Bandas de heavy metal abrandam som para rádios
Fonte: UOL Música
Postado em 04 de junho de 2004
Por Gelu Sulugiuc
NOVA YORK (Reuters) - As bandas de heavy metal sempre tiveram som de guitarras distorcidas, baterias pesadas, cantores que sabem grunhir e solos em alto volume. Agora, porém, as exigências comerciais estão levando algumas a mostrar um lado mais moderado.
Com as gravadoras dispensando as bandas que não vendem álbuns em grande quantidade, cada vez mais grupos de heavy metal estão optando por oferecer às rádios comerciais música que é mais fácil de se ouvir.
Ao mesmo tempo, no entanto, os grupos têm apresentado suas canções mais duras em programas de TV voltados a um público específico.
Os músicos pop de outros gêneros há décadas já promovem seu som de maneiras que visam captar a atenção do volátil público teen.
Para o heavy metal, porém, essa é uma mudança grande, na medida em que seus artistas sempre se orgulharam de suas posturas inconformistas e às vezes até mesmo anti-sociais.
A banda canadense feminina Kittie, cujos dois primeiros álbuns, juntos, venderam mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo, nutre grandes esperanças para o single "Into The Darkness", do novo álbum "Until The End", que sairá no final de julho.
O álbum contém duas versões da canção. Ambas incluem bateria e guitarras pesadas, mas, enquanto uma versão acrescenta aos vocais melódicos os gritos agressivos que são a marca registrada da banda, a versão que será lançada em single não contém os gritos.
"É um lado mais light da banda, mas, se isso nos ajudar a abrir portas para nossas canções mais pesadas chegarem às rádios, por que não?", disse a cantora e guitarrista Morgan Lander.
O Metallica, o grupo de rock que teve as maiores vendas dos anos 1990, abriu o caminho para esse tipo de sucesso com canções de rádio mais lights, como "Nothing Else Matters" e "Enter Sandman". Isso acabou levando as rádios a também tocar canções mais pesadas dos álbuns mais antigos da banda, como "Master Of Puppets".
Os fãs hard-core ainda podem desfrutar a fúria plena das bandas de metal em programas de TV especializados como "Uranium", na rede norte-americana de música Fuse, e "Headbanger's Ball", na MTV2.
A Fuse, que chega a 37 milhões de residências dos EUA, procura preencher o vazio deixado pela MTV quando ela desistiu de exibir videoclipes 24 horas por dia para abrir espaço para reality shows lucrativos como "The Osbournes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps