Cubanos vão à loucura com ex-tecladista do Yes
Fonte: Terra Música
Postado em 26 de abril de 2005
Amantes cubanos do rock, de diferentes gerações, ovacionaram empolgadamente Rick Wakeman durante um concerto do ex-tecladista do grupo Yes.
Wakeman e o New English Rock Ensemble (NERE) tocaram durante duas horas, na noite do domingo, para centenas de cubanos reunidos na praça Antiimperialista José Martí.
"Isto é a melhor música de rock que já tocaram nesta ilha", disse o fã José Negrín, de 40 anos, que assistiu ao show com sua esposa e seu filho de 15 anos.
Pai e filho presenciaram fascinados o show e tocaram seus próprios teclados imaginários no ar, enquanto os dedos de Wakeman viajavam velozes para fazer soar vários pianos e sintetizadores eletrônicos.
O músico britânico vestia uma capa de lantejoulas vermelhas, brancas e douradas, enquanto o vocalista do NERE levava uma tradicional "guayabera" cubana.
Wakeman mudou a capa por um saco roxo brilhante e um chapéu de feiticeiro, quando tomou um teclado portátil e se misturou ao público para tocar. Depois, ele subiu ao palco com uma garota, e seguiu tocando sem perder uma nota.
O astro do rock incluiu em seu repertório várias melodias famosas da década de 1970, além das canções de seus álbuns Journey to the Center of the Earth e The Six Wives of Henry VIII.
A multidão foi ao delírio quando Wakeman interpretou Arthur, tema de uma série da TV cubana chamada História do Cinema.
Vários pais presenciaram o show com seus filhos. Entre o público tinha também alguns jovens com emblemas alusivos ao rock pesado. Tatuagens e piercings foram vistas em abundância.
"Antes (em 1970 ou começos de 1980), quem tinha cabelo comprido era discriminado em Cuba", disse o cabeludo Lázaro Pérez, 33 anos. "Os roqueiros eram perseguidos, diziam-lhes que eram contra a Revolução (cubana). Mas passou já; estamos em 2005."
AP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
As 50 melhores músicas de 2025, segundo a Classic Rock
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
O disco que Corey Taylor considera o álbum de heavy metal perfeito
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
O artista universal que John Lennon sabia que jamais alcançaria

O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Rick Wakeman passa por cirurgia para implante de válvula no cérebro
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Para entender: o que é rock progressivo?



