Filme traz imagens inéditas de Janis Joplin
Fonte: Terra Música
Postado em 20 de julho de 2004
O espírito hippie vive em um novo documentário contendo imagens inéditas de Janis Joplin, Grateful Dead e outros artistas da virada dos anos 70. Estréia esta semana nos Estados Unidos "Festival Express", o filme montado a partir de filmes feitos em um festival itinerante organizado no Canadá, em 1970, em que as bandas viajaram pelo país à bordo de um trem. Toda a "loucurama" dos jovens artistas havia sido registrada por uma equipe de cinema, mas as imagens nunca haviam sido divulgadas.
Por cinco dias os artistas moraram e ensaiaram no Festival Express, fazendo um trajeto de 3 mil quilômetros entre Toronto e Winnipeg, parando em três cidades diferentes para as apresentações em si.
Os cinegrafistas (Peter Biziou e Bob Fiore, que depois viraram nomes conhecidos de Hollywood) haviam sido contratados pelos organizadores do festival - que foi devidamente regado a drogas e bebida -, mas como o evento deu prejuízo, eles não foram pagos pelo serviço e também não entregaram os rolos de filmes. Anos mais tarde, o material foi parar no arquivo nacional canadense.
Há poucos anos, o diretor inglês Bob Smeaton, que trabalhou em um documentário sobre Jimmi Hendrix e no Anthology, dos Beatles, resolveu resgatar a história do "Festival Express". Ele entrevistou vários participantes e recuperou tanto os trechos de apresentações quanto os dos igualmente interessantes momento de bastidores à bordo do trem.
Uma das cenas mais engraçadas é quando o trem tem de fazer uma parada de emergência porque a bebida acabou: vários integrantes são vistos carregando caixas com o estoque completo de uma loja de bebidas de volta para os vagões. Alguém coloca LSD no uísque e a festa fica mais animada.
Além de Joplin e do Grateful Dead, também estavam à bordo The Band, Buddy Guy, The New Riders of the Purple Sage, Traffic, Delaney and Bonnie, Sha Na Na, Ian and Sylvia e os Flying Burrito Brothers.
Os fãs da música da virada dos anos 70 têm um ótimo repertório: o Greatfull Dead, por exemplo, faz versões de Don't Ease Me In, Friend of the Devil, New Speedway Boogie e Casey Jones. Joplin, que morreu apenas dois meses depois do festival, aparece com força total em uma interpretação de Cry Baby.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Bob Daisley esclarece rumores sobre saída de Randy Rhoads da banda de Ozzy
Bill Hudson diz que o U.D.O. apagou tudo o que ele gravou para "Steelfactory"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Show do ZZ Top em Porto Alegre sofre mudança de local
Amon Amarth e King Diamond virão ao Bangers Open Air? Site mexicano diz que sim
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
O clássico absoluto do Metallica que fez a cabeça de Rob Halford
A obra-prima do Pink Floyd que Roger Waters considerava mais dele do que da banda
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
Saxon anuncia 25º álbum de estúdio e libera a faixa-título "Gods of Thunder"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
A história por trás de "Pais e Filhos", a canção da Legião Urbana que muitos não entendem
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988

A canção que virou uma despedida assustadoramente apropriada de Janis Joplin
O Livro dos Mortos do Rock: vida e morte no Rock And Roll



