Pré-Clube dos 27: 10 astros do rock que morreram antes dos 27 anos
Por Igor Miranda
Postado em 26 de abril de 2017
O chamado "Clube dos 27" é temido dentro do rock. Muitos músicos importantes morreram aos 27 anos, como Jimi Hendrix, Kurt Cobain, Brian Jones, Janis Joplin, Jim Morrison e por aí vai.
Entretanto, há uma série de grandes músicos que faleceram antes de chegar aos 27 anos. Definitivamente, morreram cedo demais. Veja, abaixo, 10 estrelas do rock que se foram com idade abaixo dos 27:
Eddie Cochran (21 anos)
Um dos pioneiros do rock n' roll, Eddie Cochran morreu com apenas 21 anos, no dia 17 de abril de 1960, após sofrer um acidente de trânsito. O músico norte-americano estava na Inglaterra devido a uma breve turnê que fazia por lá.
Um dos pneus do táxi em que Eddie Cochran se encontrava acabou furando. O condutor perdeu o controle e bateu em um poste de iluminação. A compositora e namorada do músico, Sharon Sheeley, e o cantor Gene Vincent, estavam no automóvel e sobreviveram.
Sid Vicious (21 anos)
O icônico baixista dos Sex Pistols falecue com somente 21 anos, na madrugada de 2 de fevereiro de 1979. Ele sucumbiu devido a uma overdose de heroína.
Vicious havia sido preso pelo menos duas vezes nos meses anteriores à sua morte. Na primeira vez, ele foi detido após ser acusado de matar a namorada, Nancy Spungen. Já na segunda ocasiãoa, Sid parou atrás das grades após agredir Todd Smith, irmão de Patti Smith, com uma garrafa de cerveja. O baixista dos Sex Pistols estava se envolvendo com a namorada de Todd.
Buddy Holly (22 anos)
O dia em que Buddy Holly morreu é chamado de "o dia em que a música morreu". Não à toa: Buddy Holly, outro pioneiro do rock n' roll, havia imposto uma fórmula diferente com sua sonoridade, responsável por influenciar de Beatles a Rolling Stones, passando por Bob Dylan e outros nomes da década de 1960.
O músico, que integrou o The Crickets, faleceu em 3 de fevereiro de 1959, aos 22 anos, vítima de um acidente de avião. A aeronave que o transportava caiu em um milharal. Os cantores Ritchie Valens e J.P. Richardson, bem como o piloto, também morreram.
Ian Curtis (23 anos)
Ian Curtis, líder do icônico Joy Division, cometeu suicídio no dia 18 de maio de 1980, aos 23 anos. Ele se enforcou devido ao período complicado pelo qual passava, envolvendo o divórcio com sua esposa e um caso extraconjugal com uma jornalista. Além disso, o músico já era uma pessoa conturbada e problemática desde a adolescência.
Curtis enforcou-se com uma corda que sustentava o varal de roupas de sua casa. Ele ouvia o disco "The Idiot", de Iggy Pop, enquanto cometeu o ato.
Cliff Burton (24 anos)
Uma das perdas mais precoces do metal, Cliff Burton faleceu no dia 27 de setembro de 1986, aos 24 anos. O baixista do Metallica tinha apenas 24 anos.
Cliff se foi após um acidente com o ônibus de turnê do Metallica, que atravessava uma área de Ljungby, na Suécia. O músico dormia quando o veículo derrapou no gelo acumulado na pista. O baixista foi jogado para fora e esmagado pelo ônibus. Os demais passageiros sobreviveram.
Duane Allman (24 anos)
Um dos fundadores da Allman Brothers Band, Duane Allman faleceu no dia 29 de outubro de 1971, aos 24 anos. Ele morreu após sofrer um acidente de motocicleta. Sua Harley-Davidson colidiu com uma caminhonete, caiu em seu corpo e derrapou.
O guitarrista faleceu meses depois do sucesso de "At Fillmore East", que segue como o trabalho de maior êxito comercial da Allman Brothers Band. Uma pena que sequer tenha desfrutado devidamente do momento em questão.
Randy Rhoads (25 anos)
O guitarrista Randy Rhoads morreu no dia 19 de março de 1982, com apenas 25 anos de idade. Ele faleceu após um acidente de avião, em Leesburg, Flórida, nos Estados Unidos.
O motorista de ônibus da banda de Ozzy Osbourne, Andrew Aycock, conduziu um avião sem ter uma licença válida para voar. Primeiro, deu uma volta com o tecladista Don Airey e o empresário Jat Duncan. Depois, levou Randy Rhoads e a maquiadora Rachel Youngblood para um passeio.
Após voar baixo por um tempo - com o intuito de fazer uma brincadeira com o ônibus da turnê, a aeronave teve uma de suas asas atingidas pelo teto do veículo. O avião bateu em um pinheiro e caiu em uma garagem.
Tommy Bolin (25 anos)
Ex-integrante do Deep Purple, o guitarrista Tommy Bolin morreu no dia 4 de dezembro de 1976. Ele tinha 25 anos.
Notável por seus problemas prévios com drogas, Tommy Bolin sucumbiu devido au ma overdose de heroína e outras substâncias, incluindo álcool, cocaína e sedativos. Ele se foi antes mesmo de se tornar uma lenda - apesar de talentoso, nunca foi possível vê-lo em sua plenitude.
Paul Kossoff (25 anos)
Um dos mais importantes guitarristas do hard rock, Paul Kossoff morreu no dia 19 de março de 1976. O músico, que integrou o Free, tinha 25 anos de idade.
O fim do Free, em 1973, fez com que o vício em drogas por parte de Paul Kossoff se intensificasse. Debilitado, Kossoff sofreu uma embolia pulmonar enquanto voava de Los Angeles para Nova York. Um coágulo de sangue presente em sua perna se deslocou para seu pulmão.
Hillel Slovak (26 anos)
Outro talento que nunca foi visto em sua plenitude, o israelense Hillel Slovak envolveu-se com drogas logo no início do Red Hot Chili Peppers. E foi o vício que tirou a sua vida, quando ele tinha apenas 26 anos.
Slovak faleceu devido a uma overdose de heroína, no dia 25 de junho de 1988. Meses antes, ele havia abandonado as drogas, mas ligou para o irmão, James, um dia antes da morte, para dizer que voltaria a consumir heroína. James implorou para que Hillel não retomasse o hábito, mas não foi o bastante. No dia seguinte, o corpo do guitarrista foi encontrado em seu apartamento, em Los Angeles, Estados Unidos.
Comente: Lembra de algum outro rockstar que morreu antes dos 27 anos?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps