RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O famoso riff do AC/DC escrito por Malcolm que Angus Young nunca conseguiu tocar direito

O super hit que Avenged Sevenfold fez para mostrar que suas músicas poderiam tocar em bares

Como eram paranoias de Raul Seixas que atrapalhavam sua carreira, segundo Jay Vaquer

A chocante visão de Axl Rose no túmulo de Jim Morrison que fez ele tomar uma decisão

The Darkness lança vídeo novo de "I Hate Myself", faixa de seu próximo disco

Masterplan confirma turnê latino-americana com três shows no Brasil

Roger atualiza estado de saúde de Mingau e comenta tentativa de comunicação em visitas

O melhor disco de 11 grandes bandas de Thrash Metal, segundo o Loudwire

Por que show do Led Zeppelin é bom e do Bob Dylan é um saco, segundo Paulo Ricardo

Jerry Cantrell e James Hetfield já conversaram sobre montar um projeto paralelo

Viúva confessa "vício" em usar inteligência artificial para "manter contato" com Lou Reed

O guitarrista preferido de Billy Gibbons, do ZZ Top; "ele foi subestimado"

Festival Best of Blues and Rock 2025 anuncia Richard Ascroft (The Verve) e Barão Vermelho

O melhor e o pior álbum de cada banda do Big Four do Thrash Metal, em lista do Loudwire

Andreas Kisser diz que Sepultura ficou "muito surpreso" com ida de Eloy Casagrande para o Slipknot


Stamp

Rick Wakeman diz que mixagem do Yes era "piada" e desmente estereótipo da banda

Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de dezembro de 2024

O tecladista Rick Wakeman, ex-integrante do icônico grupo de rock progressivo Yes, revelou detalhes pouco conhecidos sobre o processo criativo da banda e criticou as mixagens de seus álbuns, que classificou como "uma piada". Em entrevista ao canal do produtor Rick Beato (via Ultimate Guitar), Wakeman explicou que, embora a banda seja frequentemente vista como meticulosamente estruturada, seu método envolvia uma mistura de improvisação e trabalho detalhado.

Yes - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Reprodução - Final Tour
Foto: Reprodução - Final Tour

Segundo o músico, o Yes tinha uma abordagem única para as "jams" — momentos de improvisação durante a criação musical: "O que as pessoas não entendem sobre o Yes é que, às vezes, acham que tudo era muito fixo e organizado. Não era. O Yes fazia jams, mas talvez não como as que você normalmente vê. Eram do nosso jeito, e funcionavam."

Apesar dessa liberdade criativa, o processo de gravação era minucioso. As músicas eram registradas em seções, permitindo capturar a melhor performance de cada trecho. "Gravávamos em partes", explicou Wakeman. "Quando algo dava errado, parávamos, voltávamos um pouco e seguíamos dali."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No entanto, o tecladista apontou que o maior problema estava na etapa de mixagem. A participação de vários integrantes no processo resultava em produções caóticas: "A mixagem era uma piada. As mixagens do Yes nunca eram como deveriam ser, porque eram seis pares de mãos nos faders. Era um pesadelo. Ficavam tão compactadas, tão condensadas."

Wakeman lamentou a ausência de um processo mais profissional e focado, como o que encontrou ao trabalhar com David Bowie. "Eu gostaria que o Yes tivesse trabalhado como Bowie, com um engenheiro e um produtor no comando. Seu trabalho é tocar, e o deles, mixar."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS