Cubanos vão à loucura com ex-tecladista do Yes
Fonte: Terra Música
Postado em 26 de abril de 2005
Amantes cubanos do rock, de diferentes gerações, ovacionaram empolgadamente Rick Wakeman durante um concerto do ex-tecladista do grupo Yes.
Wakeman e o New English Rock Ensemble (NERE) tocaram durante duas horas, na noite do domingo, para centenas de cubanos reunidos na praça Antiimperialista José Martí.
"Isto é a melhor música de rock que já tocaram nesta ilha", disse o fã José Negrín, de 40 anos, que assistiu ao show com sua esposa e seu filho de 15 anos.
Pai e filho presenciaram fascinados o show e tocaram seus próprios teclados imaginários no ar, enquanto os dedos de Wakeman viajavam velozes para fazer soar vários pianos e sintetizadores eletrônicos.
O músico britânico vestia uma capa de lantejoulas vermelhas, brancas e douradas, enquanto o vocalista do NERE levava uma tradicional "guayabera" cubana.
Wakeman mudou a capa por um saco roxo brilhante e um chapéu de feiticeiro, quando tomou um teclado portátil e se misturou ao público para tocar. Depois, ele subiu ao palco com uma garota, e seguiu tocando sem perder uma nota.
O astro do rock incluiu em seu repertório várias melodias famosas da década de 1970, além das canções de seus álbuns Journey to the Center of the Earth e The Six Wives of Henry VIII.
A multidão foi ao delírio quando Wakeman interpretou Arthur, tema de uma série da TV cubana chamada História do Cinema.
Vários pais presenciaram o show com seus filhos. Entre o público tinha também alguns jovens com emblemas alusivos ao rock pesado. Tatuagens e piercings foram vistas em abundância.
"Antes (em 1970 ou começos de 1980), quem tinha cabelo comprido era discriminado em Cuba", disse o cabeludo Lázaro Pérez, 33 anos. "Os roqueiros eram perseguidos, diziam-lhes que eram contra a Revolução (cubana). Mas passou já; estamos em 2005."
AP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Johnny Depp: a banda que poderia ter desbancado o Guns
O motivo pelo qual Ringo era "ruim", segundo George Harrison, dos Beatles
Saúde: mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais


David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Rick Wakeman passa por cirurgia para implante de válvula no cérebro
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Rock Progressivo: os dez discos mais importantes da história



