Jonathan Faganello: Heavy metal no Rio Harp Festival
Por Vivian Guilherme
Fonte: Grupo Auê
Postado em 24 de abril de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O harpista Jonathan Faganello viaja para o Rio de Janeiro no mês que vem para participar do VI Rio Harp Festival. O evento conta com a participação de músicos de todo o mundo e este ano presta homenagem aos italianos.
O Rio Harp Festival é a maior série de concertos de harpa no Brasil e uma derivação do projeto Música no Museu, que realiza diversos concertos no outono. O evento ganhou importância internacional e é considerado um dos maiores festivais de harpa do mundo.
Os concertos são diários e inteiramente gratuitos e acontecem do dia 1° a 31 de maio em diversos cartões-postais da cidade. No total, são 17 países representados e 20 harpistas estrangeiros, além dos mais importantes nomes brasileiros, entre eles Jonathan Faganello.
Faganello se apresenta nos dias 10 e 11 no Arquivo Nacional e no Centro Cultural Banco do Brasil, respectivamente. É o segundo ano consecutivo em que o músico participa do evento e, na bagagem, além da harpa leva um repertório cheio de clássicos do rock.
"Para atender ao público que prestigiou o evento no ano passado e que fez alguns pedidos, preparei um repertório mais ousado com algumas músicas diferentes das que costumo tocar. Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath estão entre elas, contudo AC/DC vai ficar para a próxima devido a algumas deficiências no instrumento que me impedem de tocar", expõe.
Apesar da rotina diária cheia de atividades com a faculdade e o trabalho, o músico tem se dedicado bastante ao estudo do instrumento, porém revela que ainda não é o suficiente e que sente falta de tocar durante um período maior. "O correto seria estudar pelo menos durante quatro horas por dia, mas tenho outros compromissos e isso dificulta o processo".
Faganelo acrescenta que quando vai para o Rio de Janeiro participar do Harp Festival sente uma sensação única e que é quase indescritível. "Parece que voltei para o meu planeta, pois aqui na cidade sou um dos únicos que toca e quando chego ao Rio, existe uma porção de harpistas. Isso é muito bacana!", dispara.
O músico está finalizando um CD com oito canções de Heavy Metal, todas instrumentais, e pretende levar na viagem para o deleite dos fãs. Faganelo diz que o projeto é uma forma de presentear as pessoas que admiram o seu trabalho e querem ter uma lembrança de sua habilidade musical.
O harpista, que é o mais visto do canal do YouTube, recentemente foi convidado para compor a trilha sonora do filme "Coração Imaculado: A vida e a obra de Bárbara Maix", do padre e cineasta Antonio Bogaz. Das dezesseis músicas que integram a obra, onze foram compostas por Faganelo.
Há alguns dias entrou no ar o site www.jonathanfaganello.com.br onde é possível encontrar fotos, vídeos e demais assuntos relacionados ao artista, que ainda está à frente de mais dois projetos paralelos, o Burning Symphony e o Celtic Charm´s onde executa clássicos do Rock e Heavy Metal com instrumentos eruditos e canções tradicionais celtas arranjadas para voz e harpa, respectivamente.
Jonathan Faganelo, o harpista rio-clarense de maior expressividade, se apresenta no VI Rio Harp Festival nos dias 10 e 11 de maio. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através dos telefones (19) 9676-3144 ou (21) 2253-8645.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Como foi o histórico reencontro de Kiko Loureiro com Luis Mariutti após 25 anos
A lendária banda de thrash metal que parecia com o Slayer, segundo Kerry King
O apelido maldoso que Humberto Gessinger ganhou por ser loiro de cabelos grandes
Bon Jovi: as fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008
Notas altas: as dez mais impressionantes do Heavy Metal
O dia que Raul Seixas venceu Pelé e Xuxa e isso o inspirou a criar seu último grande sucesso
Raul Seixas: Em carta psicografada, o alerta sobre a Sociedade Alternativa e as drogas?
Top 10: dez roqueiros que se foram aos 27 anos de idade



