Cantando em Inglês: nova geração da música ganha destaque
Por Laís Maciel
Fonte: VMH Produção e Assessoria
Postado em 10 de outubro de 2009
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Artistas que começaram no mercado independente como MALLU MAGALHÃES, BLACK DRAWING CHALKS e RIVERDIES começam a conquistar seu espaço mesmo cantando em outro idioma
Rio de Janeiro - O que antes era visto como um preconceito, hoje começa a se tornar a realidade. Diversos artistas brasileiros da nova geração preferem o inglês na hora de compor suas músicas. Essa mudança pode ser comprovada no VMB (Vídeo Music Brasil), premiação realizada pela MTV brasileira que elege os principais nomes da música em diversas áreas. Este ano, várias categorias como Artista do Ano, Aposta MTV, Melhor Videoclipe e Revelação tiveram indicações de músicos com canções em inglês.
Cantar em outro idioma é uma realidade que atinge artistas brasileiros há algum tempo, desde CARMEN MIRANDA, precursora do tropicalismo e que teve sua carreira dividida em Brasil e Estados Unidos, ATÉ TOM JOBIM, com a universal Garota de Ipanema, música que já foi cantada por grandes nomes como FRANK SINATRA e MADONNA. Depois foi a vez do rock ganhar o mundo, SEPULTURA e ANGRA foram um dos primeiros a entrar nesse ramo, porém por meio de um processo inverso, atingiram um sucesso maior no exterior para depois ficarem mais conhecidos no Brasil. O mesmo fenômeno aconteceu com o Cansei de Ser Sexy que faz shows no mundo inteiro, mas não é tão conhecido no país de origem.
Atualmente, a nova geração de músicos também pretende entrar nessa lista, a diferença é que antes de cair no mundo, eles querem conquistar o Brasil. MALLU MAGALHÃES e as bandas BLACK DRAWING CHALKS, HOLGER e MICKEY GANG cantam em inglês e foram todos indicados a prêmios no VMB. A maioria partiu do mercado independente e começou a divulgar seu som através de vídeos no YouTube e perfis no My Space. O produtor musical do VMH Estúdio, EDEN, acredita que as bandas, dos anos oitenta para cá, tiveram um reconhecimento maior no exterior, para depois chegarem ao Brasil. Hoje o processo é diferente: "Os músicos gravam em inglês aqui e se lançam em meios alterantivos para fazer sucesso no próprio país. Além disso, o Inglês é incontestavelmente a língua oficial do comércio mundial, não vejo objeção no artista se aproveitar desse fato para expandir seu público mundo afora".
Outra banda que se prepara para entrar nesse mercado são os cariocas do RIVERDIES. Os músicos compõem naturalmente suas letras em inglês, pois já se sentem familiarizados com a sonoridade do idioma, além de terem sido influenciados por bandas internacionais como PEARL JAM, SILVERCHAIR e STONE TEMPLE PILOTS. A escolha de outra língua ajudou o grupo a conseguir convites para tocar em festivais na Europa e Estados Unidos, mas mesmo assim, eles não deixam de fazer seus shows no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O apelido irônico que Cazuza recebeu após constante ajuda de Djavan na vida noturna
Fama de chato de Udo Dirkschneider se justifica? Brasileiro que toca na banda esclarece
O músico que, para John Lennon, começou tudo o que conhecemos; "Antes dele não havia nada"


George Harrison era "o cara mais infeliz do mundo", diz Jay Jay French
Lars Ulrich: As mulheres da vida do baterista
Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask", do Slayer
Kiko Loureiro, do Angra, relembra o tempo de Dominó
Ramones - Perguntas e respostas e curiosidades
Metal Moderno: 5 bandas aptas a se tornarem clássicas



