Detalhes sobre DVD do Paice, Ashton, Lord
Por Eliseu Baldo
Fonte: T2 Media
Postado em 08 de março de 2007
(Tradução do press-release)
O PAICE, ASHTON, LORD (ou PAL) emergiu do fim do DEEP PURPLE em 1976, o primeiro "supergrupo" em muitos no ano, e como muitos supergrupos anteriores, eles não duraram muito. Um grande álbum de estúdio e algumas filmagens exteriores, mais um punhado de concertos ao vivo. Este DVD é no entanto, uma adição importante para o catálogo da banda, incluindo sua única filmagem completa (para a TV britânica) e um documentário.
Em 1970, Tony Ashton (do ASHTON, GARDNER & DYKE) e Jon Lord (DEEP PURPLE) se encontraram pela primeira vez. Eles trabalharam juntos em vários projetos no decorrer dos anos, incluindo o "First Of The Big Bands", álbum em 1974 que na realidade é um protótipo do PAL.
Seis meses após o fim do Purple, em março de 1976, o PAL surgiu. De acordo com Tony Ashton: "Ian (Paice) e Jon (Lord) vieram com a idéia de formar uma banda. Eu estava numa de fazer comerciais e jingles para televisão, algo bastante lucrativo, mas eu estava mesmo era meio que num buraco sem fundo".
Ashton topou. O trio fez audição por músicos, o que Jon descreveu posteriormente: "se você quer saber como é o inferno na terra... não é que os músicos fossem ruins ou algo parecido, só que haviam muitos interessados".
Paul Martinez (STRETCH) tocou baixo, Bernie Marsden (então com BABE RUTH) guitarra. Jon Lord comentou: "estávamos procurando por outros guitarristas, mas queríamos manter o elemento Rock & Roll. Outro ponto forte a favor de Bernie é que ele sabia cantar".
A formação foi anunciada em 21 de agosto de 76, e em setembro, eles estavam em Munique gravando, incluindo backing vocals femininos, Howie Casey (do WINGS) e um naipe de metais que davam à banda uma sonoridade única. Ian Paice acha que fizeram um bom álbum: "PAL estava tentando fazer algo à frente de seu tempo, o tipo de coisa que o Level 42 faria posteriormente, um cruzamento entre Jazz e Rock".
Após as gravações, foi construído um grande palco em Pinewood, sob a responsabilidade da equipe que fez os cenários para o filme "O espião que me amava" (007). "Investimos cem mil libras na banda. Com esse compromisso financeiro e profissional, não há como não darmos nosso melhor para fazer do PAL um sucesso", disse Jon a um repórter. O álbum saiu em março de 1977. "Uma dessas raras combinações de músicos que pegam fogo e se tornam em algo realmente excitante", descreveu uma resenha da época.
O grupo fez sua primeira apresentação num show de TV "Sight & Sound in Concert" num sábado, 19 de março. Uma semana depois eles abriram sua turnê em Birmingham. Musicalmente a banda era uma força a ser considerada, fazendo um Rhythm & Blues feroz recheado com Rock, com um grande duelo no teclado. Entretanto, Tony não estava confortável a frente de uma banda deste porte. Eles começaram um segundo álbum mas, como Tony comentou: "O ímpeto se foi e nunca terminamos o disco".
No início de 1978, tudo estava acabado. Bernie Marsden se juntou ao WHITESNAKE em fevereiro. Tony Ashton retomou seu trabalho como produtor. Paice, Lord e Martinez foram tocar com Maggie Bell, e mais tarde Lord e Paice também iriam para o WHITESNAKE.
O PAL foi sem dúvida um projeto superambicioso. Ian Paice olha pra trás sem arrependimento: "Pal foi uma brava experiência! Foi concebido em torno de Tony Ashton e sua habilidade de conquistar o público, mas ele não se sentiu à vontade com grandes platéias. Foi uma experiência que custou uma fortuna pra mim e Jon, mas estou contente com o que fizemos".
O DVD conta com as seguintes faixas:
Sight & Sound In Concert: Ghost Story / On The Road Again / Silas And Jerome / Arabella / The Ballad Of Mr. Giver / I’m Gonna Stop Drinkin’ / Steamroller Blues / Malice In Wonderland / Remember The Good Times / Sneaky Private Lee.
Como extras, um documentário, incluido filmagens das audições, cenas de bastidores, ensaios e registros ao vivo de uma turnê pela Inglaterra. Clique aqui para ver algumas imagens do DVD.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps