Cubanos vão à loucura com ex-tecladista do Yes
Fonte: Terra Música
Postado em 26 de abril de 2005
Amantes cubanos do rock, de diferentes gerações, ovacionaram empolgadamente Rick Wakeman durante um concerto do ex-tecladista do grupo Yes.
Wakeman e o New English Rock Ensemble (NERE) tocaram durante duas horas, na noite do domingo, para centenas de cubanos reunidos na praça Antiimperialista José Martí.
"Isto é a melhor música de rock que já tocaram nesta ilha", disse o fã José Negrín, de 40 anos, que assistiu ao show com sua esposa e seu filho de 15 anos.
Pai e filho presenciaram fascinados o show e tocaram seus próprios teclados imaginários no ar, enquanto os dedos de Wakeman viajavam velozes para fazer soar vários pianos e sintetizadores eletrônicos.
O músico britânico vestia uma capa de lantejoulas vermelhas, brancas e douradas, enquanto o vocalista do NERE levava uma tradicional "guayabera" cubana.
Wakeman mudou a capa por um saco roxo brilhante e um chapéu de feiticeiro, quando tomou um teclado portátil e se misturou ao público para tocar. Depois, ele subiu ao palco com uma garota, e seguiu tocando sem perder uma nota.
O astro do rock incluiu em seu repertório várias melodias famosas da década de 1970, além das canções de seus álbuns Journey to the Center of the Earth e The Six Wives of Henry VIII.
A multidão foi ao delírio quando Wakeman interpretou Arthur, tema de uma série da TV cubana chamada História do Cinema.
Vários pais presenciaram o show com seus filhos. Entre o público tinha também alguns jovens com emblemas alusivos ao rock pesado. Tatuagens e piercings foram vistas em abundância.
"Antes (em 1970 ou começos de 1980), quem tinha cabelo comprido era discriminado em Cuba", disse o cabeludo Lázaro Pérez, 33 anos. "Os roqueiros eram perseguidos, diziam-lhes que eram contra a Revolução (cubana). Mas passou já; estamos em 2005."
AP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Nevermore assina contrato com a Reigning Phoenix Music e prepara novo disco
Bill Hudson: "Qualquer coisa que não são essas duas bandas é percebida pelo público como amador"
A banda de Heavy Metal definitiva para Ronnie James Dio
Dinho Ouro Preto diz que primeiros discos da Legião são mal gravados e explica motivo
Os 10 melhores discos do metal progressivo, em uma lista sem Dream Theater!


O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Rick Wakeman passa por cirurgia para implante de válvula no cérebro
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Para entender: o que é rock progressivo?



