Morre Joe Strummer, fundador da banda The Clash
Postado em 23 de dezembro de 2002
Morreu no dia 22/12/2002, aos 50 anos de idade, em sua residência na localidade de Somerset, oeste da Inglaterra, o guitarrista e vocalista Joe Strummer, um dos fundadores e líderes do lendário THE CLASH, uma das bandas seminais do movimento Punk inglês.
Filho de um diplomata britânico, nascido em Ankara, na Turquia, em 21 de agosto de 1952, Joe, cujo nome de batismo era John Graham Mellor, começou sua carreira no início dos anos setenta, quando formou uma banda chamada 101'ERS, que tocava nos "pubs" da Inglaterra, até que, em 1976, após assistir um show do SEX PISTOLS, decidiu que era hora de assumir outro direcionamento musical.
Foi então que, juntamente com Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon, formou o THE CLASH, que se tornaria em pouco tempo uma das maiores bandas do movimento punk britânico, graças a sua mescla de estilos musicais diversos, e principalmente sua ideologia política, que ficaria impressa em trabalhos como "London Calling" de 1979 e "Sandinista!" de 1980.
Por sinal, a foto da capa do "London Calling", foi escolhida recentemente como uma das imagens mais marcantes da história do Rock.
Com a saída de Jones em 1983, Strummer ainda lançaria mais um álbum com a banda, e logo após sairia em carreira solo, tendo participado de inúmeros projetos musicais e até atuado no cinema, ora como ator, ora como compositor de trilhas sonoras, até que em 1999 ele monta uma nova banda, THE MESCALEROS, com a qual registra dois discos.
Nos últimos tempos, embora oficialmente Joe estivesse trabalhando no terceiro álbum de sua banda, rumores davam conta de uma possível reunião do CLASH, corroborados por uma aparição de Mick Jones num show do JOE STRUMMER & THE MESCALEROS, ocorrido em 15 de novembro passado.
Mas infelizmente, agora é tarde demais...
Suspeita-se que o músico, que deixou mulher e filhos, tenha sofrido um ataque cardíaco. Um porta-voz anunciou que será feita uma autópsia em breve.
Clique aqui para acessar o message board do site oficial do músico, e deixar sua mensagem.
Morte de Joe Strummer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden


A banda apenas uma "boa ideia" que Bono acredita ter aniquilado o espírito do U2
5 rocks internacionais assumidamente influenciados pela bossa nova
Bon Jovi: as fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008
Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"
"Como eles ficarão putos se são bilionários?", diz líder do Destruction sobre Metallica
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
Roqueiros conservadores: a direita do rock na revista Veja


