummer, fundador da bandaClash
Aos 50 anos, morre Joe Strummer, fundador da banda

Joe Strummer estava compondo com Bono Vox

Autópsia confirma causa da morte de Joe Strummer

Músico Joe Strummer é cremado em Londres

Joe Strummer, ex-líder do The Clash, finalizava álbum

Joe Strummer vira nome de floresta na Escócia

Show em homenagem a Joe Strummer no CBGB

Grammy: Springsteen lidera homenagem a Joe Strummer

Primeira banda de Strummer se reúne para tributo

Últimas gravações de Strummer vão ser lançadas em breve

Amigos preservam gravações caseiras de Strummer

Clipe de Joe Strummer terá várias celebridades

Filme relata últimos dias de Joe Strummer, do Clash

Joe Strummer deixou herança de $1.95 milhões

Todas as matérias sobre "Morte de Joe Strummer"




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Black Sabbath: a passagem de Ian Gillan pela bandaBlack Sabbath
A passagem de Ian Gillan pela banda

Dr. Sin: Agora todo mundo lamenta? Vão se foder!, diz Regis TadeuDr. Sin
Agora todo mundo lamenta? Vão se foder!, diz Regis Tadeu


WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin