O revolucionário guitarrista considerado "mais punk que os Sex Pistols" por Jack White
Por André Garcia
Postado em 04 de julho de 2024
A ideia do que é ser punk surgiu em Nova Iorque em meados dos anos 70, tendo a seguir sido levada para a Inglaterra por Malcolm McLaren — o empresário que formou os Sex Pistols. A atitude rebelde encapsulada pelo punk já existia há muito tempo, entretanto.
Os próprios Ramones consideravam que Elvis Presley, John Lennon, Pete Townshend e Jim Morrison foram punks antes do punk. Similarmente, conforme publicado pela Far Out Magazine, Jack White disse considerar o revolucionário e transgressor Jimmy Page — guitarrista, líder e produtor do Led Zeppelin — mais punk que os Sex Pistols.
"A genialidade de Jimmy [Page] (que as pessoas sempre ignoram) era as coisas punk anti-establishment que ele fazia. Coisas como lançar discos sem nada escrito na capa. Pô, isso é ousado para caramba! Muito mais punk do que os Sex Pistols assinarem um contrato em frente ao Palácio de Buckingham."
Décadas separam a geração do Led Zeppelin e a do White Stripes, duas bandas que parecem pertencer a mundos diferentes. Os caminhos de Jimmy Page e Jack White (e The Edge também) se entrelaçaram em 2008 quando eles estrelaram o documentário It Might Get Loud — um verdadeiro intercâmbio musical entre três dos mais importantes capítulos da história do rock.
Uma curiosidade sobre os Sex Pistols e o Led Zeppelin (que li em alguma revista nos anos 90, mas que não consigo confirmar a veracidade na internet) é que em "Anarchy in the UK" o guitarrista Steve Jones superou o número de guitarras sobrepostas que Jimmy Page havia gravado anos antes em "Black Dog" — que foi tipo um recorda na época.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps