Morre Joe Strummer, fundador da banda The Clash
Postado em 23 de dezembro de 2002
Morreu no dia 22/12/2002, aos 50 anos de idade, em sua residência na localidade de Somerset, oeste da Inglaterra, o guitarrista e vocalista Joe Strummer, um dos fundadores e líderes do lendário THE CLASH, uma das bandas seminais do movimento Punk inglês.
Filho de um diplomata britânico, nascido em Ankara, na Turquia, em 21 de agosto de 1952, Joe, cujo nome de batismo era John Graham Mellor, começou sua carreira no início dos anos setenta, quando formou uma banda chamada 101'ERS, que tocava nos "pubs" da Inglaterra, até que, em 1976, após assistir um show do SEX PISTOLS, decidiu que era hora de assumir outro direcionamento musical.
Foi então que, juntamente com Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon, formou o THE CLASH, que se tornaria em pouco tempo uma das maiores bandas do movimento punk britânico, graças a sua mescla de estilos musicais diversos, e principalmente sua ideologia política, que ficaria impressa em trabalhos como "London Calling" de 1979 e "Sandinista!" de 1980.
Por sinal, a foto da capa do "London Calling", foi escolhida recentemente como uma das imagens mais marcantes da história do Rock.
Com a saída de Jones em 1983, Strummer ainda lançaria mais um álbum com a banda, e logo após sairia em carreira solo, tendo participado de inúmeros projetos musicais e até atuado no cinema, ora como ator, ora como compositor de trilhas sonoras, até que em 1999 ele monta uma nova banda, THE MESCALEROS, com a qual registra dois discos.
Nos últimos tempos, embora oficialmente Joe estivesse trabalhando no terceiro álbum de sua banda, rumores davam conta de uma possível reunião do CLASH, corroborados por uma aparição de Mick Jones num show do JOE STRUMMER & THE MESCALEROS, ocorrido em 15 de novembro passado.
Mas infelizmente, agora é tarde demais...
Suspeita-se que o músico, que deixou mulher e filhos, tenha sofrido um ataque cardíaco. Um porta-voz anunciou que será feita uma autópsia em breve.
Clique aqui para acessar o message board do site oficial do músico, e deixar sua mensagem.
Morte de Joe Strummer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito


O segredo escondido no fim de "London Calling", do The Clash
Músicos do The Clash, Sex Pistols e The Libertines unem forças em single antirracista
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes
"Sem tempo, irmão!"; as clássicas bandas que Phil Collins ignorou completamente na época
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa
Motorhead: a gafe nazista de Lemmy em Nuremberg
Dave Mustaine: "Kiko é o primeiro que me intimida desde Friedman"
A música "perfeita" e "irretocável" de Pit Passarell que fez sucesso com o Capital Inicial


