Metallica: a magia dos festivais 21 anos depois
Por Cleyton Lutz
Postado em 12 de fevereiro de 2009
Em 2009 o METALLICA terá uma agenda lotada. Serão 46 shows na Europa em pouco mais de cinco meses – a turnê começa no dia 25 de fevereiro em Nottingham, Inglaterra, e vai até 2 de agosto em Stevenage, no mesmo país. Entre as aparições da banda, seis vão ocorrer no festival Sonisphere – evento que ocorre entre os meses de junho e agosto deste ano percorrendo Holanda, Alemanha, Espanha, Suécia, Finlândia e Inglaterra.
Como era de se esperar, o METALLICA é a principal atração do festival que conta ainda com SLIPKNOT e LINKIN PARK. Há 21 anos atrás a banda também caiu na estrada para a edição americana do "Monsters of Rock". Foram mais de 30 shows que duravam cerca de 10 horas – tempo dividido entre todas as bandas, obviamente. Ao lado da banda, então em ascensão, nomes já consagrados como VAN HALEN e SCORPIONS
O frontman do METALLICA James Hetfield guarda excelentes recordações do período. "Nós fizemos o ‘Monsters of Rock’ nos Estados Unidos com Van Halen, Scorpions e outros e foi muito divertido, você começa a conhecer as bandas, está morando, ficando nos mesmos hotéis", comenta Hetfield, em entrevista por telefone à agência de notícias Reuters.
Ele destaca que excursões em conjunto são bem diferentes de turnês tradicionais – este ano o METALLICA alternará as duas experiências em festivais e apresentações isoladas. "Quando as mesmas bandas entram no circuito de turnês juntas, você começa a vê-las mais de uma vez. Isso contribui para com a atmosfera e as vibrações", afirma o frontman, que completa dizendo que o "Monsters of Rock" foi "um dos períodos mais divertidos que eu já vivi".
A aventura ‘metálica’ no Sonisphere começa em Nijmegen, Holland, no dia 20 de junho e encerra no dia 2 de agosto em Knebworth, Stevenage, Inglaterra. Diferentemente do que ocorreu há 21 anos atrás, dessa vez o festival acontece na Europa e não nos Estados Unidos, como foi o "Monsters of Rock". Hetfield opinou sobre as diferenças de atitude entre europeus e americanos com relação aos festivais.
"Uma (razão) óbvia é a economia agora", afirma. "Eu também acho que na Europa e no Reino Unido muitos festivais são um direito de passagem para a adolescência e parte do crescimento". Trata-se de uma importante experiência de vida. "Os pais se despedem quando seus filhos ou filhas vão aos festivais, onde os jovens podem tentar beber bastante pela primeira vez e estar em contato com coisas do tipo. Os americanos são um pouco mais cauteloso com relação a isso".
Hall da Fama
Outro tema da entrevista foi à indicação do METALLICA ao Hall da Fama do rock’n’roll. "Nós fomos nomeados e ainda estamos vivos", exclama ele. Hetfield – que na entrevista coletiva do evento havia dito que optaria pelo MOTORHEAD se pudesse escolher alguém para o Hall da Fama – tornou a citar bandas clássicas que serviram de influência e que ainda não receberam a honra.
"É irônico que uma banda que foi inspirada por todas aquelas outras chegou lá antes delas. Nós vamos lá para detonar e pedir por algumas bandas pesadas que não foram reconhecidas como Rush e Kiss", discursa.
Guitar Hero
O último assunto da entrevista dada a Reuters foi o jogo "Guitar Hero", disponível para vários tipos de videogames e que será lançado nos próximos meses. Hetfield explica que aprova tudo relacionado à música que possa influenciar positivamente a vida das pessoas, baseado em seu próprio exemplo de vida. "A música salvou minha vida quando eu era criança", afirma o frontman. "Ele (‘Guitar Hero’) é um novo meio para se buscar a música", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Qual a mensagem central da expressão "Master of Puppets", megahit do Metallica de 1986
Carlos Santana diz que perdoou homem que abusou dele quando era criança


Wolfgang Van Halen relembra como foi abrir shows do Metallica; "Muito louco"
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
O artista que serviu de ponte entre o punk e o heavy metal, segundo Kirk Hammett
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
James Hetfield lista as músicas do Metallica que ele mais curte tocar ao vivo
A capa de álbum de Metal oitentista criada na base da gambiarra e da preguiça



