Jonathan Faganello: Heavy metal no Rio Harp Festival
Por Vivian Guilherme
Fonte: Grupo Auê
Postado em 24 de abril de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O harpista Jonathan Faganello viaja para o Rio de Janeiro no mês que vem para participar do VI Rio Harp Festival. O evento conta com a participação de músicos de todo o mundo e este ano presta homenagem aos italianos.
O Rio Harp Festival é a maior série de concertos de harpa no Brasil e uma derivação do projeto Música no Museu, que realiza diversos concertos no outono. O evento ganhou importância internacional e é considerado um dos maiores festivais de harpa do mundo.
Os concertos são diários e inteiramente gratuitos e acontecem do dia 1° a 31 de maio em diversos cartões-postais da cidade. No total, são 17 países representados e 20 harpistas estrangeiros, além dos mais importantes nomes brasileiros, entre eles Jonathan Faganello.
Faganello se apresenta nos dias 10 e 11 no Arquivo Nacional e no Centro Cultural Banco do Brasil, respectivamente. É o segundo ano consecutivo em que o músico participa do evento e, na bagagem, além da harpa leva um repertório cheio de clássicos do rock.
"Para atender ao público que prestigiou o evento no ano passado e que fez alguns pedidos, preparei um repertório mais ousado com algumas músicas diferentes das que costumo tocar. Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath estão entre elas, contudo AC/DC vai ficar para a próxima devido a algumas deficiências no instrumento que me impedem de tocar", expõe.
Apesar da rotina diária cheia de atividades com a faculdade e o trabalho, o músico tem se dedicado bastante ao estudo do instrumento, porém revela que ainda não é o suficiente e que sente falta de tocar durante um período maior. "O correto seria estudar pelo menos durante quatro horas por dia, mas tenho outros compromissos e isso dificulta o processo".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Faganelo acrescenta que quando vai para o Rio de Janeiro participar do Harp Festival sente uma sensação única e que é quase indescritível. "Parece que voltei para o meu planeta, pois aqui na cidade sou um dos únicos que toca e quando chego ao Rio, existe uma porção de harpistas. Isso é muito bacana!", dispara.
O músico está finalizando um CD com oito canções de Heavy Metal, todas instrumentais, e pretende levar na viagem para o deleite dos fãs. Faganelo diz que o projeto é uma forma de presentear as pessoas que admiram o seu trabalho e querem ter uma lembrança de sua habilidade musical.
O harpista, que é o mais visto do canal do YouTube, recentemente foi convidado para compor a trilha sonora do filme "Coração Imaculado: A vida e a obra de Bárbara Maix", do padre e cineasta Antonio Bogaz. Das dezesseis músicas que integram a obra, onze foram compostas por Faganelo.
Há alguns dias entrou no ar o site www.jonathanfaganello.com.br onde é possível encontrar fotos, vídeos e demais assuntos relacionados ao artista, que ainda está à frente de mais dois projetos paralelos, o Burning Symphony e o Celtic Charm´s onde executa clássicos do Rock e Heavy Metal com instrumentos eruditos e canções tradicionais celtas arranjadas para voz e harpa, respectivamente.
Jonathan Faganelo, o harpista rio-clarense de maior expressividade, se apresenta no VI Rio Harp Festival nos dias 10 e 11 de maio. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através dos telefones (19) 9676-3144 ou (21) 2253-8645.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
Produtor Eddie Kramer lembra como foi trabalhar na primeira demo do Kiss
11 supergrupos prog de qualidade que muita gente certamente nunca ouviu falar
Paul McCartney não entende influenciadores: "Pessoas sem talento que são muito famosas"
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu
O hit do Scorpions sobre prostituta travesti que contribuiu para Uli Jon Roth deixar banda
O hit da Legião Urbana com forte influência do rap e que traz manifesto político dos anos 80
A resposta de Lobão após João Gordo o questionar sobre apoio a Jair Bolsonaro
David Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleão
Jack Bruce: "Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!"
O clássico do Rock Brasileiro com erro gramatical que foi parar em curso pré-vestibular
A balada romântica que foi escrita às 5 da manhã, fez sucesso e virou trilha de novela
A música "criada do nada" que se tornou uma das baladas mais tocantes dos anos 90

