Kid Vinil: roubaram minha música; os plágios na música pop
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 31 de julho de 2010
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre plágio na música. Confira abaixo alguns trechos da matéria.
O assunto plágio voltou às manchetes recentemente com a acusação do cantor folk norte-americano Jake Holmes de que Jimmy Page roubou sua música "Dazed and Confused". O mais engraçado é que desde 1968 Jimmy Page já tocava essa música. Ela foi gravada ao vivo no LP Live Yardbirds, com o titulo de "I’m Confused", em março de 1968. Um ano depois, ela aparecia no primeiro álbum do Led Zeppelin como "Dazed And Confused", com autoria de Jimmy Page. E daí a pergunta: por que somente agora Jack Holmes resolveu processar Jimmy Page?
De "Stairway To Heaven" a "Babe I’m Gonna Leave You" o Led Zeppelin já se apoderou de uma série de riffs em suas canções. Isso até gera uma discussão sobre certas limitações na música pop, pois dentro de doze notas e ritmos mais simples, por exemplo, esse é o DNA mais compartilhado do que qualquer outra forma de arte.
Existem exemplos clássicos como "Blowin In The Wind", de Bob Dylan, que foi plágio de uma canção tradicional de folk chamada "No More Auction Block". Os Beatles em "Here, There And Everywhere" usaram referências da música "God Only Knows", do álbum Pet Sounds, dos Beach Boys. Paul McCartney sempre declarou que os Beach Boys eram uma referência para algumas de suas composições naquela época. David Bowie fez a música "Fame" baseada na canção doo wop "Footstompin´". Em 1963, o sucesso "Louie Louie", com a banda Kingsmen, inspirou o grupo The Troggs na música "Wild Thing" e também os compositores Phil Meddley e Bert Russel, que fizeram "Twist and Shout", cuja regravação dos Beatles, em 1963, foi o maior sucesso.
Confira a matéria na íntegra no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps