O que levou a Legião Urbana a expulsar o baixista Renato Rocha em 1989?
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de abril de 2022
Uma das histórias mais polêmicas que envolve a Legião Urbana é o motivo pelo qual a banda tomou a decisão de expulsar o baixista Renato Rocha. O músico ajudou a compor clássicos como "Daniel na Cova dos Leões" e "Quase Sem Querer", mas surpreendentemente foi convidado a se retirar do grupo devido a uma série de fatores.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em um vídeo publicado em seu canal, Júlio Ettore procurou reunir informações sobre a história para compreender os vários motivos que levaram a Legião Urbana a demitir Renato Rocha em 1989. "Ele está no centro de uma das maiores polêmicas da história da Legião Urbana. Por que o Renato Rocha saiu da banda? Ele foi injustiçado?", se pergunta.
No vídeo, Ettore traz um trecho de uma entrevista realizada no ano de 2000 em que Renato Rocha conta como entrou na Legião. "Foi o Dado Villa-Lobos quem me convidou. Estávamos em uma festa, aí depois fizeram um teste comigo. Eles falaram que queriam que eu tocasse na banda. Eu falei que topava fazer alguma coisa, mas eu queria fazer o arranjo que eu quisesse", explicou.
Em outro trecho, o youtuber transcreve um trecho do livro "Discobiografia Legionária", de Chris Fuscaldo, em que detalhes sobre as divergências entre Renato Rocha e os outros integrantes são revelados.
"Há vários relatos não só de membros da banda de que havia problemas de comportamento e divergências entre o Renato Rocha e os outros integrantes. Renato Russo já estava pegando no pé do Negrete, porque ele tocava baixo também e queria que o cara tocasse do jeito que ele gostava. Ele acabava se recolhendo muito".
Outro livro que aparece no vídeo é "Renato Russo – O Trovador Solitário", de Arthur Dapieve. Nele, o autor explica que seu "desalinhamento artístico" também foi motivador da demissão.
"O Renato Russo cobrava que ele se envolvesse mais no processo de composição e arranjo, mas o Negrete era visceralmente punk, pegava a corda Mi e ia embora. Sempre curtia músicas mais pesadas. Durante o disco ‘As Quatro Estações’, seu desalinhamento artístico com a banda chegou a um beco sem saída. O Negrete morava em um sítio em Mendes, no estado do Rio de Janeiro, e ou chegava atrasado ou faltava às gravações. Ele pressionava por uma turnê em Portugal, exigia adiantamentos para comprar novos carros e motos. Chegou a ter oito delas. O desgaste chegou a um ponto insuportável. ‘Você tá fora’, comunicou Renato na porta do elevador da EMI".
Por fim, na autobiografia de Dado Villa-Lobos, chamada "Memórias de um Legionário", o guitarrista diz que outro motivo foi que Renato Rocha se mudou para uma cidade distante do Rio e isso dificultava os ensaios.
"Por conta dessa distância entre Mendes e o Rio de Janeiro, ele começou a não aparecer mais. Ele não aparecia nesse processo primordial que era o de compor as músicas. E ainda vinha com um papo de que levaria as fitas com os esboços das canções para criar as linhas de baixo na sua casa, o que era uma desculpa para não frequentar o estúdio. Nós estávamos ali todo dia e precisávamos da contribuição dele. Essa cena aconteceu várias vezes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Moyses Kolesne, do Krisiun, celebra permanência do Internacional na primeira divisão
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush


As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
Corda arrebentada deu origem à canção da Legião Urbana que arrebentou nas paradas
O inesperado esporte que Dado Villa-Lobos foi campeão na França e o fez perder dente


