A banda apenas uma "boa ideia" que Bono acredita ter aniquilado o espírito do U2
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de outubro de 2025
Bono, vocalista do U2, sempre se colocou como alguém disposto a usar a música para tentar mudar o mundo, mesmo que isso, em muitos momentos, tenha rendido críticas de que soava excessivamente messiânico. Essa postura, no entanto, só se consolidou após uma grande decepção ainda no início da trajetória do grupo.
No fim dos anos 1970, o cenário musical europeu estava em ebulição. O punk rock surgia como resposta ao excesso do rock progressivo, trazendo uma atitude crua, agressiva e antissistema. Bandas como The Clash e Ramones conquistavam multidões pela honestidade de sua rebeldia, e os jovens irlandeses do U2 viam nesse movimento a força que poderia dar sentido às suas próprias ambições artísticas.

Bono, em especial, nutria uma enorme admiração pelos Sex Pistols, considerados na época o exemplo máximo da energia punk. Mas a desilusão veio cedo. Ao descobrir que o grupo era, em grande parte, fruto de uma ideia calculada pelo empresário Malcolm McLaren, mais preocupado em chocar e vender do que em transmitir autenticidade, o vocalista do U2 sentiu que o chão lhe havia sido tirado.
"Foi triste para nós no U2 descobrir, aos 18 anos, que os Sex Pistols eram apenas uma 'boa ideia' que alguém havia pensado. Porque, aos 16, nós acreditávamos naquilo, acreditávamos no rock and roll. Muitas vezes ele é uma farsa. Pode ser divertido ou até esclarecedor, mas não é disso que eu gosto", disse Bono anos depois em entrevista resgatada pela Far Out.
Para o cantor, perceber que a rebeldia do grupo londrino era mais encenação do que verdade foi devastador. A sensação era de que toda uma geração havia sido enganada - e, por consequência, o próprio espírito do U2, ainda em formação, também havia sido "esmagado".
Tim Coffman, que assina o texto, reforça: "A partir dessa decepção, Bono e seus companheiros decidiram buscar outro caminho: construir uma banda que não apenas aparentasse sinceridade, mas que realmente acreditasse naquilo que dizia em suas canções. Essa postura moldou discos icônicos como The Joshua Tree (1987), onde músicas como Where the Streets Have No Name são carregadas de uma fé quase religiosa no poder transformador da música".
Ele conclui: "Curiosamente, essa mesma busca por autenticidade fez de Bono um dos primeiros grandes defensores do grunge no início dos anos 1990. Ele viu no movimento de Seattle - com bandas como Pearl Jam e Nirvana - a mesma verdade que havia procurado em vão nos Sex Pistols. Tanto que levou o Pearl Jam como banda de abertura na turnê ZooTV, consolidando um elo entre gerações".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse


O cantor que consegue ser melhor do que o "maior da Terra", segundo Bono do U2
O cantor que, para Bono do U2, conseguiu superar até "o maior cantor da Terra"
A opinião de Bono do U2 sobre o saudoso cantor italiano Luciano Pavarotti
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo


