Filme homenageia o punk norte americano
Fonte: UOL Música
Postado em 20 de setembro de 2006
NOVA YORK (Hollywood Reporter) - Na linha do tempo do punk-rock norte-americano, o hardcore está inserido entre o punk dos anos 1970 e o grunge da década de 1990. Caracterizado por músicas velozes, agressivas e cantadas em altíssimo volume, qualidades musicais mínimas e o comportamento violento da platéia, o hardcore não chegou a atingir o mainstream.
Em "American Hardcore: The History of American Punk Rock 1980-1986", Paul Rachman e Steven Blush documentam esse cenário musical que teve vida curta, entrevistando praticamente todo mundo que contribuiu para ele.
O filme da Sony Pictures Classics, que levou cerca de cinco anos para ser feito, possui um ar caseiro que reflete seu próprio tema.
Rachman e Blush evitam usar narradores. Em lugar disso, deixam que quase 100 entrevistados reflitam sobre o significado do cenário hardcore e falem em tom nostálgico sobre sua época áurea.
O documentário deve agradar principalmente aos aficionados do hardcore e, com certeza, terá vida mais longa em DVD que nos cinemas.
O filme começa em 1980 e termina seis anos depois, quando o cenário hardcore desapareceu. Os participantes mapeiam a história do movimento com precisão.
Henry Rollins, do Black Flag, e o filosófico Bad Brains são provavelmente os expoentes do hardcore mais conhecidos entre os entrevistados.
A maioria concorda que o hardcore surgiu como reação ao declínio do punk dos anos 1970. Quando Sid Vicious, dos Sex Pistols, começou a usar drogas como um roqueiro hippie, alguns punks se sentiram traídos -- e começaram a fazer música punk eles próprios. Socialmente falando, o hardcore foi uma reação contra o conservadorismo da era Ronald Reagan.
Blush e Rachman tratam o movimento hardcore com reverência. Os músicos lhes contam que acreditavam no que faziam e que não esperavam ter vida musical longa, nem ganhar muito dinheiro.
A questão da violência do público -- os fãs costumavam espancar uns aos outros nos shows --, da misoginia e do racismo é tratada no filme. Mas o amor que Blush e Rachman têm por seu tema faz com que sejam moderados demais em sua crítica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O único guitarrista fritador que Joe Bonamassa tem certeza que não é IA: "Faz de verdade"
O dia que Andre Matos se chateou com Gabriel Thomaz do Autoramas no camarim do Angra
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Ronnie James Dio sobre sua cantora preferida: "Ninguém chega perto!"
O truque dos sertanejos que ajudou o Pearl Jam e é desprezado pelo Metal brasileiro
O hit de Raul Seixas que mistura filosofia com vulgaridade que Zé Ramalho queria ter feito


A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
Músicos do The Clash, Sex Pistols e The Libertines unem forças em single antirracista
O guitarrista que recusou os Rolling Stones e trabalhou com os Sex Pistols
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
A opinião de John Lennon e Paul McCartney sobre os Sex Pistols
Membro original dos Sex Pistols esculacha o Oasis, e Liam Gallagher não deixa barato



